A melhor forma de alcançar os Requisitos essenciais de um PMO de sucesso é evoluindo de forma gradual a capacidade da organização de gerenciar projetos demonstrando o valor das mudanças implantadas em cada fase.
Abaixo algumas das abordagens que adotamos nas nossas implantações de PMO:
- Projeto Piloto: escolher de um a três projetos, ou até um programa para usar como piloto para adotar uma metodologia de gerenciamento de projetos é uma forma muito efetiva de demonstrar o valor que um PMO pode agregar na organização;
- Modelo de Maturidade: fazer um diagnóstico da situação atual para gerar um plano de ação de modo a evoluir a maturidade por fases com entregas muito bem definidas conforme a necessidade da empresa.
- Fase 1: PMO – versão padronizada;
- Fase 2: PMO – versão melhoria contínua.
Podem ser adotadas as duas abordagens de forma complementar.
Para organizações em estágios iniciais de gerenciamento de projetos, pode-se adotar com algumas variações as seguintes fases e as seguintes entregas para a implantação de um Escritório de Projetos:
Referências bibliográficas
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMI - Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. The Standard for Portfolio Management, 4th Edition, Project Management Institute Inc., 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Organizational Project Management Maturity Model (OPM3), 3rd Edition, Project Management Institute Inc., Newtown Square, 2013.
KERZNER, H. Using the Project Management Maturity Model: Strategic Planning for Project Management, 3rd Edition, Wiley, 2019.
http://escritoriodeprojetos.com.br/escritorio-de-projetos
ISO, ISO 21500. http://www.iso.org/iso/catalogue_detail?csnumber=50003
Pinto, A., et al. “The PMO Maturity Cube, a Project Management Office Maturity Model”, PMI Research and Education Conference 2010 Proceedings, Washington D.C., USA.