Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Partes interessadas

Partes interessadas é um dos nossos  por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O é feito por você e para você. Você pode:

  • Conhecer abaixo todo o conteúdo sobre Partes interessadas;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no forum exclusivo sobre partes interessadas;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • Identificar as partes interessadas

    Identificar as partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.

    Esse talvez seja o processo mais crítico do

    ...
  • Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.
    As expectativas dos stakeholders devem ser constantemente gerenciadas, pois:

    • As expectativas mudam ao
    ...
  • Gerenciamento das partes interessadas

    Gerenciamento das partes interessadas

    O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento do Guia PMBOK@ responsável por identificar as partes interessadas, priorizá-las e desenvolver estratégias para quebrar suas resistências e aumentar seu engajamento. Além de executar essas estratégias e monitorar as partes interessadas de modo a garantir seu engajamento em todo o

    ...
  • Plano de engajamento das partes interessadas

    Plano de engajamento  das partes interessadas

     

    O plano de engajamento das partes interessadas tem como objetivo principal definir as estratégias para aumentar o apoio, reduzir as resistências e minimizar os impactos negativos das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

    Inclui elementos como:

    • Principais partes interessadas que podem
    ...
  • Registro e plano de gerenciamento das partes interessadas.xlsx

    Registro e Plano de gerenciamento das partes interessadas

    Saída do Processo 13.2 Planejar o gerenciamento das partes interessadas.

    Documento estratégico para a gestão do projeto e deve ser de conhecimento do GP e pessoas de sua confiança.

  • Registro das partes interessadas.xlsx

    Registro das partes interessadas versão com 2 variáveis para definir a importância da parte interessada. (Importância = Poder na empresa x Interesse no projeto) onde:

    • Poder: Nível de autoridade / Posição hierárquica ou de carisma ou liderança pessoal;
    • Interesse: Nível de preocupação em relação aos resultados do
    ...
  • Registro das partes interessadas vFornecedores

  • Registro das partes interessadas v4 variaveis.xlsx

    Versão do Registro das partes interessadas com 4 variáveis para definir a importância da parte interessada.

    Importância: Poder x Interesse x Influência x Impacto.

    • Poder: Nível de autoridade; Posição hierárquica ou de carisma ou liderança pessoal.
    • Interesse: Nível de preocupação em relação aos resultados do
    ...
  • Plano de gerenciamento das partes interessadas.docx

    Gerenciar as partes interessadas do projeto requer um plano de gerenciamento das partes interessadas desenvolvido e aprovado durante a fase inicial do projeto englobando os processos necessários para assegurar que as partes interessadas sejam identificadas, engajadas e atendidas de acordo com os objetivos do projeto.

  • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK sexta edição

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e todos os seus processos definidos no Guia

    ...
  • RISCOS !? QUE RISCOS ????

    Dies irae, dies

    ...
  • Partes interessadas

    Partes interessadas

    Quem são as Partes interessadas? (Stakeholders)

    As partes interessadas (também conhecidas pelo termo inglês, stakeholders) são os indivíduos e as organizações ativamente envolvidos no projeto, ou seja, quem interessa no seu projeto.

    O projeto irá atender necessidades das partes interessadas e elas são responsáveis por atender

    ...
  • Livro Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos

    Livro Gerenciamento das Partes Interessadas

    Amigos,

    Com muita alegria que lancei meu segundo livro Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos no dia 23/11/2017. Segue link para adquiri-lo na Amazon.

     

  • Registro das partes interessadas

    Registro das partes interessadas

    O registro das partes interessadas contém todos os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:

    • Informações de identificação:
      • nome,
      • posição na organização,
      • local,
      • papel no projeto,
      • informações de contato
    • Informações de
    ...
  • Planejar o engajamento das partes interessadas

    Planejar o engajamento das partes interessadas

    Planejar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.

     

    Tabela Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 13.2 Planejar o engajamento das partes interessadas (Guia

    ...
  • Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências e aumentando o suporte ao projeto.

    O principal benefício desse processo é a manutenção ou aumento da eficiência e eficácia das atividades de

    ...
  • Saidas de partes interessadas

    Saidas exclusivas das áreas de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento das partes interessadas do projeto.

  • Ferramentas de comunicação

    Ferramentas exclusivas das áreas de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento das comunicações do projeto &

    Guia de Gerenciamento de Projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK® Quinta Edição.

    Com o guia,

    ...
  • Análise de requisitos da comunicação

    A análise de requisitos da comunicação determina os requisitos de informações das partes interessadas combinando o tipo e o formato das informações necessárias com uma análise do valor dessas informações.
    Um indicador usado para avaliar a complexidade das comunicações do projeto é o número de canais ou caminhos de comunicação em

    ...
  • Habilidades interpessoais

    Habilidades interpessoais

    As habilidades interpessoais são fundamentais para o GP gerenciar sua equipe e gerenciar as expectativas das partes interessadas.

    Abaixo algumas das habilidades interpessoais mais usadas pelo GP:

    • Liderança;
    • Desenvolvimento da equipe;
    • Motivação;
    • A importância de saber ouvir e de definir requisitos mínimos

      Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava cinco meses atrasado.

      Era a primeira implantação no Brasil do Sistema de Crédito da empresa que me contratou, e a primeira grande implantação na baixa plataforma no Banco.

      Depois de onze meses de

      ...
    • Suporte da alta administração

      Quando trabalhava no Martins, meu primeiro grande projeto foi a implantação de um fluxo de requisição de compras de bens e serviços. Antes de mim, dois outros gerentes de projeto, já haviam falhado na implantação do mesmo.

      Basicamente, iriamos mudar a alçada dos diretores

      ...
    • Saiba mais sobre gerenciamento das comunicações

      Gerenciamento das comunicações

      Guia de Gerenciamento de Projetos

      ...
    • O trabalho em grupo

      O trabalho em grupo

      Cada vez mais as atividades estão interligadas, as soluções estão mais complexas pelo número de componentes e pessoas que se conectam numa atividade ou trabalho. O trabalho em

      ...
    • Guia de Gerenciamento de Projetos

      Guia de gerenciamentode projetos

      O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia

      ...
    • Mundo cão

      Peço desculpas de forma antecipada pelo tom de tristeza e pessimismo que inicio. É que acabo de perder dois amigos por o motivo mais insano possível. Eles eram pessoas do bem que lutavam por um mundo melhor. E quero fazer aqui minha homenagem a eles (Fábio Rubim e Miriam Baida).

      Nesse momento de dor, convido você para refletirmos e

      ...
    • Gerenciando a expectativa do cliente

      Olá amigos do Escritório de Projetos! Com muita satisfação apresento um tema importantíssimo para qualquer profissional independentemente de sua área de atuação : o gerenciamento da expectativa do cliente.

      Vejam, a seguir, uma estrutura geral deste artigo.

      Estrutura deste artigo:

      1) Introdução.
      2)

      ...
    • Riscos de baixa probabilidade também acontecem

      Nelson Richter, PMP
      Silvio Cesar S. Silva, PMP

       

      1. Introdução

      O gerente do projeto é severamente cobrado caso um risco com impacto entre médio e alto ocorra em um projeto de sua gestão, mesmo com toda a documentação apontando que houve a análise prévia e a decisão em conjunto de

      ...
    • PMI disponibiliza Guia de Práticas para Gerenciamento de Mudança nas Organizações.

      Atualmente este guia está disponível gratuitamente para download, apenas por um período de tempo limitado.

       

      http://www.pmi.org/Knowledge-Center/Change-Management.aspx#!

    • Gestão do Conhecimento ou da Informação?

      Resumo: Hoje, áreas como: educação, corporações - leia-se aqui iniciativa privada - e governos procuram de maneira obsessiva, fazer de forma competente e diferenciada o correto gerenciamento da vasta quantidade de conhecimento e informação que circula

      ...
    • Projetos, Infraestrutura e Copa do Mundo.

      A nossa falta de capacidade em entregar a infraestrutura adequada para sediar a Copa do Mundo deixa evidente, sobretudo um apagão de mão de obra especializada que tornou publica nossas mazelas perante o mundo todo.

      Eventos esportivos da magnitude da Copa do Mundo costumam trazer grandes benefícios para os países que se propõem a

      ...
    • BSC - Balanced Scorecard em um projeto

      BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.

      O método consiste em determinar de modo balanceado

      ...
    • Importância da comunicação em projetos

      Já dizia Chacrinha, "Quem não se comunica, se trumbica".

      A Comunicação garante que as pessoas certas obtenham as informações certas na hora certa.

    • Fatores Críticos de Sucesso em Projetos WEB

      O sucesso em projetos WEB não difere em nada do sucesso

      ...
    • Como superar a crise com a Reestruturação Organizacional

      Em um ambiente corporativo, cada vez mais desafiador. Temos de nos preparar cada vez mais para transpor os obstáculos técnicos, econômicos e políticos a nós apresentado.

      A todo instante surgem fatos novos e desafios diferentes. O domínio de práticas modernas de Gestão que permitem alcançar ou - por que não - superar os resultados

      ...
    • Registro das mudanças

      Registro das mudancas

      Registro das mudanças, ou Log das solicitações das mudanças, é o documento que registra cada mudança solicitada no decorrer do projeto e controla seu status.
      O Log das solicitações das mudanças é um dos documentos mais importantes do projeto, pois, documenta todas as

      ...
    • Habilidades de gerenciamento

      Algumas das habilidades de gerenciamento:

      • Liderar (1 + 1 = 3): a soma do trabalho em equipe deve ser maior que a soma dos trabalhos feitos de forma individual;
      • Habilidades de apresentação;
      • Negociação;
      • Habilidades
      ...
    • Análise de partes interessadas

      A análise de partes interessadas é uma técnica de coleta e análise sistemática de informações qualitativas e quantitativas para determinar interesses a serem considerados.
      Ela identifica interesses, expectativas e influência das partes interessadas e determina seu relacionamento....

    • Partes interessadas

      Veja nessa categoria todos os artigos da categoria Partes interessadas.

      Partes interessadas é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das ...

Saiba mais Gestão das partes interessadas

Bibliografia recomendada

MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed.; 2017.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed.; 2017.
PMI. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, 2017.

Fundamentos das partes interessadas

Processos Gerenciamento das partes interessadas

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas para gerenciar as partes interessadas

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre gerenciamento das partes interessadas

Grupos de interesse em projetos

 

Login