As premissas são fatores considerados verdadeiros sem prova para fins de planejamento. Se elas não forem cumpridas, o seu planejamento será impactado.
As restrições são limitações impostas a equipe do projeto que podem afetar o desempenho da equipe no projeto e não podem ser violadas, portanto, devem ser respeitadas e devidamente analisadas e tratadas.
A análise de premissas avalia a probabilidade de cada premissa não ser verdadeira (não ser cumprida) e os impactos relacionados ao seu não cumprimento.
Muitas premissas usadas estão relacionadas com fatores externos (fora do seu controle) e por esse motivo é fundamental analisá-las e verificar os riscos relacionados ao seu não cumprimento.
Um exemplo muito comum no desenvolvimento de sistemas, é a premissa da disponibilidade tempo integral do homologador do sistema no período de homologação.
Uma forma de tratar quando você é uma empresa fornecedora é incluir uma multa (reembolso adicional) no contrato caso o homologador não esteja presente no tempo previsto.
Se for equipe interna, pode se aceitar-se o risco e incluir uma reserva de contingência geral para esse e outros riscos.
A análise das restrições avalia como essas limitações podem impactar o projeto.
Se você já sabe que não pode cumprir uma restrição, considere cancelar ou reavaliar o projeto.
Alguns exemplos de restrições comuns nos projetos:
- Orçamento previamente definido, você não poderá ultrapassar aquele orçamento.
- Ninguém da equipe poderá fazer horas extras.
- Datas impostas (deadlines) para conclusão de alguma entrega ou fase do projeto, você não poderá ultrapassar de forma alguma.
- Quando seu projeto é feito baseado em um contrato, algumas cláusulas contratuais são restrições, pois, limitam o desempenho do projeto e devem ser cumpridas.
- Membros da equipe que só podem trabalhar em determinado período (Ex.: Somente no fim de semana).
Muitas vezes, podem existir restrições relacionadas com premissas.
Usando o exemplo da premissa da disponibilidade tempo integral do homologador do sistema no período de homologação. Se existe uma restrição de tempo do homologador no período de homologação, essa premissa já é falsa, pois, ele não terá o tempo integral disponível. Nesse caso, a restrição inviabiliza o atendimento da premissa e portanto deve ser refeita.
Os riscos relacionados com as restrições ou com o não atendimento das premissas devem ser devidamente analisados e tratados.
Saiba mais
Referências Bibliográficas
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.
MONTES, Eduardo. Modelos, métodos e artefatos de projetos, 1ª Ed., Editora Senac São Paulo, 2022.