Neste artigo explico como criei e implementei um programa de aumento de receitas que faz parte do Portfolio de Projetos Espanta Crise onde já obtive excelentes resultados nos dois primeiros meses e tenho ótimas perspectivas para 2017 com os projetos que estão sendo implementados.
Introdução
Antes de iniciar, quero agradecer muito à grande adesão e reforçar o convite para você montar o seu portfólio de projetos para equilibrar suas finanças.
Não existem custos para participar e você contará com meu apoio pessoal e de outros excelentes profissionais que aderiram ao portfólio, além de uma metodologia comprovada usada há mais de 10 anos em várias empresas.
Sumário
Em tempos de vacas magras, aumentar receita não é uma tarefa muito fácil, por isso detalharei como montei meu programa de aumento de receitas para você também montar o seu.
Você pode seguir passo a passo ou ir direto ao passo que mais lhe interessa.
- Levantamento e priorização das ideias
- Implementação das ideias de fácil implementação
- Transformar as ideias em projetos – Planejamento
- Transformar as ideias em projetos – Execução e Monitoramento
Abaixo detalho cada um dos passos, as ferramentas usadas e alternativas:
Passo 1: Levantamento e priorização das ideias
Levantei e Priorizei ideias com minha sócia e um amigo usando a ferramenta de Brainstorming com priorizacao.xlsx.
Brainstorming é uma técnica usada para gerar um alto número de ideias de modo criativo e eficiente e principalmente, livre de críticas. Nesse outro artigo, detalho como usar o Brainstorming de forma efetiva.
Abaixo detalho como levantei e priorizei as ideias para aumentar minhas receitas.
1.1 Prepare-se para o levantamento
Identifique pessoas criativas e com conhecimento do seu negócio e das áreas envolvidas.
No meu caso, convidei minha sócia e meu amigo Domingues que é especialista em gestão.
1.2 Levantamento das ideias [Sessão de brainstorming]
Antes de iniciar a sessão, importante deixar claro para os participantes:
- Objetivo do brainstorming;
- Não existem ideias ruins (A avaliação do que será usado ou não será posteriormente);
- Transformar ou combinar ideias pode gerar as melhores ideias.
Na sessão, use a ferramenta Brainstorming com priorizacao.xlsx para registrar as ideias dos participantes.
Daqui pra frente, todos os passos abaixo foram registrados na ferramenta.
Adapte conforme sua necessidade e disponibilidade dos participantes fazendo os demais passos sozinho ou com a participação dos demais. Eu recomendo que faça da forma que eu fiz (usando a ferramenta e contando com os participantes até a seleção final).
1.3 Seleção inicial
Espero que você tenha gerado muitas ideias no seu levantamento, e portanto é importante fazer uma seleção inicial para discutir em profundidade somente as ideias com maior potencial.
Para fazer essa seleção, solicito que cada participante escolha as 5 ideias que mais gosta, dando uma nota de 1 a 5.
A ferramenta classifica as 5 melhores ideias conforme a opinião do grupo.
Assim você terá uma lista inicial mais reduzida para discussão.
1.4 Priorize as ideias – Critérios & Pesos
Depois do levantamento e seleção inicial das ideias, discuta entre os participantes quais critérios serão usados para selecionar/priorizar as melhores ideias. No meu caso, usei os critérios abaixo:
- Facilidade na implementação;
- Potencial de geração de caixa;
- Rapidez de geração de caixa.
Discuta também qual é o peso de cada critério (Importância relativa entre os critérios)
1.5 Avalie cada ideia em relação aos critérios
Peça que cada participante, avalie cada uma das ideias dando uma nota de 1 a 10 para cada critério selecionado.
A ferramenta fará a classificação das melhores ideias.
1.6 Selecione as ideias vencedoras [Final]
Com as ideias classificadas pela ferramenta, discuta as vantagens e desvantagens de cada uma das ideias, tomando sua decisão final de quais ideias devem ser implementadas.
Ressalva: As ideias devem ser especificas para cada negócio ou caso particular.
Meu caso: Audiência mensal de 70.000 usuários pouco explorada.
Passo 2: Implementação das ideias de fácil implementação
Com essa avaliação, já implementei as seguintes ideias que atendiam o critério de facilidade na implementação:
- Volta do ADSENSE ao site;
- Divulgação do Anuncie para que empresas possam anunciar no site;
- Possibilidade de patrocinar as soluções gratuitas da Escritório de Projetos.
Resultados já obtidos:
- Retornei à receita com o ADSENSE;
- Consegui a primeira empresa para anunciar no site (IT Platform – se vocês se cadastrar no site deles, sou comissionado) e já encaminhei hoje minha segunda proposta;
- Nenhum patrocínio via PAYPAL. Porém, a estrutura já está pronta e vocês são os primeiros a serem informados sobre a novidade.
Passo 3: Transformar as ideias em projetos – Planejamento
Considerando os critérios de potencial e rapidez de geração de caixa, foram priorizados os seguintes projetos:
- Cursos online (Em andamento): disponibilizar curso online para capacitar você a ter sucesso em seus projetos (Previsão: Último trimestre de 2016)
- E-book de gerenciamento de projetos (Planejamento): publicar meu primeiro livro sobre gerenciamento de projetos aperfeiçoando o conteúdo atual do site (Previsão: 1º trimestre de 2017)
- Marketing Digital (Planejamento): preparar infraestrutura para relacionar com minha audiência e lançar meus produtos e serviços (Associação, Curso online, E-book, …) (Previsão: Último trimestre de 2016)
Passo 4: Transformar as ideias em projetos – Execução e Monitoramento
Com os brainstormings feitos e o planejamento detalhado e aprovado, é necessário garantir que o planejamento seja bem executado e monitorar de modo a identificar desvios e mudanças e agir sempre que necessário.
Para isso, é necessário gerenciar todos esses projetos como um Portfólio de Projetos de modo a garantir que uma melhor gestão do pool de recursos, cumprimento dos prazos, tratar oportunidades e ameaças de forma consolidada, e aumentar a rentabilidade dos projetos e a satisfação dos clientes.
Dessa forma, usarei o Portfólio de Projetos do Edu, onde faço a gestão dos seguintes projetos:
- Portfolio de Projetos Espanta Crise
- Projetos Sociais dos nossos Gerentes de Projetos Voluntários
- Meus projetos pessoais, incluindo os projetos dos familiares e amigos.
- E os projetos dos nossos associados.
Conclusão
Criar um programa de aumento de receitas pode parecer fácil, mas, não é. Então lembre-se dos principais pontos discutidos em cada um dos passos apresentados:
- Levantamento e priorização das ideias: necessário muita criatividade e conhecimento do negócio para gerar boas ideias. Convide um especialista sempre que puder.
- Implementação das ideias de fácil implementação: considere aquelas ideias de baixo esforço para implementar que possam gerar resultados
- Transformar as ideias em projetos – Planejamento: faça um planejamento adequado considerando as restrições, oportunidades e ameaças existentes e tratando-as sempre que necessário.
- Transformar as ideias em projetos – Execução e Monitoramento: execute aquilo que foi planejado monitorando para identificar desvios e mudanças e sendo ágil para tomar as devidas ações para cumprir com o planejado.
E lembre-se, boas ideias mal planejadas ou mal executadas não geraram o resultado esperado e envolva, sempre que possível, um especialista para lhe apoiar, principalmente, na geração das ideias e no planejamento ou na sua validação.
E finalmente, trate os seus projetos de forma consolidada através de um programa ou de um portfólio de projetos para garantir uma melhor rentabilidade dos seus projetos.
A partir de agora, darei prosseguimento à execução e ao monitoramento dos projetos e iniciarei a geração do Status Report dos projetos de forma periódica.
Vocês terão notícias do andamento desses projetos através das divulgações no site e nas redes sociais.
Sua participação e feedback é muito importante!!!
E você, qual foi sua iniciativa que deu mais resultado? Compartilhe suas sugestões e dúvidas.
Venha participar e convide seus amigos para aumentar suas receitas através do Programa de Aumento de Receitas ou para reduzir suas despesas aumentando qualidade de vida e vamos espantar essa crise para bem longe.
Não existem custos para participar e sua participação aumenta sua chance de sucesso, pois, escutando você poderei lhe ajudar de forma mais efetiva.
Bônus
- Portfolio de Projetos Espanta Crise
- Como reduzir despesas aumentando qualidade de vida
- Programa de aumento das receitas
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