Escritório de Projetos

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Neset artigo explico como criei e implementei meu programa de aumento de receitas que faz parte do Portfolio de Projetos Espanta Crise onde já obtive excelentes resultados nos dois primeiros meses e tenho ótimas perspectivas para 2017 com os projetos que estão sendo implementados.

 

 

 

Introdução

Antes de iniciar, quero agradecer muito à grande adesão e reforçar o convite para você montar o seu portfólio de projetos para equilibrar suas finanças.

Não existem custos para participar e você contará com meu apoio pessoal e de outros excelentes profissionais que aderiram ao portfólio, além de uma metodologia comprovada usada há mais de 10 anos em várias empresas.

 

 

Sumário

Em tempos de vacas magras, aumentar receita não é uma tarefa muito fácil, por isso detalharei como montei meu programa de aumento de receitas para você também montar o seu.

Você pode seguir passo a passo ou ir direto ao passo que mais lhe interessa.

  1. Levantamento e priorização das ideias
  2. Implementação das ideias de fácil implementação
  3. Transformar as ideias em projetos – Planejamento
  4. Transformar as ideias em projetos – Execução e Monitoramento

Abaixo detalho cada um dos passos, as ferramentas usadas e alternativas:

 

 

Passo 1: Levantamento e priorização das ideias

Levantei e Priorizei ideias com minha sócia e um amigo usando minha ferramenta de Brainstorming com priorizacao.xlsx.

Brainstorming é uma técnica usada para gerar um alto número de ideias de modo criativo e eficiente e principalmente, livre de críticas. Nesse outro artigo, detalho como usar o Brainstorming de forma efetiva.

Abaixo detalho como levantei e priorizei as ideias para aumentar minhas receitas.

 

1.1 Prepare-se para o levantamento

Identifique pessoas criativas e com conhecimento do seu negócio e das áreas envolvidas.

No meu caso, convidei minha sócia e meu amigo Domingues que é especialista em gestão.

 

1.2 Levantamento das ideias [Sessão de brainstorming]

Antes de iniciar a sessão, importante deixar claro para os participantes:

  • Objetivo do brainstorming;
  • Não existem ideias ruins (A avaliação do que será usado ou não será posteriormente);
  • Transformar ou combinar ideias pode gerar as melhores ideias.

Na sessão, use a ferramenta Brainstorming com priorizacao.xlsx para registrar as ideias dos participantes.

Daqui pra frente, todos os passos abaixo foram registrados na ferramenta.

Adapte conforme sua necessidade e disponibilidade dos participantes fazendo os demais passos sozinho ou com a participação dos demais. Eu recomendo que faça da forma que eu fiz (usando a ferramenta e contando com os participantes até a seleção final).

 

1.3 Seleção inicial

Espero que você tenha gerado muitas ideias no seu levantamento, e portanto é importante fazer uma seleção inicial para discutir em profundidade somente as ideias com maior potencial.
Para fazer essa seleção, solicito que cada participante escolha as 5 ideias que mais gosta, dando uma nota de 1 a 5.
A ferramenta classifica as 5 melhores ideias conforme a opinião do grupo.

Assim você terá uma lista inicial mais reduzida para discussão.

 

1.4 Priorize as ideias - Critérios & Pesos

Depois do levantamento e seleção inicial das ideias, discuta entre os participantes quais critérios serão usados para selecionar/priorizar as melhores ideias. No meu caso, usei os critérios abaixo:

  • Facilidade na implementação;
  • Potencial de geração de caixa;
  • Rapidez de geração de caixa.

Discuta também qual é o peso de cada critério (Importância relativa entre os critérios)

 

1.5 Avalie cada ideia em relação aos critérios

Peça que cada participante, avalie cada uma das ideias dando uma nota de 1 a 10 para cada critério selecionado.
A ferramenta fará a classificação das melhores ideias.

 

1.6 Selecione as ideias vencedoras [Final]

Com as ideias classificadas pela ferramenta, discuta as vantagens e desvantagens de cada uma das ideias, tomando sua decisão final de quais ideias devem ser implementadas.

 

Ressalva: As ideias devem ser especificas para cada negócio ou caso particular.

Meu caso: Audiência mensal de 70.000 usuários pouco explorada.

Veja meu brainstorming e demais artefatos de planejamento no Programa de Aumento de Receitas (Necessário autenticação) 

 

Passo 2: Implementação das ideias de fácil implementação

Com essa avaliação, já implementei as seguintes ideias que atendiam o critério de facilidade na implementação:

  • Volta do ADSENSE ao site;
  • Divulgação do Anuncie para que empresas possam anunciar no site;
  • Possibilidade de patrocinar as soluções gratuitas da Escritório de Projetos.

Resultados já obtidos:

  • Retornei à receita com o ADSENSE;
  • Consegui a primeira empresa para anunciar no site (IT Platform - se vocês se cadastrar no site deles, sou comissionado) e já encaminhei hoje minha segunda proposta;
  • Nenhum patrocínio via PAYPAL. Porém, a estrutura já está pronta e vocês são os primeiros a serem informados sobre a novidade.

 

 

Passo 3: Transformar as ideias em projetos - Planejamento

Considerando os critérios de potencial e rapidez de geração de caixa, foram priorizados os seguintes projetos:

  • Cursos online (Em andamento): disponibilizar curso online para capacitar você a ter sucesso em seus projetos (Previsão: Último trimestre de 2016)
  • E-book de gerenciamento de projetos (Planejamento): publicar meu primeiro livro sobre gerenciamento de projetos aperfeiçoando o conteúdo atual do site (Previsão: 1º trimestre de 2017)
  • Marketing Digital (Planejamento): preparar infraestrutura para relacionar com minha audiência e lançar meus produtos e serviços (Associação, Curso online, E-book, ...) (Previsão: Último trimestre de 2016)

 

 

Passo 4: Transformar as ideias em projetos – Execução e Monitoramento

Com os brainstormings feitos e o planejamento detalhado e aprovado, é necessário garantir que o planejamento seja bem executado e monitorar de modo a identificar desvios e mudanças e agir sempre que necessário.

Para isso, é necessário gerenciar todos esses projetos como um Portfólio de Projetos de modo a garantir que uma melhor gestão do pool de recursos, cumprimento dos prazos, tratar oportunidades e ameaças de forma consolidada, e aumentar a rentabilidade dos projetos e a satisfação dos clientes.

Dessa forma, usarei o Portfólio de Projetos do Edu, onde faço a gestão dos seguintes projetos:

 

 

Conclusão

Criar um programa de aumento de receitas pode parecer fácil, mas, não é. Então lembre-se dos  principais pontos discutidos em cada um dos passos apresentados:

  1. Levantamento e priorização das ideias: necessário muita criatividade e conhecimento do negócio para gerar boas ideias. Convide um especialista sempre que puder.
  2. Implementação das ideias de fácil implementação: considere aquelas ideias de baixo esforço para implementar que possam gerar resultados
  3. Transformar as ideias em projetos – Planejamento: faça um planejamento adequado considerando as restrições, oportunidades e ameaças existentes e tratando-as sempre que necessário.
  4. Transformar as ideias em projetos – Execução e Monitoramento: execute aquilo que foi planejado monitorando para identificar desvios e mudanças e sendo ágil para tomar as devidas ações para cumprir com o planejado.


E lembre-se, boas ideias mal planejadas ou mal executadas não geraram o resultado esperado e envolva, sempre que possível, um especialista para lhe apoiar, principalmente, na geração das ideias e no planejamento ou na sua validação.

E finalmente, trate os seus projetos de forma consolidada através de um programa ou de um portfólio de projetos para garantir uma melhor rentabilidade dos seus projetos.

 

A partir de agora, darei prosseguimento à execução e ao monitoramento dos projetos e iniciarei a geração do Status Report dos projetos de forma periódica.

Vocês terão notícias do andamento desses projetos através das divulgações no site e nas redes sociais.

 

 

Sua participação e feedback é muito importante!!!

E você, qual foi sua iniciativa que deu mais resultado? Compartilhe suas sugestões e dúvidas.

Venha participar e convide seus amigos para aumentar suas receitas através do Programa de Aumento de Receitas ou para reduzir suas despesas aumentando qualidade de vida e vamos espantar essa crise para bem longe.

Não existem custos para participar e sua participação aumenta sua chance de sucesso, pois, escutando você poderei lhe ajudar de forma mais efetiva.

 

 

Bônus

Artigos complementares:

Exemplos de Projetos: Links abaixo necessitam autenticação

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Sobre o Autor

 

eduardo

Eduardo Montes, PMP

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Fundador e PMO da https://escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários

Mais de 300 projetos entregues somando R$19 bilhões em investimentos

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos

PMP certificado desde 2005 quando iniciou sua atuação como PMO e implantou e gerenciou vários Escritórios de Projetos

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar

Missão de vida: Capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Saiba mais...

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

 

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