A pesquisa de mercado é muito usada para identificar os principais fornecedores do produto ou serviço sendo adquirido.
Para itens genéricos como recursos materiais e produtos, os sites de comparação de preço como o buscapé podem ajudar a agilizar a compra e adquirir o produto pelo menor preço.
Já itens que envolvem maior complexidade, a pesquisa pode requerer várias etapas incluindo:
- Definição do objetivo da pesquisa, restrições e premissas;
- Desenvolvimento do plano de pesquisa contendo atividades, prazo e responsáveis;
- Coleta de informações;
- Análise das informações;
- Apresentação dos resultados.
Referências Bibliográficas
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Quinta edição, Pennsylvania: PMI, 2013.