Guia PMBOK Quinta Edição

Guia PMBOK 5a Edição

O Guia PMBOK® Quinta Edição foi atualizado pela Sexta Edição em 06/09/2017.

Criei uma categoria para agrupar os processos da quinta edição que não estão mais na sexta edição.

De forma mais abrangente, criei uma tag para a 5ª edição.

Dê sua contribuição tornando esse material ainda mais valioso. Aguardamos seus comentários e feedback.

Gerenciamento do tempo

Segundo o Guia PMBOK® Quinta Edição, o gerenciamento do tempo inclui os processos requeridos para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto.

Na Sexta Edição do Guia PMBOK®, a área de conhecimento foi renomeada de gerenciamento do tempo para Gerenciamento do cronograma

Algumas frases populares de autores desconhecidos para refletirmos em relação ao gerenciamento do tempo:

  • "O projeto chega rapidamente em 90%, depois, ele se mantém em 90% para sempre."
  • "O mesmo trabalho debaixo das mesmas condições será estimado diferentemente por dez diferentes estimadores ou por um único estimador em dez vezes diferentes."
  • "Leva nove meses para uma mulher gerar um bebê, mas, não se pode gerar um bebê em um mês engravidando nove mulheres."
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

Segundo o Guia PMBOK® Quinta Edição, o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto (*).

A equipe é composta por pessoas com funções e responsabilidades atribuídas com foco no término do projeto. 

Grupos de Processos de gerenciamento de projetos

Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.

"Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou serviços)"

Abaixo todos os processos de gerenciamento de projetos do Guia PMBOK Quinta Edição agrupados por área de conhecimento e grupos de processos:

Processos do Guia PMBOK

Tabela com os 47 processos do Guia PMBOK® Quinta Edição com suas respectivas saídas e com um link para download do template relacionado, também, incluímos::

  • Para cada processo
    • Link para sua explicação contendo todas entradas, técnicas, ferramentas e saídas.
    • Link para o processo relacionado com a Metodologia Otimizada;
    • Sua área de conhecimento;
    • Seu grupo de processo.
  • Para cada saída
    • Link para saída no nosso Guia do GP onde encontrará a explicação de cada saída com exemplos de projetos, processos e templates relacionados, etc.;
      Link para download de seu template.
Controlar o engajamento das partes interessadas

Controlar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas eliminando resistências e aumentando o suporte ao projeto. 

Realizar a garantia da qualidade tem como objetivo auditar os requisitos da qualidade e os resultados das medidas de controle da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão sendo usados.

Encerrar as Aquisicoes

Segundo o Guia PMBOK® Quinta Edição, encerrar as aquisições é o processo de finalização de cada aquisição do projeto.

O processo "encerrar as aquisições" serve de apoio ao processo de encerramento do projeto ou a fase. Ele finaliza todas reivindicações em aberto, atualiza os registros e arquiva informações e, a atividade crucial nesse processo, encerra o contrato.

Mobilizar a equipe do projeto tem como objetivo obter os recursos humanos necessários para o projeto. 

Controlar os riscos envolve:

  • Acompanhar os riscos identificados;
  • Implementar os planos de respostas aos riscos;
  • Monitorar os riscos residuais;
  • Identificar novos riscos;
  • Avaliar a eficácia do processo de riscos durante o ciclo de vida do projeto.
Planejar o gerenciamento das partes interessadas

Planejar o gerenciamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.

Controlar as comunicacoes

Controlar as comunicações é o novo processo do Guia PMBOK® quinta edição e tem como objetivo controlar e monitorar as comunicações de modo a garantir que as necessidades de informação das partes interessadas sejam atendidas.