Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava cinco meses atrasado.
Era a primeira implantação no Brasil do Sistema de Crédito da empresa que me contratou, e a primeira grande implantação na baixa plataforma no Banco.
Depois de onze meses de projeto com três recursos trabalhando tempo integral, você já tem muito produto feito.
O problema principal do projeto era a falta de comunicação com os clientes e o patrocinador.
No primeiro dia que cheguei e fui apresentado, já solicitei uma reunião com o VP de Crédito e com seus diretores, além dos principais envolvidos no projeto.
Expliquei para todos que deveríamos definir um conjunto mínimo de requisitos de forma que o projeto pudesse ser implantado o mais breve possível, o que foi acatado prontamente pelo VP da área de crédito e seus diretores.
Fechamos na própria reunião quais seriam os requisitos mínimos e fizemos mais uma reunião com o Analista de Crédito para detalhamento. Depois de três semanas ralando muito, implantamos o sistema de crédito.
A implantação foi um sucesso conseguindo reduzir o tempo médio de aprovação dos limites de crédito de 36 horas para 90 minutos e redução dos custos da área em mais de 50%.
Conseguimos superar as expectativas de nossos clientes, e após isso, não só fechamos vários novos projetos no Banco, mas, eles também nos ajudaram a vender o Sistema de Crédito em outros bancos.
Nesse projeto obtive grandes aprendizados que transformaram um projeto de um total descrédito e quase cancelamento do contrato, para um grande sucesso com grande satisfação de todos envolvidos.
A principal falha detectada foi a falta de comunicação com os clientes.
E a solução identificada foi aprender a ouvir seu cliente e trabalhar com requisitos mínimos para seu projeto, buscar o que realmente importa e fará a diferença para seu cliente.
Muitos projetos acabam entrando num ciclo de cobranças e insatisfações e ninguém busca entender aquilo que realmente importa para o cliente.
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.
Sobre o Autor
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Eduardo Montes, PMP, PSM IEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Fundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários Entregou 434 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 107 cursos sobre gerenciamento de projetos. Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos Certificado PMP pelo PMI desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar Missão de capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:
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