ARTIA

Escritório de Projetos

Capacitando pessoas e empresas a terem sucesso em seus projetos

O principal objetivo das atividades de construção da equipe é fazer que os membros da equipe trabalhem juntos com maior eficiência.
Elas aperfeiçoam o trabalho em equipe, fazendo que os resultados do grupo sejam cada dia melhores, e seus integrantes estejam em melhor sintonia e mais conectados.

O Dr. Bruce Tuckman e Mary Ann Jensen desenvolveram um modelo que descreve como as equipes se desenvolvem e amadurecem.
De acordo com Tuckman-Jensen, todas as equipes recém-formadas passam por cinco etapas de desenvolvimento:

  1. Formação: etapa inicial da montagem da equipe, quando todos os membros são reunidos, apresentados e tomam conhecimento dos objetivos do projeto.
  2. Conflito: Durante esse estágio, os membros da equipe entram em confronto entre si por estarem disputando posição e controle.
  3. Acordo: Os envolvidos já se conhecem bastante bem. Eles estão seguros de suas posições na equipe e começam a lidar com os problemas do projeto, em vez de com questões pessoais.
  4. Desempenho: É a etapa do desenvolvimento amadurecido, o nível de confiança entre os membros da equipe é alto e são alcançados grandes feitos.
  5. Dispersão: quando ocorre à dissolução da equipe depois que o trabalho foi concluído.

Cada equipe sendo construída avança em seu próprio ritmo.
A contratação de um novo integrante na equipe, reinicia um novo ciclo, retornando a etapa de formação.
Segundo Tuckman-Jensen, os líderes adaptam seus estilos de liderança à medida que as equipes tornam-se mais maduras e avançam pelas etapas de desenvolvimento.

 

TUCKMAN, B.; JENSEN, M. Stages of small-group development revisited. Group and Organization Studies, v. 2, n. 4, p. 419, 1977. 

 

Sobre o Autor

 

eduardo

Eduardo Montes, PMP

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários

Entregou 356 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 107 cursos sobre gerenciamento de projetos.

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos

Certificado PMP pelo PMI desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar

Missão de capacitar as pessoas a terem sucesso em seus projetos.

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

Para mais informações, visite meu perfil e me envie uma mensagem ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

 

 

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Faça a diferença na sua vida c/ meu Livro + KIT p/ R$9,99