Atividades de construção da equipe

.

Atividades de construcao da equipe

O principal objetivo das atividades de construção da equipe é fazer que os membros da equipe trabalhem juntos com maior eficiência.
Elas aperfeiçoam o trabalho em equipe, fazendo que os resultados do grupo sejam cada dia melhores, e seus integrantes estejam em melhor sintonia e mais conectados.

O Dr. Bruce Tuckman e Mary Ann Jensen desenvolveram um modelo que descreve como as equipes se desenvolvem e amadurecem.
De acordo com Tuckman-Jensen, todas as equipes recém-formadas passam por cinco etapas de desenvolvimento:

  1. Formação: etapa inicial da montagem da equipe, quando todos os membros são reunidos, apresentados e tomam conhecimento dos objetivos do projeto.
  2. Conflito: Durante esse estágio, os membros da equipe entram em confronto entre si por estarem disputando posição e controle.
  3. Acordo: Os envolvidos já se conhecem bastante bem. Eles estão seguros de suas posições na equipe e começam a lidar com os problemas do projeto, em vez de com questões pessoais.
  4. Desempenho: É a etapa do desenvolvimento amadurecido, o nível de confiança entre os membros da equipe é alto e são alcançados grandes feitos.
  5. Dispersão: quando ocorre à dissolução da equipe depois que o trabalho foi concluído.

Cada equipe sendo construída avança em seu próprio ritmo.
A contratação de um novo integrante na equipe, reinicia um novo ciclo, retornando a etapa de formação.
Segundo Tuckman-Jensen, os líderes adaptam seus estilos de liderança à medida que as equipes tornam-se mais maduras e avançam pelas etapas de desenvolvimento.

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
HELDMAN, Kim. PMP: Project Management Professional Exam Study Guide 9th Edition.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

TUCKMAN, B.; JENSEN, M. Stages of small-group development revisited. Group and Organization Studies, v. 2, n. 4, p. 419, 1977. 

 

 

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?