Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Integração

Integração é um dos nossos  por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O é feito por você e para você. Você pode:

  • Conhecer abaixo todo o conteúdo sobre Integração;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no forum exclusivo sobre Integração;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • O Relatório Final é umas das novidades da Sexta Edição do Guia PMBOK® (incluído após a revisão do Draft).

    Uma das saídas do processo Encerrar o projeto ou fase que tem como intuito principal fornecer uma visão do desempenho do projeto em relação

    ...
  • A transição do produto, serviço ou resultado final para a operação deve acontecer conforme as politicas adotadas pela empresa.
    Normalmente, adota-se um período de dias e um padrão de documentação para minimizar os problemas da transição para a operação.

    As empresas devem ter

    ...
  • Segundo o Guia PMBOK®, encerrar um projeto ou uma fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o projeto ou a fase.
    É também, o momento de celebrarmos as vitórias e compartilharmos as

    ...
  • Guia de Gerenciamento de Projetos
    • Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
    • 4.

      Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas:

      • Solicitação de mudança;
      • Revisão do impacto dos custos e benefícios gerados pela
      ...
    • Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento.
      Ele é composto de:

      • Coleta, medição e disseminação de informações
      ...
    • Segundo o Guia PMBOK®, p. 98, Gerenciar o Conhecimento do Projeto é o processo de utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem organizacional.

      Esse é um dos novos processos da 6a edição que tem como

      ...
    • Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento.

      O gerente do projeto age como integrador

      ...
    • O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.

      Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto e é composto por diversas atividades de outras áreas de conhecimento

      ...
    • Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.

      Desta forma, deve-se determinar como o projeto será executado, controlado, monitorado e

      ...
    • Segundo o Guia PMBOK®, orientar e gerenciar o trabalho do projeto é realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos.
      Na execução do projeto, é quando a pressão e o pânico começa a surgir com maior frequência, e o gerente de projetos deve usar

      ...
    • É sabido que a maturidade de um GP é medida através da forma com que o mesmo conduz as integrações de um projeto. Esta área do conhecimento é com certeza uma das mais sensíveis dentro das boas práticas do PMI. O entendimento inicial do projeto por parte do GP é fundamental para que o projeto

      ...
    • Formalização ou Aceite do Projeto indicando as questões em aberto e como serão atendidas. Pode ser usado como um certificado de conclusão do projeto.

       

    • Formalização ou Aceite da Entrega do Projeto. Pode ser usada tanto para entregas parciais ou a entrega final do projeto.

    • Saiba mais sobre Lições aprendidas

    • Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

      Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e

      ...
    • Tem como objetivo descrever os procedimentos e as informações necessárias para que a transição do produto para operação ocorra da melhor forma possível.

      Saída do processo 4.6 Encerrar o projeto ou fase

    • Termo de Abertura do Projeto

    • Termo de abertura baseado na técnica 5W2H.

    • Plano de gerenciamento do projeto que integra todos os planos auxiliares.

      Essa versão já está preenchida com uma proposta baseada na Metodologia PMO.

    • Business Case: Determina a viabilidade econômica do projeto e dá subsídios para classifica-lo no portfólio de projetos.

      Saiba mais em Business Case...

    • Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o aperfeiçoamento contínuo.
      Só podemos ser melhores se aprendemos com nossos erros e nossos acertos. Eu

      ...
    • Como é quase certo a existência de várias solicitações de mudança durante o projeto, no planejamento o gerente de projeto deve definir como as mudanças serão tratadas através do Controle Integrado de Mudanças

      ...
    • Os documentos do projeto são referenciados como entrada de dois processos e suas atualizações de praticamente todos processos.

      Esta é uma das entradas mais genéricas possíveis, pois, documento do projeto pode ser qualquer documento/saída dos processos de gerenciamento de

      ...
    • Saidas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento da integração do projeto.

       

    • O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base

      ...
    • Os ativos de processos organizacionais são os ativos relacionados aos processos da empresa que contribuem para o sucesso do projeto.
      Quanto maior o nível de maturidade da organização em gerenciamento de projetos, maior a contribuição dos seus ativos de processos organizacionais em seus

      ...
    • As habilidades interpessoais são fundamentais para o GP gerenciar sua equipe e gerenciar as expectativas das partes interessadas.

      Abaixo algumas das habilidades interpessoais mais usadas pelo GP:

      • Liderança;
      • Desenvolvimento da
      ...
    • Segundo o Guia PMBOK®, os fatores ambientais da empresa se referem as condições fora do controle da equipe do projeto que influenciam, restringem ou direcionam o projeto.

      Eles são fatores internos ou externos que podem influenciar o sucesso do projeto e restringir as opções de

      ...
    • Ferramentas do Guia PMBOK Quinta Edição que não são exclusivas de uma área de conhecimento, ou seja, é citada em processos de áreas de conhecimentos distintas.

      Veja as ferramentas abaixo.

    • O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de

      ...
    • Compartilhando com vocês a pergunta do Marcelo postada nos comentários da nossa seção Pergunte ao PMO:

      Estou

      ...
    • O Guia PMBOK® define em seu glossário:

      "Análise de premissas / Assumptions Analysis [Técnica]. Uma técnica que explora a exatidão das premissas e identifica os riscos do projeto causados pelo caráter inexato, inconsistente ou incompleto das premissas." (PMI, p. 439).

      Na

      ...
    • Às vezes a equipe de gerenciamento de projetos declara como exclusões do escopo produtos ou serviços que a equipe do projeto não fornecerá, mas que é necessária para o projeto e que o Patrocinador ou alguma outra parte interessada precisa prover.
      Dentre as saídas do processo "Definir

      ...
    • Em Alice no País das Maravilhas, o Rei fala para Alice: - "Comece no começo e vá até você chegar ao final, e então pare".

      Podemos perfeitamente relacionar as palavras extraídas do texto literário - "Alice no País das Maravilhas de Charles Lutwidge

      ...
    • Em um ambiente corporativo, cada vez mais desafiador. Temos de nos preparar cada vez mais para transpor os obstáculos técnicos, econômicos e políticos a nós apresentado.

      A todo instante surgem fatos novos e desafios diferentes. O domínio de práticas modernas de Gestão que permitem

      ...
    • Registro das mudanças, ou Log das solicitações das mudanças, é o documento que registra cada mudança solicitada no decorrer do projeto e controla seu status.
      O Log das solicitações das mudanças é um dos documentos mais

      ...
    • Como o próprio nome diz, o gerenciamento da integração integra as demais áreas de conhecimento de modo a atingir os objetivos do projeto.

      Veja nessa categoria todos os artigos da categoria Integração.

      Integração é um

      ...

 

Login

Projetos fazem a diferença na sua vida