Existem inúmeros métodos de comunicação usados, o Guia PMBOK® sugere agrupá-los da seguinte forma:
- Comunicação interativa
- Troca de informações multidirecional entre duas ou mais partes;
- Forma mais eficiente de garantir entendimento comum por todos;
- Reuniões, telefonemas, videoconferências, etc.
- Comunicação ativa (push)
- Informações enviadas para destinatários específicos;
- Garante distribuição das informações mas não verifica se chegaram ou foram compreendidas pelo público-alvo;
- Cartas, memorandos, relatórios, emails, faxes, correio de voz, …
- Comunicação passiva (pull)
- Para volumes elevados de informações ou público muito grande;
- Requer que os destinatários acessem o conteúdo da comunicação a seu próprio critério
- Intranet, e-learning, repositórios de conhecimentos, etc.
O GP deve decidir, com base na análise de requisitos da comunicação, quais métodos de comunicação serão usados, como e quando.
Referências Bibliográficas
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Comunicações: como influenciar as pessoas comunicando, 1a Ed. São Paulo; 2020.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.