Como costumo dizer: “Não existe almoço grátis“.
Talvez essa seja uma boa forma de explicar a restrição tripla em projetos, também conhecida como triângulo das restrições ou tríplice restrição.
Se alguém quer algo, ele pagará por isso de alguma forma.
Em projetos, você tem três áreas essenciais para produtos ou serviços de qualidade (Escopo, Prazo e Custo).
Um produto ou serviço de qualidade deveria:
- Atender as necessidades implícitas e explícitas do Cliente (Escopo);
- ser disponibilizado a tempo (Prazo);
- e ter preço e custos compatíveis (Custo).
Seu patrocinador ou cliente, como todos nós, sempre vai querer obter o maior número de benefícios possível, ele muitas vezes, irá lhe solicitar o serviço bom, barato e rápido. Como mostra a imagem ao lado, você deve apresentar as alternativas possíveis:
- Para aumentar escopo, você precisa aumentar o custo e/ou o prazo;
- Para diminuir o prazo, você precisa aumentar o custo e/ou reduzir o escopo;
- Para diminuir o custo, você precisa reduzir o escopo.
Não é possível, você aumentar o escopo, reduzindo o custo e o prazo. Para fazer mais, você precisará de mais recursos e consequentemente será mais caro e / ou mais demorado.
Isso é uma regra geral. É claro que existem projetos que foi previsto uma boa margem de contingência, onde você consegue aumentar o escopo, sem aumentar o custo e o prazo planejado.
Porém, isso só mostra que foi previsto contingências para o projeto (como, um possível aumento no escopo), e que de certa forma, o cliente pagou mais caro por isso.
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.