O apêndice contém informações sobre a alocação de recursos, como os arquivos dos projetos são armazenados e quais são os documentos que podem complementar a metodologia.
6.1Alocação de recursos
Recursos serão gerenciados a fim de fornecer controles eficazes aos projetos em andamento. Novas solicitações serão avaliados semanalmente pelo comitê do PMO, que atribuirá os recursos apropriados aos projetos.
6.2Arquivo de projetos
O PMO manterá folders para cada projeto. O folder “projetos” estará situado no servidor da empresa no diretório a ser definido.
O PMO criará um folder para cada projeto usando o nome do projeto no portfólio de projetos.
Os subfolders serão de acordo com os grupos de processo do projeto:
- 01-Iniciação: Estudo de viabilidade e autorização para inicio da construção.
- 02-Planejamento: Definição dos objetivos e da estratégia de implementação, assim como programação das atividades, prazos, custos, riscos e formação da equipe.
- 03-Execução: Coordenação das pessoas e recursos para execução do plano de projeto.
- 04-Controle: Medição do progresso do projeto visando identificar desvios para programar ações corretivas.
- 05-Encerramento: Entrega do produto e formalização da aceitação do trabalho executado.
- 99-Outros: Contem outros documentos.
Adicionalmente, toda a informação crítica relacionada ao projeto (formato não eletrônico) será arquivo em uma pasta apropriada.
6.3Documentos complementares a metodologia
Documento |
Resp. |
|
Descrição |
Solicitante |
I |
Documento que apresenta as entregas do projeto, seus requisitos e orçamento do projeto. |
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Declaração de Escopo | GP | I |
Determina qual trabalho deverá ser realizado e quais entregas precisam ser produzidas. |
WBS (Work Breakdown Structure) | GP | P | Decomposição hierárquica orientada a entregas. Organiza e define o escopo total do trabalho. Gerado automaticamente pelo Project. Seção do Plano de Projeto. |
Dicionário da WBS | GP | P | Descreve o trabalho a ser realizado em cada elemento da WBS. Será usado o campo de notas do MS Project. |
Glossário |
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Descreve todos os termos usados no projeto para unificar o entendimento de todos os stakeholders. |
Matriz de Responsabilidades | GP | P | Mostra a relação das pessoas associadas ao projeto e suas responsabilidades. Será usado um campo a parte no Project para definir quem é o responsável por cada atividade. |
Estimativa de Custos (DRE) | GP | P | Determina o custo orçado do projeto. Usar o Project para levantamento dos custos.
Gerar os custos de forma automática para a planilha. Analisar possibilidade de entrar receita no Project. |
Plano de Gerenciamento de Comunicação | GP | P | Define quais informações precisarão ser geradas, para quem e como serão distribuídas. Esta uma seção do Plano de Projeto. |
Encerramento do projeto |
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E |
Indica o término do projeto e os procedimentos da transferência das entregas acabadas ou não acabadas do projeto. |
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.