Métodos do Guia PMBOK

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Métodos

Segundo o Guia PMBOK 7, o método é o meio de alcançar um resultado, saída ou entrega do projeto.

Veja abaixo a relação dos métodos incluídos no Guia PMBOK 7.

Coleta e análise de dados

Análise de alternativas

Análise de premissas e restrições

Benchmarking

Análise da justificativa do negócio

Período de retorno

Taxa interna de retorno

Retorno do investimento

Valor presente líquido

Relação de custo-benefício

Folha de verificação

Custo da qualidade

Análise da árvore de decisão

Gerenciamento do valor agregado

Valor monetário esperado

Métodos de previsão

Diagrama de influência

Avaliação do ciclo de vida

Análise de Fazer ou Comprar

Matriz de probabilidade e impacto

Análise de processo

Análise de regressão

Análise de causa-raiz

Análise de sensibilidade

Simulação

Análise de partes interessadas

Análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT)

Análises de tendência

Mapeamento da cadeia de valor

Análise de variação

Análise de cenário e-se

Métodos de estimativa

Agrupamento de afinidades

Estimativa análoga

Pontos de função

Estimativas de três pontos

Estimativa paramétrica

Estimativa relativa

Estimativa de ponto único

Estimativa de ponto de história

Wideband Delphi

Reuniões e Eventos

Refinamento de backlog

Reunião com licitantes

Comitê de controle de mudanças

Reunião diária em pé

Revisão de iteração

Planejamento de iteração

Início

Lições aprendidas

Planejamento

Encerramento do projeto

Revisão do projeto

Planejamento de liberação

Retrospectiva

Revisão dos riscos

Status

Comitê diretivo

Outros métodos

Mapeamento de impactos

Modelagem

Pontuação líquida de promotores (NPS)

Esquema de priorização

Janela de tempo

  • Benchmarking

    Benchmarking

    Benchmarking é o processo de comparar os métodos de trabalho em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que levem a resultados de melhor qualidade.

  • Reavaliação de riscos

    Reunião para analisar o status dos riscos existentes e avaliar novos. A reavaliação de riscos pode resultar em:

    • Identificação de novos riscos,
    • Reavaliação dos riscos atuais e
    • Encerramento dos riscos que não
    ...
  • Reuniões de planejamento e análise

    As reuniões de planejamento e análise tem como objetivo desenvolver ou analisar um plano e garantir o comprometimento dos envolvidos.

  • Análise de premissas e restrições

    Premissa do projeto

    As premissas são fatores considerados verdadeiros sem prova para fins de planejamento. Se elas não forem cumpridas, o seu planejamento será impactado.

    As ...

  • Diagrama de causa-efeito

    Diagrama de causa-efeito

    O Diagrama de causa-efeito, também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa, é usado na análise de Causa e Efeito ou na análise de Causa-Raiz. Ele usa técnicas de diagrama para identificar as relações entre causa e

    ...
  • Análise de tendências

    Análise de Tendências

    A análise de tendências é usada para  prever o desempenho futuro do projeto com base no desempenho real até a data.

    Para qualquer indicador com variações do esperado, deve-se buscar as causas das variações e entender como o indicador se

    ...
  • Análise de partes interessadas

    A análise de partes interessadas é uma técnica de coleta e análise sistemática de informações qualitativas e quantitativas para determinar interesses a serem considerados.
    Ela identifica interesses, expectativas e influência das partes

    ...
  • Análise de Fazer ou Comprar

    Segundo o Guia PMBOK®, a análise de fazer ou comprar é uma técnica geral de gerenciamento usada para determinar se um trabalho específico pode ser melhor realizado pela equipe do projeto ou se deve ser comprado de fontes externas.

  • Custo da qualidade

    Custos da qualidade

    O custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos.

    Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto

    ...
  • Folha de verificação

    Folha de verificacao

    Folha de verificação:

    • Proporciona método sistemático para coletar e mostrar dados;
    • Formulários desenhados para coletar dados;
    • Fáceis de entender e diretas ao ponto.

    Veja o exemplo de folha de

    ...
  • Análise de custo-benefício

    Análise de custo-benefício

    A Análise de Custo x Benefício considera o trade-off entre o custo e o benefício de fazer alguma mudança como adotar uma nova ferramenta, fazer um projeto, mudar um processo etc.

  • Análise de alternativas

    O gerente de projetos deve analisar todas as diferentes alternativas para executar as atividades do projeto.

    Algumas das alternativas mais comuns a serem analisadas: