Kickoff Meeting é a reunião inicial do projeto onde o gerente de projetos será apresentado, e apresentará o projeto e como ele será gerenciado para as partes interessadas.
E como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica.
Então, um kickoff meeting mal feito pode levar seu projeto ao fracasso, e um kickoff metting bem conduzido pode lhe dar credibilidade e motivar as partes interessadas a trabalharem em busca dos objetivos do projeto.
Nesse artigo explicarei como fazer um Kick-off Meeting baseado na Metodologia PMO de gerenciamento de projetos considerando que o gerente de projetos já foi selecionado e os levantamento inical do projeto já foi feito (Termo de abertura do projeto e o Registro das partes interessadas feitos e aprovados).
Para se ter um kickoff meeting bem sucedido, necessário seguir os procedimentos em quatro momentos:
- Até convocar a reunião;
- Até o Kick-off Meeting;
- Durante o Kick-off Meeting;
- Depois da reunião de kick-off;
Até a convocação da reunião do kickoff
Questões a serem respondidas:
- Qual informação devo ter para convocar o kickoff
- Quem devo convocar para a reunião
- Qual material devo anexar ao convite da reunião
- Como convocar a reunião
Qual informação devo ter para convocar o kickoff
O ideal é que você tenha o Termo de abertura do projeto e o Registro das partes interessadas levantado.
Quem devo convocar para a reunião
Baseado no Registro das partes interessadas, identifique quem deve estar na reunião e garante ter pelo menos um representante de cada área envolvida.
Importante validar data e horário com as partes interessadas mais estratégicas para o projeto antes da convocação.
Qual material devo anexar ao convite da reunião
Como padrão da metodologia, anexo o Termo de abertura do projeto e o Registro das partes interessadas para dar oportunidade aos participantes de validarem os documentos.
Como convocar a reunião
Enviar e-mail com o Termo de abertura do projeto e o Registro das partes interessadas convocando toda equipe.
Texto Sugerido:
Srs,
Aguardo vocês para a reunião de kick-off do projeto onde apresentaremos o projeto em detalhe e as responsabilidade do time do projeto.
Caso alguém não possa participar, peço que envie um representante já que o projeto poderá impactar sua área.
Segue o Termo de abertura do projeto e o Registro das partes interessadas para validação do grupo.
Cordialmente,
Até o Kick-off Meeting
Questões a serem respondidas:
- Como preparar a apresentação a ser usada
- Como o projeto será gerenciado
- Quais são as principais entregas do projeto e quais os responsáveis
Como preparar a apresentação a ser usada
Baixe a apresentação Kick-off do Projeto.pptx para servir de base para sua reunião de Kick-off do projeto.
Antes de começar a apresentação
A apresentação está estruturada em 4 partes:
- A importância de engajar no projeto agora: explique que estudos do instituto de gerenciamento de projetos mais respeitado munidal comprovam que este é o melhor momento para questionar qualquer informação e que a participação deles é fundamental para o sucesso do projeto. Enfatize que o custo das mudanças no futuro é muito maior para a organização e que serão mais difíceis de serem aprovadas. Se você preferir, inclua o slide antes da agenda para falar na abertura da reunião.
- O projeto: comece explicando o projeto, o porque que ele foi iniciado, seus objetivos, e todas informações que julgar relevante sobre o projeto. Essa parte está dividida nos subtópicos:
- Justificativa do Projeto
- Premissas e Restrições
- Escopo do projeto
- Principais Pontos de Atenção
- Marcos com orçamento macro
- Como o projeto será gerenciado: deixe claro como você conduzirá o projeto explicando todos os procedimentos relacionados a gestão do projeto, como será feito a aprovação das mudanças solicitadas, a comunicação, e todos os procedimentos que você acreditar que ainda não estão claros e são importantes para o bom andamento do projeto. O importante aqui é não deixar dúvidas sobre a gestão do projeto, do início ao encerramento. Essa parte está dividida nos subtópicos:
- Iniciação
- Planejamento
- Execução e Controle
- Encerramento
- Próximos Passos: e por fim, convoque a todos a participar do projeto, indicando quais são as próximas atividades esperadas como validação do conteúdo apresentado, próximas reuniões do projeto, etc.
Como o projeto será gerenciado
Esse é a terceira parte da apresentação e está pronta baseada na metodologia PMO. Faça os ajustes conforme a necessidade do seu projeto.
Quais são as principais entregas do projeto e quais os responsáveis
Baseado no Termo de abertura do projeto, proponha uma Estrutura Analítica do Projeto a ser validada na reunião e use o Dicionario da EAP.xlsx para registrar os responsáveis por cada entrega. Sugiro o uso das informações propostas pela matriz RACI conforme colunas incluídas na planilha.
RACI | |||
(R)esponsável pela execução | (A)provador | (C)onsultado | (I)nformado |
Importante definir inicialmente quem é responsável pela execução e quem será o aprovador.
Você pode complementar depois quem deve ser consultado e informado relativo a entrega.
Se as informações não estiverem muito bem definidas e seu projeto tiver muitas entregas, é melhor agendar uma próxima reunião para revisar as entregas com os responsáveis.
Durante o Kick-off Meeting
Inicie a reunião explicando quem conduzirá a reunião (você) e quem fará o registro da reunião.
Se possível, leve alguém da sua equipe para registrar todas sugestões de mudanças e gerar a ata da reunião. Caso contrário, faça você mesmo o registro da reunião.
Use a apresentação feita para guiá-lo durante o Kick-off Meeting deixando claro para todos:
- Como sua participação é importante desde já, e as implicações do seu envolvimento tardio no projeto;
Muito Importante usar a reunião para criar uma ótima impressão e credibilidade com todos participantes, além de conseguir o engajamento de todos no projeto desde já.
Use o gráfico Impacto dos custos da mudança com base decorrido no projeto para enfatizar que o custo das mudanças no futuro é muito maior para a organização e que serão mais difíceis de serem aprovadas.
- O que é o projeto, justificativa, escopo e todas informações que julgar relevante para o projeto.
- Como o projeto será gerenciado.
- Próximos passos.
Mais detalhes no tópico anterior explicado como preparar a apresentação.
Depois do Kick-off Meeting
Revise seu Termo de abertura do projeto conforme solicitações da reunião e envie-o para aprovação junto com o registro da reunião o mais breve possível.
Caso forem muitos participantes, consiga a aprovação dos representantes de cada área.