Atualmente, os gerentes de projetos passam mais tempo em reuniões do que em qualquer outro tipo de atividade.
Muitas vezes, em reuniões pouco produtivas que se perde muito tempo e pouco se resolve.
Abaixo algumas boas práticas para tornar sua reunião mais produtiva.
Prepare-se – Planejamento-Pré:
- Definir pauta (objetivos e tópicos a serem discutidos)
- Escolher participantes e convocá-los com a pauta
- Preparar a reunião (Informações necessárias)
Realização-Durante
- Esclarecer quem conduz, quem faz a ata e critérios de tomada de decisão
- Registrar principais decisões, ações com responsável e prazo
- Determinar data da próxima reunião quando necessário
Acompanhamento-Pós
- Distribuir ata rapidamente
- Monitorar as ações e comunicar correções de desvios, progressos, …
Outro tipo de reunião, também, mais frequente a cada dia que passa, é a conferência via vídeo e áudio. Abaixo, algumas dicas específicas:
- Deixe muito claro no convite os procedimentos e pré-requisitos
- Teste antes e solicite o mesmo para os participantes
- Certifique que os participantes possuem os pré-requisitos
Más práticas:
Existem alguns erros que se repetem constantemente nas organizações que você deve ficar atento para evitá-los:
- Reuniões sem pauta ou planejamento
- Reuniões extensas e sem objetividade
- Reuniões com mais pessoas que o necessário
- Não convoque uma pessoa que você não precisa dela. Na dúvida, respeite o tempo das pessoas na sua organização. O tempo é o recurso mais escasso, o tempo perdido em uma reunião fará falta para executar outras atividades.
- Lembre-se que grupos de 5 a 11 pessoas têm um número mais fácil de gerenciar e tomam decisões mais exatas.