Modelos metodos e artefatos

Modelos, Métodos e Artefatos é um capítulo novo do Guia PMBOK 7. Eles são a base para se criar um framework na organização para gerar valor através dos projetos. O framework deve prever as situações mais comuns da maioria dos projetos e deve ser flexível para se adaptar facilmente para cada projeto. Veja abaixo os modelos, métodos e artefatos do Guia PMBOK 7

Modelos

Segundo o Guia PMBOK 7, o modelo representa a estratégia do pensamento para explicar um processo, framework ou uma experiência. Veja abaixo a relação dos modelos incluídos no Guia PMBOK 7.
Modelos de liderança situacional Liderança Situacional II

OSCAR: Acrônimo em inglês Outcome, Situation, Choices, Actions e Review.

Modelos de comunicaçãoComunicação multicultural: (Detalhe no livro do seu criador Understanding Cross-Cultural Management 3rd Ed., 2015, by Browaeys & Price) Eficácia dos canais de comunicação (Detalhe no livro Agile Software Development: The Cooperative Game. 2nd Ed., 2006, by Alistair Cockburn) Vale de execução e avaliação (Detalhe no livro The Design of Everyday Things: 2nd Ed. by Don Norman)
Modelos de motivaçãoFatores de higiene e motivação (Detalhe no livro The Motivation to Work by Frederick Herzberg)

Motivação intrínseca vs extrínseca (Detalhe no livro Motivação 3.0 – Drive by Daniel H. Pink)

Teoria das necessidades (Detalhe no livro Human Motivation by David C. McClelland)

Teoria X, Teoria Y e Teoria Z

Modelos de mudançaGerenciamento de mudança nas organizações

ADKAR: Acrônimo em inglêsAwareness, Desire, Knowledge, Ability e Reinforcement. (Detalhe no livro ADKAR : A Model for Change in Business, Government and our Community. by Jeffrey M. Hiatt)

Processo de 8 etapas para mudança antecipada (Detalhe no livro Liderando mudanças: transformando empresas com a força das emoções por John P. Kotter)

Transição (Detalhe no livro Transitions by William Bridges, Susan Bridges)

Modelos de complexidade

Framework Cynefin (Detalhe no livro Cynefin by Dave Snowden)

Matriz Stacey (O criador Ralph Douglas Stacey não adota mais o modelo)

Modelos de desenvolvimento da equipe do projeto

Escada de Tuckman

Modelo Drexler/Sibbet de desempenho da equipe (Veja o modelo no site de um dos seus criadores David Sibbet)

Outros modelos

Conflitos

Negociação

Planejamento

Grupos de processo

Saliência [Mais detalhes no artigo de seus criadores Mitchell, R.K., Agle, B.R. & Wood, D.J. (1997). Toward a Theory of Stakeholder Identification and Salience: Defining the Principle of Who and What Really Counts. Academy of Management Review, 22 (4), 853-886.]

Métodos

Segundo o Guia PMBOK 7, o método é o meio de alcançar um resultado, saída ou entrega do projeto. Veja abaixo a relação dos métodos incluídos no Guia PMBOK 7.
Coleta e análise de dados

Análise de alternativas

Análise de premissas e restrições

Benchmarking

Relação de custo-benefício

Folha de verificação

Custo da qualidade

Gerenciamento do valor agregado

Métodos de previsão

Avaliação do ciclo de vida

Análise de Fazer ou Comprar

Matriz de probabilidade e impacto

Análise de processo

Análise de causa-raiz

Análise de sensibilidade

Análise de partes interessadas

Análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT)

Análises de tendência

Análise de variação

Métodos de estimativa

Estimativa análoga

Estimativas de três pontos

Estimativa paramétrica

Reuniões e Eventos

Reunião com licitantes

Comitê de controle de mudanças

Reunião diária em pé

Revisão de iteração

Planejamento de iteração

Início

Lições aprendidas

Planejamento

Encerramento do projeto

Retrospectiva

Revisão dos riscos

Comitê diretivo

Artefatos

Segundo o Guia PMBOK 7, o artefato pode ser um modelo, documento, saída ou entrega do projeto. Veja abaixo a relação dos artefatos incluídos no Guia PMBOK 7.
Artefatos de estratégia

Business Case

Termo de abertura do projeto

Registros e Logs

Registro de premissas

Backlog

Registro das mudanças

Registro das questões

Registro das Lições aprendidas

Registro dos riscos

Registro das partes interessadas

Planos

Plano de gerenciamento das comunicações

Plano de gerenciamento dos custos

Plano de gerenciamento das aquisições

Plano de gerenciamento do projeto

Plano de gerenciamento da qualidade

Plano de gerenciamento dos requisitos

Plano de gerenciamento dos recursos

Plano de gerenciamento dos riscos

Plano de gerenciamento do escopo

Plano de gerenciamento do cronograma

Plano de engajamento das partes interessadas

Diagramas hierárquicos

Estrutura analítica dos recursos

Estrutura analítica do projeto – EAP

Linhas de base

Linha de base dos custos

 – Orçamento

Lista de marcos

 – Cronograma de marcos

Linha de base do cronograma

 – Cronograma do projeto

Linha de base do escopo

Informações e dados visuais

Diagrama de causa-efeito

Fluxograma

Histograma

Matriz de priorização

Diagramas de rede do cronograma do projeto

Matriz de rastreabilidade dos requisitos

Matriz de alocação de responsabilidades

Diagrama de dispersão

Curva S

Relatórios

Relatórios de qualidade

Relatório de Riscos

Relatórios de desempenho do trabalho

 – Relatório de status
Acordos e contratos

Preço fixo

Reembolso de custos

Tempo e materiais

Outros artefatos

Lista de atividades

Documentos de licitação

Métricas da qualidade

Calendários do projeto

Documentação dos requisitos

Quer saber mais?

Verifique abaixo todo conteúdo relacionado com os modelos, métodos e artefatos.

Kick-off Meeting

Kickoff Meeting é a reunião inicial do projeto onde o gerente de projetos será apresentado, e apresentará o projeto e como ele será gerenciado para

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Comitê de Projetos

Comitê de Projetos

Um comitê é composto por pessoas com poder de decisão. Criar um comitê de projetos é fundamental para o sucesso dos projetos porque:

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