Plano de gerenciamento da qualidade

.

Plano de gerenciamento da qualidade

O Plano de Gerenciamento da Qualidade (PGQ) identifica indicadores relevantes ao projeto e determina como satisfazê-los garantindo aderência com as políticas da empresa e conformidade das entregas com seus requisitos.

O PGQ descreve como implementar os processos de controle e garantia da qualidade e a melhoria contínua dos processos tendo como base a política da qualidade da empresa e as ferramentas e padrões da qualidade relevantes ao projeto.
O PGQ também orienta como e quando as ferramentas e padrões da qualidade são usados.
O PGQ deve conter:

  • Ferramentas e padrões da qualidade relevantes ao projeto;
  • Procedimentos para garantir entregas em conformidade com seus requisitos;
  • Critérios necessários para atender os padrões da qualidade definidos e como e quando serão verificados (checkpoint);
  • Processos e procedimentos de Controle e Garantia da Qualidade e de Melhoria Contínua;
  • Equipe de gerenciamento e responsabilidades.

Processos relacionados:

Saída de:

Veja também

Exemplos de Projetos: Plano de gerenciamento da qualidadevExemplo.docx

Templates/Modelos: Plano de gerenciamento da qualidade.docx

Metodologia PMO: Planejar a qualidade

 

Referências Bibliográficas

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021. 

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.

MONTES, Eduardo. Modelos, métodos e artefatos de projetos, 1ª Ed., Editora Senac São Paulo, 2022.

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?