Matriz de Responsabilidades

.

Matriz de Responsabilidades

Matriz de Responsabilidades, ou matriz de alocação de responsabilidades (do inglês – Responsibility Assignment Matrix – RAM), é uma matriz que aloca a responsabilidade de cada integrante da equipe do projeto (recursos humanos) sobre cada entrega e seus respectivos pacotes de trabalho.

Uma forma muito usada no mercado é a Matriz RACI onde as letras representam a responsabilidade do integrante da equipe sobre o pacote de trabalho.

Onde:

R: Responsável pela execução

A: Responsável pela aprovação

C: Recurso deve ser consultado

I: Recurso deve ser informado

Uma variação também usada no mercado é incluir a letra S Matriz RASCI, onde:

S: Recurso que suporta a execução do pacote de trabalho

 

Veja também

Tenho adotado incluir a informação sobre as responsabilidades das entregas e seus respectivos pacotes de trabalho dentro do próprio dicionário da EAP em formato de planilha, o que facilita a visualização das informações consolidadas dentro de um único documento.

Para quem preferir o modelo tradicional, conheça nossos templates:

e seus respectivos exemplos preenchidos:

 

 

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?