O registro das questões (mais conhecido pelo termo em inglês, Issues Log) é o documento que registra todas as questões e problemas ocorridos no projeto.
Ele é um dos documentos mais importantes do projeto, pois, trata os problemas e as questões do projeto.
O GP usa o Issues Log para documentar os problemas e monitorar sua solução, e deve, inicialmente, definir e classificar as questões com base na urgência e no impacto potencial.
Documentar cada problema e monitorar as ações necessárias com responsáveis e datas é a melhor forma de solucionar os problemas de forma eficiente e ágil.
Para cada problema ou questão do projeto, o GP deve:
- Identificar alternativas;
- Selecionar a melhor solução;
- Gerar as ações com responsável e data de término;
- Acompanhar o andamento das ações;
- Divulgar a solução e garantir o alinhamento dos envolvidos na solução;
- Facilitar a comunicação;
- Manter relacionamentos bons e construtivos entre as diversas partes interessadas;
Sempre lembrando de envolver os responsáveis para tomar as decisões e para executar as ações.
As questões não resolvidas ou mal resolvidas são fontes de conflitos e de atrasos no projeto e muitas vezes, causa do cancelamento ou suspensão do projeto.
Processos relacionados:
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Veja também
- Registro das questões da reforma da casa Aba Issues
- Registro das questoes.xlsx
- IssuesLog.xlsx
- Issues Log.docx: para detalhar cada questão, suas alternativas avaliadas e a forma como ela foi resolvida.
Metodologia PMO: Gerenciar as partes interessadas
Referências Bibliográficas
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.
MONTES, Eduardo. Modelos, métodos e artefatos de projetos, 1ª Ed., Editora Senac São Paulo, 2022.