Search
Close this search box.

Plano de gerenciamento das comunicações

images/Plano de gerenciamento das comunicacoes

O plano de gerenciamento das comunicações descreve como os processos de comunicação serão gerenciados desde a identificação das partes interessadas até o encerramento do projeto.

Ele é um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto e deve ser um documento de fácil entendimento.

Abaixo algumas das informações mais comuns do plano:

  • Requisitos de comunicação das partes interessadas;
  • Relatório/Informação (formato, conteúdo, nível de detalhe, modelo);
  • Propósito;
  • Responsável;
  • Destinatários;
  • Meios de comunicação ou tecnologia;
  • Frequência;
  • Início e término;
  • Critério para escalação;
  • Método para atualização do plano;
  • Glossário do projeto;
  • Modelos e diretrizes para reuniões, e-mail, etc.

Processos relacionados:

Saída de:

Entrada para:

Veja também

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos:

Metodologia PMO: Planejar o gerenciamento das comunicações

 

Referências Bibliográficas

MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Comunicações: como influenciar as pessoas comunicando, 1a Ed. São Paulo; 2020.

MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?