Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Para explicar melhor quem sou eu e principalmente porque decidi direcionar todos meus esforços para capacitar as pessoas em gerenciar seus projetos, preciso lhe contar um pouco da minha história e da Escritório de Projetos.

Começo pela minha atual missão de vida retornando ao passado quando tudo começou, meu histórico de projetos e as qualidades que me ajudaram a alcançar seus objetivos finalizando pela minha transição de gerente de projetos para capacitar as pessoas a gerenciar seus projetos que me levou a criação do site e as soluções e seu aperfeiçoamento contínuo.

 

 

Minha missão de vida

Meu nome é Eduardo Montes e sou sócio fundador da Escritório de Projetos.

Tenho como missão de vida ajudar as pessoas a terem sucesso em seus projetos.

Faço isso porque acredito que quanto mais eu ajudo, mais eu sou ajudado.

PS.: Se você não acredita nisso, provavelmente, está com dificuldade em ter sucesso em seus projetos.

 

 

Quando tudo começou

Tudo começou com os ensinamentos do meu finado pai que sempre dizia: “Quanto mais você ajuda, mais será ajudado. Você ajuda alguém aqui e outro lhe ajudará lá na frente.”

Como sempre gostei de lógica, reinterpretei suas palavras sábias da seguinte forma:

Se eu ajudo alguém, a pessoa ajudada está mais propensa a ajudar outra, e quanto mais eu ajudo, maior a probabilidade que as pessoas que ajudei, ajudem outras.

E essas pessoas ajudadas pelas pessoas que eu ajudei, tendem a ajudar outras pessoas, e assim por diante. Até que um determinado momento, serei ajudado novamente.

Por isso, tenho me empenhado muito para direcionar todos os meus esforços para o “bem comum”, ou seja, algo que eu posso tirar proveito e outras pessoas que estão ao meu redor também.

Portanto, sempre direcionei meus esforços no sentido me capacitar e capacitar as pessoas que estão ao meu redor e sempre tirei muito proveito disso.

 

 

Gerenciando meus projetos 

Os primeiros aprendizados foram na minha adolescência com as festas que fazia em minha casa em Araguari, Minas Gerais, mais conhecidas, pelas festas na casa do Dudu. E foram várias, com muita diversão, muitas lembranças gostosas, e assunto inevitável sempre quando encontro meus amigos de Araguari. As festas eram muito bem organizadas com vários amigos extremamente engajados (todo muito queria participar) e com raríssimas ocorrências.

Mas, meu primeiro grande desafio foi passar no Vestibular em Ciência da Computação na UFSCar o que consegui com meus 17 anos em 1985.

O segundo grande desafio chegou de uma forma muito triste com o falecimento do meu pai, quando eu estava terminando meu primeiro ano na faculdade em 1986 quando tive que parar a faculdade por dois anos para ajudar minha mãe na transição dos negócios da família até retornar a faculdade em 1988.

Logo após terminar a faculdade, comecei a trabalhar em 1990 e em menos de dois anos já era responsável pela minha primeira equipe quando comecei a gerenciar projetos profissionalmente.

De lá para cá, foram muitas conquistas e realizações. Já são mais de 300 projetos entregues com sucesso somando um investimento de R$19 bilhões.

 

 

Qualidades para fazer a diferença em meus projetos

Os ensinamentos e principalmente, sua aplicação me ajudaram a desenvolver as seguintes características que fizeram e fazem a diferença na minha vida:

  • Amor aos projetos;
  • Foco em otimizar;
  • Capacitar as pessoas ao meu redor.

Essas características foram fundamentais para o sucesso dos meus projetos e podem ser desenvolvidas por você para aumentar suas chances de sucesso.

Amor aos projetos

Um dos meus maiores prazeres é transformar ideias em realidade.

Quem já trabalhou comigo em projetos sabe como sou comprometido com minhas entregas e que não existe hora ruim e nem situação complexa que não possa ser resolvida sabiamente. Realizar é meu combustível para sempre buscar mais.

Direciono todos os esforços para cumprir os prazos estabelecidos e nunca deixo um projeto antes de concluí-lo. Nunca pedi demissão deixando projetos inacabados, e já tive várias ofertas tentadoras para fazê-lo.

Foco em otimizar

Também sou extremamente focado em otimizar tudo o que faço. Antes de iniciar qualquer atividade, já começo a pensar como eu poderia fazer de uma forma mais inteligente, automatizando passos repetidos, eliminando tarefas sem valor agregado, sempre questionando e buscando formas mais produtivas. Alguns dizem que sou um autêntico pão duro, eu discordo, é claro. J

Busco sempre formas mais inteligentes para sustentarmos nosso planeta, gastar o que não é necessário é praticamente uma agressão pra mim.

Capacitar as pessoas ao meu redor

Para otimizar seu resultado, é claro que você necessita das pessoas. E pessoas mais capacitadas e mais motivadas geram melhores resultados. Por esse motivo, sempre investi na minha equipe.

Lembro-me bem quando comecei a gerenciar minha primeira equipe no Martins onde implementei várias iniciativas para manter a equipe capacitada e motivada.

Tínhamos nossos momentos felizes, uma reunião mensal onde sempre trazia algo novo para capacitá-los e depois discutíamos de forma individual e em grupo como melhorar o desempenho da equipe e de cada um deles.

 

Meu amor pelos meus projetos, meu foco em otimizar os processos e em capacitar minha equipe foram os geraram grandes realizações onde passei, e sempre fui considerado um benchmarking em relação as entregas dos projetos.

 

 

De gerenciar meus projetos para capacitar as pessoas a gerenciar seus projetos

A grande mudança de foco de “gerenciar meus projetos” para “capacitar as pessoas a gerenciar seus projetos” veio em 2005 após a conclusão de vários projetos que me prepararam para isso:

  • 12/2004: MBA Exchange pela UNC at Chapel Hill;
  • 02/2005: Mestrado Profissionalizante em Administração de Empresas pela FGV-EAESP;
  • 04/2005: Certificação PMP pelo PMI;
  • 05/2005: Iniciado carreira como PMO ficando responsável pela implantação do Escritório de Projetos do Deutsche Bank;
  • 09/2005: Iniciado carreira como Professor de Gerenciamento de Projetos ficando responsável pela disciplina de Gerenciamento da Qualidade no MBA em Gerenciamento de Projetos do SENAC.

As duas novas carreiras iniciadas sempre tiveram um objetivo comum que é capacitar os gerentes de projetos a terem sucesso em seus projetos. 

O Escritório de Projetos é a área responsável pelos projetos da organização e uma das suas atribuições mais importantes é aumentar a taxa de sucesso de seus projetos.

O Professor de Gerenciamento de Projetos deve capacitar seus alunos a terem mais sucesso em seus projetos.

Como sou uma pessoa muito focada em otimizar tudo que eu faço, comecei a construir em 2005 todas as soluções que compartilho com vocês no site. Cada solução criada é fruto de muitas horas de estudos, planejamento, execução, controle e monitoramento, e principalmente, a busca contínua por aperfeiçoa-las.

 

 

O site

O marco mais importante aconteceu em Julho de 2011, quando criei o site https://escritoriodeprojetos.com.br/ e resolvi concentrar todos meus esforços no que eu faço de melhor para causar o maior impacto possível na sociedade “Capacitar as pessoas a Gerenciar seus Projetos com sucesso”.

Essa decisão foi motivada principalmente pelos pedidos dos meus alunos em compartilhar o material usado em sala de aula e meu desejo de causar um maior impacto na sociedade através das dos meus ativos acumulados durante meus anos como professor e PMO. Comecei com a Metodologia de Gerenciamento de Projetos e seus Templates

Os templates foram a grande atração inicial do site porque as pessoas que gerenciavam seus projetos precisavam documentar as informações de forma estruturada e inteligente baseada nas melhores práticas do mercado. E eu, naquela época, era o único a oferecer um conjunto completo de templates para baixar de forma gratuita e em português (Já existiam sites com templates em Inglês).

Com o site criado, a abrangência das soluções compartilhadas extrapolou a sala de aula e meus clientes e amigos, para atingir praticamente todas pessoas em busca de informações e soluções sobre gestão de projetos na língua portuguesa.

 

 

As soluções gratuitas e seu aperfeiçoamento contínuo

O feedback veio através de muitos depoimentos, agradecimentos e pedidos por novos templates e soluções, e pude perceber o quanto minhas soluções estavam ajudando os usuários do site. Foi a grande motivação para investir todo tempo disponível para compartilhar meu conhecimento e minhas soluções já criadas.

E a partir daí cada conversa com um amigo ou usuário do site, cada visita a um prospect, cada projeto gerenciado, cada escritório de projetos implantado passou a ser fonte para criar novas soluções e aperfeiçoar as existentes.

A primeira iniciativa implementada com outros gerentes de projetos, veio em 2011 mesmo, quando foi lançado nossa seção chamada Lições aprendidas em projetos cujo objetivo é compartilhar o que foi aprendido para que você possa evitar os erros cometidos e usar as soluções encontradas. Os primeiros a divulgarem suas lições aprendidas e a quem eu devo agradecimentos especiais foram Fabio Luiz Braggio, MBA, PMP, Celso Cunha e meu amigo de longa data, Rogerio Maciel.

Evoluímos muito de Julho de 2011 para cá e hoje já somos credenciados pelo Google como a principal referência de gerenciamento de projetos do Brasil Saiba mais como o Google nos credencia e conheça melhor os números das nossas soluções gratuitas...

 

 

Sua vez de participar

Como disse inicialmente, tenho como missão de vida ajudar as pessoas a terem sucesso em seus projetos. E para cumprir minha missão, trabalho todos os dias ajudando pessoas em seus projetos e identificando e testando na prática formas de sermos mais efetivos em nossos projetos e você tem meu compromisso em aperfeiçoar as soluções criadas e em lhe ajudar em seu projeto.

Entretanto, para eu lhe ajudar de forma efetiva, preciso que você participe, use as soluções e as melhores práticas disponibilizadas e exija sempre o máximo delas.

Sua participação e feedback é fundamental para torná-las cada dia melhores para você.

  • Critique tudo que não estiver no nível de excelência esperado;
  • Curta, compartilhe e dê seus depoimentos em tudo o que gostar;
  • Tire suas dúvidas através dos nossos fóruns;
  • Sugira novas seções, dê sua opinião;

Quanto mais você participa, mais você ganha.

 

Conte comigo nos seus projetos, pois, já estou contando com você nos meus.

  

 

eduardo

Eduardo Montes, PMP

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fundador e PMO da https://escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários

Mais de 300 projetos entregues somando R$19 bilhões em investimentos

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos

PMP certificado desde 2005 quando iniciou sua atuação como PMO e implantou e gerenciou vários Escritórios de Projetos

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar

Missão de vida: Capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Saiba mais...

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

 

Para mais informações, visite meu perfil e me envie uma mensagem  ou entre em contato comigo via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.),  Linkedin ou Facebook.

 

Saiba mais

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Login