Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Aquisições

Aquisições é um dos nossos  por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O é feito por você e para você. Você pode:

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento das aquisições do projeto

  • O tipo de contrato e seus termos e condições definem o grau de risco assumido pelo comprador e pelo fornecedor. Para decidir qual é o melhor tipo de contrato, você deve considerar como motivar o fornecedor e como garantir que o trabalho não seja

    ...
  • Processos Gerenciamento das aquisições

    ...
  • A análise para seleção de fontes prioriza as necessidades de aquisições do seu projeto e determina os métodos de seleção e critérios mais adequados para cada aquisição.

    O critério mais usado nas aquisições é o ...

  • As estimativas de custos independentes são usadas para verificar as respostas propostas.
    Caso existam grandes diferenças entre as propostas, provavelmente, a ...

  •  

    A documentação de aquisições é composta pelos documentos relacionados a aquisição geradas inicialmente no Planejamento das Aquisições:

    • Documentos de licitação: RFP, RFI, RFQ
    • Especificação de Trabalho: Descrição
    ...
  • As técnicas de avaliação de propostas definem o processo formal de revisão da avaliação conforme políticas de aquisição do comprador.
    Uma dessas técnicas, é o uso de um comitê, o que proporciona qualidade e transparência na avaliação....

  • conduzir as aquisicoes

    Conduzir as aquisições dá continuidade ao processo planejar as aquisições.

    Resumidamente, as principais

    ...
  • Os documentos de licitação (ou documentos de aquisições) são usados nos processos de Aquisições, porém, com objetivos e documentos distintos.

    Começando pela saída do processo ...

  •  

    Após a análise de fazer ou comprar e consequente definição de quais pacotes de trabalho serão adquiridos, será necessário detalhar quais estratégias serão adotadas para todo o ciclo de vida do contrato incluindo tipos de contratação,

    ...
  • A pesquisa de mercado é muito usada para identificar os principais fornecedores do produto ou serviço sendo adquirido.

    Para itens genéricos como recursos materiais e produtos, os sites de comparação de preço como o buscapé podem ajudar a

    ...
  • Administração de reivindicações tem como objetivo solucionar as reinvindicações de forma adequada e justa para ambas as partes.
    A reinvindicação é uma mudança solicitada que não houve acordo entre as partes.
    Todas as reinvindicações

    ...
  • Amigos,

    Com muita alegria que lanço meu terceiro livro Gerenciamento das aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras. ...

  • O gerenciamento das aquisições do projeto é uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro das organizações, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de serviços.

    As empresas precisam trabalhar no que elas

    ...
  • Pedido de Cotação / Request for Quotation-RFQ:
    Usado para fazer cotação dos itens de aquisição quando discussões entre os concorrentes não são necessárias e o preço é o fator principal na negociação.

    ...

  • RFP - Request for Proposal / Solicitação de Proposta

    Solicitação de Proposta Técnica/Comercial
    Escopo deve estar claro, bem definido e mensurável
    Exige proposta mais elaborada e critérios mais complexos
    ...

  • RFI - Request for Information / Solicitação de Informação

    Saiba mais em Documentos de aquisição...

  • Relatório de encerramento do contrato pelo contratante.

  • O Plano de Gerenciamento das Aquisições está baseado no Guia PMBOK® e tem como objetivo descrever como os processos de aquisição serão gerenciados desde o desenvolvimento dos documentos de aquisições até o fechamento do contrato.

  • Modelo de proposta revisado para responder uma ?solicitação de proposta mais conhecida pelo termo em inglês, RFP - Request for Proposal.

  • Este documento contém os componentes de contrato citados no Guia PMBOK® Quinta Edição na saída 12.2.3.2 Acordos e foi criado para ser usado como documento inicial a ser encaminhado para seu advogado ou especialista em contratos que gerará o

    ...
  • Planilha complementar para inserir as questões a serem pontuadas da RFI - Request for Information.docx.

  • Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que

    ...
  • Declaração de trabalho ou Statement of Work (SOW)

    Descrição de um produto ou serviço para ser adquirido sob um contrato; Declaração de requisitos.

    Desenvolvida a partir da linha de base do escopo.
    Deve fornecer informação

    ...
  • Decisões de Comprar ou Mapa das aquisições.

    Saiba mais em Decisões de fazer ou comprar...

  • Cadastro de fornecedores qualificados com seus contatos e seu desempenho em projetos.

    Saiba mais em Lista dos fornecedores

    ...
  • Algumas boas práticas em relação ao sistema de pagamento:

    • Pagamento feito = trabalho realizado;
    • Pago após certificação de trabalho satisfatório por pessoa autorizada;
    • Devem ser feitos e documentados em
    ...
  • O objetivo dos acordos negociados é o acerto final justo de todas as questões, reivindicações e disputas pendentes.
    Privilegie sempre a resolução através de negociação direta entre as partes.
    Caso não seja possível a negociação

    ...
  • As reuniões com licitantes devem ser planejadas com antecedência de modo a garantir entendimento claro e comum e que nenhum licitante tenha tratamento preferencial. Elas fazem parte do processo

    Segundo o Guia PMBOK®, a análise de fazer ou comprar é uma técnica geral de gerenciamento usada para determinar se um trabalho específico pode ser melhor realizado pela equipe do projeto ou se deve ser comprado de fontes

    ...
  • O sistema de controle de mudanças no contrato define como a aquisição pode ser alterada caso necessário.

    É composto de fluxo de trabalho para aprovação, documentos e seus respectivos modelos, alçadas e toda informação necessária para

    ...
  • As negociações das aquisições podem ser com a empresa de melhor proposta ou com as duas ou três melhores classificadas.

    Elas são necessárias para obter acordo mútuo antes da assinatura o contrato e para detalhar os requisitos e outros

    ...
  • A auditoria de aquisições é uma análise estruturada de todos processos de aquisições, que inicia com as decisões de comprar e finaliza com o encerramento das aquisições.
    Seu principal objetivo é identificar os êxitos e fracassos que possam

    ...
  • A análise de desempenho das aquisições é uma avaliação estruturada do progresso do fornecedor.
    Tem como objetivo:

    • Identificar êxitos e fracassos do desempenho, progresso em relação à declaração do trabalho e não-cumprimento
    ...
  • Saidas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento das aquisições do projeto

  • O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em

    ...
  • As estimativas independentes são usadas para verificar as respostas propostas.
    Caso existam grandes diferenças entre as propostas, provavelmente, a

    ...
  • O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu

    ...
  • A nossa falta de capacidade em entregar a infraestrutura adequada para sediar a Copa do Mundo deixa evidente, sobretudo um apagão de mão de obra especializada que tornou publica nossas mazelas perante o mundo todo.

    Eventos esportivos

    ...
  • Planilha com Critérios para Seleção de Fontes
    Para medir, comparar  e/ou pontuar as propostas dos fornecedores
    Possuem critérios Eliminatórios e Classificatórios
     

  • Veja nessa categoria todos os artigos da categoria Aquisições (Área de conhecimento do Guia PMBOK).

    Aquisições é um dos nossos ...

  • A publicidade é usada principalmente para atrair novos fornecedores qualificados no processo de conduzir as aquisições.

  • A análise marginal é uma ferramenta para tomada de decisão construída com base no princípio 3 do livro "Principles of Economics" de Mankiw (2012), "Rational People Think at the Margin".

    Para adotar uma

    ...

Saiba mais Gestão das Aquisições

Processos Gerenciamento das aquisições

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas de Aquisições do Guia PMBOK®

Metodologia PMO
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

 

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

 

Exemplos de Projetos
Artigos sobre aquisições em projetos

 

Bibliografia recomendada

 

Grupos de interesse em projetos
  • Junte-se ao Grupo de Aquisições de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.

 

Login

Project Together

Quer ajudar e ser ajudado alcançando seus objetivos individuais Compre meu livro e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. avisando que quer participar do Project Together