Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

 

Aprenda o passo-a-passo para criar um mapa mental com informações organizadas do seu projeto.

 

 

 

O sucesso de um projeto está relacionado a boas decisões e ideias, e os mapas mentais são uma ferramenta valiosa quando se trata do planejamento de um projeto.

Além de facilitar o fluxo de ideias, o que é ideal para processos de brainstorming, os mapas mentais também fornecem informações estruturadas e uma visão geral de todo o projeto.

Se você usar um software como MindMeister, pode criar mapas colaborativos. Isso significa que podem ser compartilhados com colegas e parceiros. Outra vantagem de usar um software é podem transformar mapas em apresentações, documentos e quadros de projetos ágeis.

Mapa mental do projeto

A seguir, você vai ver algumas ideias de como os mapas mentais podem ser aplicados em projetos.

Brainstorming de ideias para o projeto

Existem estudos que mostram que o uso de ferramentas online para obter ideias para um novo projeto são mais efetivas e aumentam os resultados criativos em até 50% em relação a outros métodos tradicionais. Você pode ler um artigo detalhado clicando aqui.

E como sugestão, você pode seguir o seguinte passo-a-passo para criar um brainstorming com a sua equipe:

  • Abra um novo mapa mental e coloque o nome do projeto no primeiro nível.
  • No segundo nível, coloque cerca de 6 subtópicos com aspectos relevantes para o planejamento.
  • Detalhe as ideias que surgirem a partir do terceiro nível do mapa mental.
  • Neste processo, é importante não ser muito crítico das ideias que surgirem, pois isso pode inibir a criatividade e o momento de selecionar as melhores ideias será posterior ao brainstorming.

Organização das informações do projeto

Depois de fazer o brainstorming, o seu mapa mental provavelmente estará repleto de informações espalhadas pelo diagrama. O próximo passo é organizar as ideias e preparar uma apresentação.

  • Remova as ideias que não serão aplicadas
  • Reordene e estruture os tópicos
  • Adicione imagens, notas, arquivos, comentários, e outras informações.
  • Destaque informações principais usando negrito, cores, tamanhos, etc.
  • Crie uma apresentação a partir do seu mapa mental.
  • Apresente o projeto para os principais Stakeholders.

Definição do plano do projeto

O plano do projeto é um dos principais documentos que contém informações sobre os vários aspectos do empreendimento a ser realizado. Ele pode ser elaborado usando várias ferramentas, como editores de texto e planilhas.

Nesse processo, os mapas mentais podem ser uma boa ferramenta para resumir as principais informações em tópicos, com a possibilidade de se anexar arquivos a eles.

Você pode criar um novo mapa mental e abrir subtópicos com cada uma das áreas que serão detalhadas no plano – como por exemplo:  objetivos, escopo, recursos, etc.

A dica aqui é usar palavras e frases curtas para facilitar a visualização do mapa. Caso deseje acrescentar mais textos, uma possibilidade é exportar o mapa para um documento de texto e escrever a partir dos subtópicos.

Crie o seu mapa mental

Com as recomendações acima, você já está pronto para iniciar um novo plano do projeto usando mapas mentais. Se desejar criar o mapa usando uma ferramenta online e gratuita para até 3 mapas, minha sugestão é o MindMeister, e o processo de cadastro é simples e rápido. Com isso a produtividade do seu time tende a aumentar cada vez mais.

 

0
0
0
s2sdefault

itmplatform

Login