3.1Visão Geral
O planejamento do projeto refina os objetivos do projeto e planeja o trabalho necessário para alcançá-los.
O processo do planejamento requer que o gerente de projeto desenvolva o plano de projeto e seus planos complementares.
A fase do planejamento definirá mais precisamente o escopo, o custo e o prazo do projeto, estabelecerá a organização do trabalho e fornecerá uma estrutura para revisão e controle do projeto.
Mudanças significativas que venham a ocorrer durante os processos de execução e controle demandarão atividades do processo de planejamento.
3.2Pré-requisitos
- Solicitação do projeto aprovada;
- Gerente de projeto definido.
3.3Fatores críticos de sucesso:
- Definir o escopo e assegurar que as entregas estejam bem definidas;
- Definir equipe adequada as necessidades do projeto e assegurar que os recursos estejam disponíveis conforme definido no plano de projeto;
- Avaliar os riscos e criar plano de repostas;
- Planejar o gerenciamento das comunicações do projeto;
- Salvar as linhas de base de prazo, custo e escopo;
- Definir a forma de monitorar as linhas de base de prazo, custo e escopo;
- Criar um ambiente no qual as partes interessadas possam contribuir de forma adequada.
3.4Passos
O responsável pelas atividades de planejamento descritas abaixo é o gerente de projeto.
2-Definir o escopo
PMBOK
Coletar os requisitos (5.2-PMBOK): Definir e documentar as necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto.
Definir o escopo (5.3-PMBOK): Desenvolver uma declaração do escopo detalhada do projeto como base para futuras decisões do projeto.
Criar a EAP (5.4-PMBOK): Subdividir as principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
Será construído baseado na solicitação de projeto aprovada. É uma seção do plano de projeto que declara qual trabalho deve ser realizado e quais entregas necessitam ser produzidas.
A declaração do escopo fornece a base para as futuras decisões do projeto.
É uma seção do plano de projeto ou um documento complementar dependendo da complexidade do projeto. A declaração de escopo contém:
- Objetivos do Projeto;
- Premissas e Restrições;
- Lista das entregas e seus requisitos;
- Estrutura Analítica do Projeto;
- Fora do escopo do projeto (O que não está incluído no projeto);
- Critérios de aceitação do projeto.
Checklist
Definir os objetivos do projeto.
Definir todas entregas e marcos de forma clara (Específico, Mensurável e Alcançável).
Desenvolver um processo de aceitação de entrega.
Finalidade:Descrever de forma clara as entregas do projeto
Entrada:Termo de Abertura do Projeto
Saída:
- Declaração de Escopo (Seção do Plano de Projeto ou Documento auxiliar);
- EAP – Estrutura Analítica do Projeto (WBS – Work Breakdown Structure);
- Dicionário da EAP
3-Analisar os riscos
É um plano auxiliar do plano de projeto.
A abordagem definida pelo PMO é sempre identificar os riscos do projeto e para cada um dos riscos, definir probabilidade, impacto e ação que será tomada conforme template de Gestão de Riscos.
Este processo é composto pelos seguintes processos do PMBOK:
Defini como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto
Determina os riscos que podem afetar o projeto e documentar suas características.
Prioriza riscos para análise ou ação adicional subseqüente através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
- Realizar a análise quantitativa dos riscos (11.4-PMBOK)
Analisa numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
Envolve muito esforço e será somente justificável para projetos de alta complexidade com aprovação do Comitê do Escritório de Projetos.
Desenvolve opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
CheckList
Identificar potenciais riscos para o projeto.
Avaliar o impacto e a probabilidade de ocorrência dos riscos identificados.
Determinar o plano de resposta aos riscos, incluindo os planos de contingência.
Finalidade:
- Aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e
- Diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos adversos ao projeto.
Entrada:
- Plano de Gerenciamento do Projeto
- Declaração do escopo do projeto
- EAP
- Dicionário da EAP/ Complementar
- Registro das partes interessadas
Saída:
4-Criar o cronograma e o orçamento do projeto
Este processo agrupa os seguintes processos do PMBOK:
- Definir as Atividades (6.2-PMBOK): Identifica as atividades específicas que precisam ser realizadas para produzir as várias entregas do projeto.
- Sequenciar as Atividades (6.3-PMBOK): Identifica e documenta as dependências entre as atividades do cronograma.
- Estimar os recursos das atividades (6.4-PMBOK) e Estimar as durações das atividades (6.5-PMBOK): Estima o tipo e as quantidades de recursos necessários para realizar cada atividade do cronograma.
- Desenvolver o Cronograma (6.6-PMBOK)
- Inclui restrições do cronograma: (Pré-requisito para o cálculo da duração das atividades)
- Restrição é uma entrada que interfere na duração da atividade.
- Podem ser:
- Deadline: Data indicativa do término de uma atividade, não restringe seu planejamento
- Tipo de restrição: ASAP, ALAP, FNET, SNET, FNLT, SNLT, MFO, MSO.
- Calendário da atividade: dias úteis para a atividade específica.
- Calendário do recurso: dias úteis para o recurso específico usado na atividade.
- Calendário do projeto: dias úteis para o projeto.
- Estimar os custos (7.2-PMBOK)
- Inclui valor unitário por recurso na planilha de recursos.
- Determinar o orçamento (7.3-PMBOK)
- Após a execução dos passos anteriores, o software de gerenciamento de projetos irá calcular o prazo e custo do projeto
CheckList
Cronograma criado e validado pela equipe de projeto com todas as atividades do projeto e os recursos necessários para executá-las.
Orçamento gerado automaticamente com base no cronograma do projeto.
Finalidade: Detalhar para cada pacote de trabalho, suas atividades. Para cada atividade definida, seus recursos necessários e duração prevista.
Entrada:
- Plano de Gerenciamento do Projeto
- Declaração do escopo do projeto
- EAP
- Dicionário da EAP/ Complementar
Saída:
- Cronograma.
- Orçamento.
5-Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
Este é o processo necessário para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de projeto. O plano de projeto se torna a principal fonte de informações de como o projeto será planejado, executado, controlado e encerrado.
O plano de projeto e seus planos auxiliares são descritos nas saídas.
Após a aprovação do plano de projeto, a linha de base deve ser salva usando o MS Project.
A linha de base é a fotografia do planejado no momento de sua aprovação. Ela é usada para comparar com o realizado e verificar se existem desvios entre planejado x realizado.
Para salvar a linha de base no MS Project 2013, selecione o menu Project, e clique em Set Baseline, e novamente, Set Baseline.
Checklist
Desenvolver o plano de projeto e seus planos auxiliares consolidando todas as atividades de planejamento descritas abaixo.
Plano de projeto concluído e aprovado.
Distribuir o plano de projeto de acordo com plano de gerenciamento das comunicações descrito abaixo.
Linhas de base de prazo, custo e escopo salvas após a aprovação do plano do projeto.
Finalidade: descrever como o projeto será executado, monitorado, controlado e encerrado
Entrada:Termo de Abertura do Projeto
Saída: Plano de Gerenciamento do Projeto
Referências Bibliográficas
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.
MONTES, Eduardo. Modelos, métodos e artefatos de projetos, 1ª Ed., Editora Senac São Paulo, 2022.
Mastering Project Planning: Setting Clear Objectives and Milestones