Últimas atualizações
Planejamento como um domínio de desempenho (7a Edição do Guia Pmbok®) ou como um dos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos (6a Edição do Guia Pmbok®) é uma das nossas tags de projetos.
Estamos iniciando mais um ano e esse é o melhor momento para arregaçar as mangas e criar comigo suas resoluções para 2022.
Vamos fazer juntos passo a passo, iniciando pela definição do seu propósito de vida (aquilo que realmente importa
Fundamental registrar os riscos pois, como diria a lei de Murphy, "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará".
O registro dos riscos é feito principalmente, no processo ...
Compartilhando com vocês a pergunta da Simone sobre como as mudanças devem refletir no prazo dos projetos:
Bom dia!
Gostaria de saber sobre cronogramas!
Pelas minhas vivências, passei por
O principal objetivo do grupo de processos de planejamento é refinar o planejamento feito na Iniciação com o nível de detalhe necessário.
O planejamento requer que o gerente de projeto desenvolva o plano de projeto e seus planos
Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.
Para os interessados em aprender mais sobre metodologias e grupos de processos de gerenciamento de projetos preparamos abaixo 3 apresentações e um conjunto de referências para
Amigos,
Gostaria de convidar vocês para refletir sobre uma das nossas principais funções dentro de um projeto.
É sabido que a maturidade de um GP é medida através da forma com que o mesmo conduz as integrações de um projeto. Esta área do conhecimento é com certeza uma das mais sensíveis dentro das boas práticas do PMI. O entendimento inicial do projeto
O Guia PMBOK® define em seu glossário:
"Requisito / Requirement. Uma condição ou capacidade que deve ser atendida ou possuída por um sistema, produto, serviço, resultado ou componente para satisfazer um contrato, uma norma, uma
O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em
Independentemente de ter concluído o passo 1-Desenvolver o termo de abertura, os próximos passos (de 2 a 5) são um refinamento do levantamento feito no passo 1.
O segundo passo
O terceiro passo 3-Analisar os riscos envolve revisar de forma detalhada os riscos levantados no passo 1-Desenvolver o termo de abertura.
Checklist dos passos
O quarto passo 4-Criar cronograma e orçamento envolve decompor cada componente da EAP (criada no passo 2-Definir o escopo) em atividades.
O passo 5- Revisar e aprovar o planejamento revisa todos os passos anteriores envolvendo as partes interessadas para garantir a sua aprovação do planejamento e o seu comprometimento na execução do projeto.
Checklist dos
As estimativas de duração indicam o número de período de trabalhos necessários para completar uma atividade usando os recursos definidos.
Segundo o Guia PMBOK®, a matriz de rastreabilidade dos requisitos associa os requisitos às suas origens e os rastreia durante todo o ciclo de vida do projeto.
A declaração do escopo do projeto, ou especificação do escopo do projeto como traduzido no Guia PMBOK®, é essencial para o sucesso do projeto, pois, descreve as entregas do projeto e o trabalho necessário para criá-las.
O plano de gerenciamento dos riscos descreve como o gerenciamento de riscos será executado, monitorado e controlado. É um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto.
Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento do cronograma estabelece os critérios e as atividades para o desenvolvimento e o controle do cronograma do projeto.
Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento dos custos define o formato e estabelece as atividades e os critérios de planejamento, estruturação e controle dos custos do projeto.
Segundo o Guia PMBOK®, planejar o gerenciamento das comunicações é o processo de determinar as necessidades de informação das partes interessadas no projeto e definir uma abordagem de comunicação.
Planejar o gerenciamento da qualidade tem como objetivos:
Planejar o gerenciamento dos riscos tem como objetivo definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.
Identificar os riscos tem como objetivo determinar quais risco podem afetar o projeto e documentar suas características.
É um processo iterativo que deve ocorrer durante todo o projeto.
Realizar a análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.
Os riscos com maior probabilidade e impacto são priorizados para posterior
Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
Por envolver alta complexidade, é realizada somente nos riscos priorizados pela
Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto. Trata as respostas aos riscos conforme sua prioridade e define um "proprietário"
Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.
Planejar o gerenciamento dos recursos ou desenvolver o plano dos recursos tem como objetivo definir todas as atividades relacionadas ao ciclo de vida dos recursos no projeto, iniciando pela estimativa dos recursos necessários, sua aquisição,
O plano de recursos, ou, plano de gerenciamento dos recursos, é um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto. Ele fornece orientação sobre como os recursos do projeto serão gerenciados.
O planejamento do projeto refina os objetivos do projeto e planeja o trabalho necessário para alcançá-los.
Relação dos templates de Planejamento
Faz parte também dos templates de planejamento, os templates de Plano de Gerenciamento que mereceram uma página separada devido a sua
Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.
Planejar o gerenciamento do cronograma estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, desenvolver, gerenciar, executar e controlar o cronograma do projeto.
Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.
Para estimar os custos deve-se considerar todos os recursos (diretos ou indiretos) a serem usados.
Esses recursos podem ser mão-de-obra, materiais, equipamentos, entre outros.
Para alocar os custos indiretos, normalmente, usa-se
Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.
Segundo o Guia PMBOK®, Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.
Decomposição é a divisão de um componente maior em componentes menores.
No processo Criar a EAP, divide-se as entregas do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis, até que as
Sequenciar as Atividades tem como objetivo, identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades.Recomenda-se o uso de um software de gerenciamento de cronogramas para sequenciar as atividades.
Estimar os recursos da atividade é estimar todos os recursos necessários para a execução de cada atividade determinando o tipo e a quantidade de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos.
Estimar a duração da atividade é estimar a quantidade de períodos de trabalho necessários para completar cada atividade considerando os recursos estimados no processo ...
Desenvolver o Cronograma envolve analisar a sequência das atividades, sua duração, seus requerimentos de recursos e suas restrições para criar o cronograma do projeto e determinar as datas de início e término de cada atividade. É um processo
Coletar os requisitosé o processo de definir e documentar as necessidades das partes interessadas para atingir os objetivos dos projetos.
Definir o Escopo é desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.3 Definir o escopo (Guia PMBOK® 6a Edição)
Compartilhando com vocês a pergunta do Marcelo postada nos comentários da nossa seção Pergunte ao PMO:
Itens importantes ignorados em Planos de Projetos Nesta publicação, apresento um resumo de falhas que considero frequentes no planejamento de projetos....
Nesta publicação, apresento um resumo de falhas que considero frequentes no planejamento de projetos.
A nossa falta de capacidade em entregar a infraestrutura adequada para sediar a Copa do Mundo deixa evidente, sobretudo um apagão de mão de obra especializada que tornou publica nossas mazelas perante o mundo todo.
Eventos esportivos
Não sou técnico da SABESP, mas, como uma boa prática de gerenciamento de projetos, vou pedir a Opinião dos Especialistas e de nossos leitores para complementar o artigo e debater o
BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de
O relatório de riscos funciona de forma complementar ao registro dos riscos. Ele contém informações sobre as fontes de risco geral e sobre os riscos identificados.
O Termo de nomeação da equipe tem objetivo similar as regras básicas que definem um conjunto de regras e procedimentos que norteiam o trabalho de toda equipe.
Fiz uma revisão geral nos templates existentes de modo a adaptar ao conteúdo sugerido pelo PMBOK e inclui alguns novos templates.
Conheça a relação completa de templates de gerenciamento
Veja como deve ser gerenciado um projeto através da nossa metodologia de gerenciamento de projetos.
Abaixo nossas principais seções e uma breve descrição com os fatores críticos de
Parece uma pergunta simples para quem está acostumado a trabalhar em organizações que utilizam metodologias para essa atividade.
Entretanto, muitas organizações, empresas, departamentos, áreas e até mesmo alguns líderes não sabem com
PMO, quando o buraco é mais em baixo ou mais em cima na condução de projetos.
Continuamos a refletir sobre os problemas, devido à falta de entendimento sobre a atividade de gerenciamento de projetos, por boa
Nova versão revisada para a quinta edição: Processos Guia PMBOK Quinta Edicao.xlsx
Contém as seguintes abas:...
Fiz uma alteração na metodologia para referenciar todos os processos do PMBOK sem exceção, segue abaixo todos os processos e suas referências:
Às vezes a equipe de gerenciamento de projetos declara como exclusões do escopo produtos ou serviços que a equipe do projeto não fornecerá, mas que é necessária para o projeto e que o Patrocinador ou alguma outra parte interessada precisa
"Análise de premissas / Assumptions Analysis [Técnica]. Uma técnica que explora a exatidão das premissas e identifica os riscos do projeto causados pelo caráter inexato, inconsistente ou
O Guia PMBOK® diz que a EAP (Estrutura Analítica do Projeto, ou WBS - Working Breakdown Structure) termina em "pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser agendado, ter seu custo estimado, monitorado e controlado". Mais ainda: "No
Estamos felizes em completar um ano de site com tanta evolução e tanto retorno da comunidade de Gerentes de Projetos.
Como havia prometido, segue alguns números sobre nosso sucesso e nossos principais produtos disponibilizados
Tenho a grata satisfação de informar para nossa comunidade de GPs que atingimos mais uma das nossas metas.
Para todas as saídas de todos os processos do Guia PMBOK® Quinta Edição, temos um template disponível para você baixar
Respondendo a questão do Flavio Spedaletti
Primeira dúvida:Tenho uma dúvida em relação a uma das saídas do processo Planejar a Qualidade, que é o Plano de Melhorias no Processo. Como posso saber quais as melhorias para um processo
Aprenda o passo-a-passo para criar um mapa mental com informações organizadas do seu projeto.
Olá amigos do Escritório de Projetos! Com muita satisfação apresento um tema importantíssimo para qualquer profissional independentemente de sua área de atuação : o gerenciamento da expectativa do cliente.
Vejam, a seguir,
Nelson Richter, PMP Silvio Cesar S. Silva, PMP
O gerente do projeto é severamente cobrado caso um risco com impacto entre médio e alto ocorra em um projeto de sua
Notícias sobre gerenciamento de projetos