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Passo 3: Analisar os riscos

O terceiro passo 3-Analisar os riscos envolve revisar de forma detalhada os riscos levantados no passo 1-Desenvolver o termo de abertura.

 

Checklist dos passos anteriores:

  • Equipe do projeto definida;
  • Diretório de projeto criado;
  • Termo de Abertura criado e aprovado pela equipe do projeto.
  • Fundamentos (Cap.1 a 4) e Iniciação (Capítulo 5) do Livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos lidos e dúvidas esclarecidas no fórum.
  • Escopo revisado com Declaração do Escopo, EAP e Dicionário da EAP criados.

 

Preparação para você:

  • Garanta que o checklist acima está concluído.

 

Preparação para você e sua equipe:

  • Leia o capítulo 6 do Livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos (do início até o final do passo 3) e inclua suas dúvidas no fórum do grupo do Livro.
  • Separe da sua pesquisa feita, os riscos dos projetos similares da sua pesquisa inicial feita no Google e nos Exemplos de Projetos e/ou Modelos de Projetos do site.
    • Eles já devem estar na pasta Referencias do seu projeto conforme explicado no e-mail anterior. O documento deve chamar Registro dos pontos de atenção ou Registro dos riscos.
    • Se achar que não tem bons exemplos, baixe os Exemplos de riscos genéricos e/ou faça pesquisas adicionais.
  • Peça para a equipe se preparar para o encontro.
  • Agende o encontro com a equipe.

 

Tempo a ser reservado:

Reserve pelo menos uma hora para a revisão dos riscos e agora a preocupação é priorizar os riscos e determinar como trata-los iniciando pelo mais prioritário.

 

Ferramentas e técnicas usadas:

Recomendo o uso da Análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) para verificar seus pontos fortes e fracos e como aproveitá-los da melhor forma.

Importante que seja feita uma Análise de premissas para tratar aquelas premissas que estão fora do seu controle e que possam impactar de forma significativa no projeto.

A Opinião Especializada pode lhe ajudar em todo processo de análise dos riscos, iniciando pela Identificação os riscos, depois priorizando e por fim definindo como tratar os riscos priorizados.

 

Entradas: (Quais são os insumos importantes para cada passo?)

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos:

 

Dicas importantes:

Trabalho com uma planilha para analisar os riscos do projeto – Registro dos pontos de atenção e também para registrar os problemas à medida que eles ocorrem. Isso agiliza o tratamento e resolução dos potenciais problemas (riscos – ameaças) e dos problemas em andamento a serem resolvidos e reduz a quantidade de arquivos a serem gerados.

 

 

 

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