Passo 4: Criar cronograma e orçamento

O quarto passo 4-Criar cronograma e orçamento envolve decompor cada componente da EAP (criada no passo 2-Definir o escopo) em atividades. 

 

Checklist dos passos anteriores:

  • Equipe do projeto definida;
  • Diretório de projeto criado;
  • Termo de Abertura criado e aprovado pela equipe do projeto.
  • Fundamentos (Cap.1 a 4) entendidos e dúvidas esclarecidas no fórum.
  • Capítulo 5 lido e dúvidas esclarecidas no fórum.
  • Escopo revisado com Declaração do Escopo, EAP e Dicionário da EAP criados.
  • Riscos revisados, priorizados, tratados e documentados no Registro dos pontos de atenção.

 

Preparação para você:

  • Garanta que o checklist acima está concluído.

 

Preparação para você e sua equipe:

 

Tempo a ser reservado:

Reserve pelo menos duas horas para decompor cada componente da EAP em suas atividades. Esse trabalho poderá dispender mais de uma reunião conforme a complexidade do seu projeto.

 

Ferramentas e técnicas usadas:

Da mesma forma que sugeri o uso do Planejamento em ondas sucessivas no passo 2-Definir o escopo, você deve usá-lo para os componentes da EAP que não tem detalhamento suficiente do que será feito, ou o nível de incerteza e de probabilidade de mudanças é elevado.

A Decomposição é a divisão de um componente maior em componentes menores, fundamental, para decompor cada componente da EAP em uma lista de atividades.

Para gerar meus cronogramas, uso o Microsoft Project. Entretanto, caso seu projeto não tenha tantas atividades, você pode fazer esse detalhamento através do Microsoft Excel ou ainda de outros softwares de gestão de atividades (Atualmente, estou avaliando o Todoist como ferramenta de gestão de atividades para uso no mobile e no computador).

 

Entradas: (Quais são os insumos importantes para cada passo?)

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos:

 

Dicas importantes:

Se pretende ser um gerente de vários projetos, recomendo que faça um curso de Microsoft Project ou de outro software de gerenciamento de cronogramas. Se você optou pela associação Project Together, contará com minhas orientações de como montar seu cronograma usando o Microsoft Project ou a ferramenta que selecionarmos.

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?