Passo 2: Definir o Escopo

Independentemente de ter concluído o passo 1-Desenvolver o termo de abertura, os próximos passos (de 2 a 5) são um refinamento do levantamento feito no passo 1.

O segundo passo 2-Definir o Escopo envolve revisar de forma detalhada o que foi levantado na Iniciação, principalmente os tópicos do Termo de Abertura 5W2H da Iniciação (What – O que? (Escopo do Produto); How – Como? Escopo do Projeto).

 

Checklist dos passos anteriores:

  • Equipe do projeto definida;
  • Diretório de projeto criado;
  • Termo de Abertura criado e aprovado pela equipe do projeto.
  • Fundamentos (Cap.1 a 4) entendidos e dúvidas esclarecidas no fórum.
  • Capítulo 5 lido e dúvidas esclarecidas no fórum.

 

Preparação para você:

  • Garanta que o checklist acima está concluído.

 

Preparação para você e sua equipe:

 

Tempo a ser reservado:

Reserve pelo menos 2 horas para a revisão do escopo e agora a preocupação é detalhar o suficiente para iniciar a execução.

 

Ferramentas e Técnica usadas:

Recomendo o uso do Planejamento em ondas sucessivas principalmente quando você não tem detalhamento suficiente do que será feito, ou o nível de incerteza e de probabilidade de mudanças é elevado.

A Decomposição é a divisão de um componente maior em componentes menores, fundamental, para criar a EAP, iniciando pelas fases, definindo as entregas de cada fase, e depois, os pacotes de trabalho de cada entrega.

 

 

Entradas: (Quais são os insumos importantes para cada passo?)

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos:

 

Dicas importantes:

Use bem cada um dos três documentos para garantir o alinhamento da equipe em relação ao que deve ser feito.

  • EAP: A estrutura analítica do projeto é o principal documento de todo projeto, ele mostra o que deve ser feito de forma gráfica e hierárquica facilitando o entendimento e deixando todos na mesma página. Normalmente, deixo a EAP, como anexo da Declaração do escopo.
  • Declaração do escopo do projeto: deve esclarecer para todos o escopo do projeto, incluindo justificativa, objetivos, o que não será feito no projeto, restrições etc. Veja os exemplos.
  • Dicionário da EAP: detalha cada componente da EAP, cada entrega do projeto. Uso um documento e uma planilha.
    • O documento é usado para conter todo detalhamento incluindo imagens, hyperlinks, exemplos, referências e o que mais for necessário.
    • A planilha é mais apropriada para incluir vários detalhes no formato de tabela incluindo uma Matriz de Responsabilidades e os Requisitos.

 

 

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