Estimativas Paramétricas

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Anônimo
    Convidado

Estou fazendo uma leitura sobre estimativa paramétricas e fiquei com uma dúvida a respeito do fator de desempenho.

Os recursos menos especializados gastam mais tempo para a realização de uma determinada tarefa. Certo, mas ao mesmo tempo li que quanto mais especializado o recurso, mais baixo é o fator de desempenho.

Exemplo:

Horas de trabalho: 150 horas

Número de pessoas disponíveis: 2 pessoas

Porcentagem disponível: 75%

Fator de desempenho 0,8

Fazendo o cálculo: Trabalho/ quantidade x %disponível x fator de desempenho = 125 horas

Seu eu mudar o Fator de desempenho para 1.2(que seria menos especializado) o resultado daria 83,33…então conclui que se o fator de desempenho aumenta o tempo de duração diminui…

Estou com dúvida agora.

Obrigada

Stellinha,

Bom dia. Tudo bem?

Usando a fórmula citada para calcular a duração de uma atividade:

Duração = Trabalho/(Quantidade * %Disponível * Fator de Desempenho)

Nessa fórmula, a duração é inversamente proporcional ao fator de desempenho, ou seja, quanto maior o fator de desempenho, menor a duração.

Recursos mais especializados tem uma maior produtividade, ou seja, demoram menos tempo para executar uma atividade e tem um fator de desempenho maior (e não menor como você citou).

Usando o seu exemplo e deixando fixo:

• %disponível = 75%
    • Trabalho = 150 horas
    • Quantidade = 2
    Recurso Fator de desempenho Duração
    Senior 2 50 horas
    Estagiário 1 100 horas

Portanto, está indevida sua afirmação em relação ao fator de desempenho. Quanto mais especializado o recurso, maior é o seu fator de desempenho.

Onde você viu essa afirmação em relação ao fator de desempenho?

Veja também: Estimativa paramétrica

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?