Acordos negociados
O objetivo dos acordos negociados é o acerto final justo de todas as questões, reivindicações e disputas pendentes.
Add a commentFerramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento das aquisições do projeto
O objetivo dos acordos negociados é o acerto final justo de todas as questões, reivindicações e disputas pendentes.
Add a commentAdministração de reivindicações tem como objetivo solucionar as reinvindicações de forma adequada e justa para ambas as partes.
Add a commentA análise de desempenho das aquisições é uma avaliação estruturada do progresso do fornecedor.
Add a commentSegundo o Guia PMBOK®, a análise de fazer ou comprar é uma técnica geral de gerenciamento usada para determinar se um trabalho específico pode ser melhor realizado pela equipe do projeto ou se deve ser comprado de fontes externas.
Add a commentA análise para seleção de fontes prioriza as necessidades de aquisições do seu projeto e determina os métodos de seleção e critérios mais adequados para cada aquisição.
Add a commentA auditoria de aquisições é uma análise estruturada de todos processos de aquisições, que inicia com as decisões de comprar e finaliza com o encerramento das aquisições.
Add a commentAs estimativas independentes são usadas para verificar as respostas propostas.
Caso existam grandes diferenças entre as propostas, provavelmente, a Declaração de Trabalho da aquisição está deficiente e/ou ambígua.
Veja também nosso modelo de:
As negociações das aquisições podem ser com a empresa de melhor proposta ou com as duas ou três melhores classificadas.
Add a commentA pesquisa de mercado é muito usada para identificar os principais fornecedores do produto ou serviço sendo adquirido.
Para itens genéricos como recursos materiais e produtos, os sites de comparação de preço como o buscapé podem ajudar a agilizar a compra e adquirir o produto pelo menor preço.
Já itens que envolvem maior complexidade, a pesquisa pode requerer várias etapas incluindo:
Add a commentA publicidade é usada principalmente para atrair novos fornecedores qualificados no processo de conduzir as aquisições.
Se você não tem opções suficientes para cotar algum produto ou serviço, divulgue seus documentos de licitação em canais ou mídias especializadas no produto ou serviço a ser adquirido ou até em mídias genéricas de grande circulação.
Grande parte das licitações de órgãos públicos exigem divulgação pública dos contratos em aberto.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Quinta edição, Pennsylvania: PMI, 2013.
![]() |
Eduardo Montes, PMP, PSM IFundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários Entregou 443 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 107 cursos sobre gestão de projetos. Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos Certificado PMP desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar Missão de capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:
Entre em contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou conecte-se no Linkedin, Facebook ou Instagram. |
As reuniões com licitantes devem ser planejadas com antecedência de modo a garantir entendimento claro e comum e que nenhum licitante tenha tratamento preferencial.
Add a commentO sistema de controle de mudanças no contrato define como a aquisição pode ser alterada caso necessário.
Add a commentAlgumas boas práticas em relação ao sistema de pagamento:
Add a commentAs técnicas de avaliação de propostas definem o processo formal de revisão da avaliação conforme políticas de aquisição do comprador.
Add a commentO tipo de contrato e seus termos e condições definem o grau de risco assumido pelo comprador e pelo fornecedor. Para decidir qual é o melhor tipo de contrato, você deve considerar como motivar o fornecedor e como garantir que o trabalho não seja abandonado antes de sua conclusão.
Add a comment