Escritório de Projetos

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Recursos

Recursos Humanos é um dos nossos  por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O é feito por você e para você. Você pode:

  • Conhecer abaixo todo o conteúdo sobre Recursos Humanos;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no forum exclusivo sobre recursos humanos;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • Gerenciamento dos recursos do projeto

    Gerenciamento dos recursos do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, p. 307, o gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.

    Até a quinta edição, o nome da área era gerenciamento dos recursos humanos e tratava de forma específica a equipe. Agora a área aumentou sua

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  • Plano de gerenciamento dos recursos humanos.docx

    O plano de recursos humanos, também chamado de plano de gerenciamento dos recursos humanos, fornece orientação sobre como os recursos humanos do projeto devem ser definidos, mobilizados, gerenciados, controlados e, por fim, liberados.
    Saiba mais sobre

    Matriz de Responsabilidade.xlsx

    Matriz de Responsabilidades no formato Excel

  • Matriz de Responsabilidade.docx

    Matriz de Responsabilidades

  • Base das estimativas.docx

    Tem como objetivo documentar como as estimativas foram feitas, principais fontes de informação, premissas, restrições e nível de confiança.

    Saiba mais em Base das estimativas.

  • EAR-Estrutura Analitica dos Recursos.xlsx

    Esse é um exemplo de Estrutura Analítica dos Recursos de um projeto genérico que pode ser facilmente adaptado para o seu projeto.

  • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK sexta edição

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e todos os seus processos definidos no Guia

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  • Avaliacao do Desempenho da Equipe.docx

    A Avaliação do Desempenho da Equipe tem como objetivo avaliar as necessidades de capacitação da equipe, as deficiências a serem tratadas e os potenciais a serem mais bem explorados com o intuito de aperfeiçoar o desempenho da equipe no projeto.

  • Gerenciar a equipe

    Gerenciar a equipe tem como objetivo acompanhar o desempenho da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e coordenar mudanças para melhorar o desempenho do projeto.
    A estrutura organizacional projetizada dá mais autonomia para o gerente de projeto gerenciar sua equipe, em estruturas matriciais e principalmente, em uma estrutura

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  • Desenvolver a equipe

    Desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo melhorar as competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
    Deve ocorrer durante todo o ciclo de vida do projeto, mas apresentam melhores benefícios quando conduzido no início do projeto.

     

    Entradas, Ferramentas e Saídas do

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  • Recursos

    Veja nessa categoria todos os artigos da categoria Recursos.

    Recursos é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das 

    Estimar os recursos das atividades

    Estimar os recursos da atividade é estimar todos os recursos necessários para a execução de cada atividade determinando o tipo e a quantidade de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos.

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 9.2 Estimar os recursos da atividade (Guia PMBOK® 6a Edição)

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  • Adquirir recursos

    Com a mudança e a abrangência da área de conhecimento de Recursos Humanos para Recursos na 6a edição do Guia PMBOK, Mobilizar a equipe do projeto muda de nome e passa a chamar Adquirir recursos. Desta forma, Adquirir recursos tem como objetivo obter além dos recursos humanos, toda a infraestrutura necessária para o projeto (instalações,

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  • Plano de gerenciamento dos recursos

    O plano de recursos, ou, plano de gerenciamento dos recursos, é um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto.
    Ele fornece orientação sobre como os recursos do projeto serão gerenciados.

    Até a 5a Edição do Guia PMBOK, não existia um plano de gerenciamento dos recursos do projeto como um todo, somente um plano de

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  • Competências de um PMO e plano de aprendizado

    Respondendo a pergunta da Fernanda Rodrigues
    Hoje trabalho como assistente de PMO e gostaria de orientações de quais as competências técnicas e não técnicas que um PMO deve ter e o devo estudar.

    É recomendado ao PMO ter as mesmas competências que um gerente de projetos (já que ele é responsável pela capacitação do GP) e

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  • Planejar o gerenciamento dos recursos

    Planejar o gerenciamento dos recursos

    Planejar o gerenciamento dos recursos ou desenvolver o plano dos recursos tem como objetivo definir todas as atividades relacionadas ao ciclo de vida dos recursos no projeto, iniciando pela estimativa dos recursos necessários, sua aquisição, como serão gerenciados e usados, além do seu descarte quando for necessário ou realocação.

    Em

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  • Mobilizar a equipe do projeto

    Mobilizar a equipe do projeto tem como objetivo obter os recursos humanos necessários para o projeto.
     

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 9.2 Mobilizar a equipe do projeto (Guia PMBOK®)

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  • Controlar os Recursos

    Controlar os recursos é um dos novos processos da Sexta Edição do Guia PMBOK®..

     

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 9.6 Controlar os recursos (Guia PMBOK® 6a Edição)

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  • O Gerente de Projetos deve Cobrar ou Motivar sua equipe de projeto?

    Motivacao nas organizacoes

    Amigos,

    Gostaria de convidar vocês para refletir sobre uma das nossas principais funções dentro de um projeto.

    Li um artigo que foi amplamente divulgado na Internet sobre fatores que motivam pessoas mais que dinheiro (1) e infelizmente, não me surpreendi quando me deparei com o item 2 que é "não usar gerentes nos

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  • Regras básicas

    Regras basicas

    Regras básicas definem um conjunto de regras e procedimentos que norteiam o trabalho de toda equipe.
    Se forem bem definidas e houver consenso entre todos, podem motivar a equipe e fazer uma grande diferença no resultado do projeto.

     

  • Saidas de recursos humanos

    Saidas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento dos recursos humanos do projeto.

  • Análise de decisão envolvendo critérios múltiplos

    Criterios Multiplos

    Para selecionar bem a equipe do projeto, deve-se definir objetivamente os critérios para seleção para cada recurso necessário.
    A análise de decisão envolvendo critérios múltiplos auxilia na escolha dos recursos mais adequados para o projeto e retira um pouco da subjetividade na seleção.
    Além de definir bem os critérios, é

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  • Selecao de Equipe com analise de decisao envolvendo criterios multiplos

    Planilha para seleção de Equipe com Análise de decisão envolvendo critérios múltiplos configurada para você customizar conforme sua necessidade.

    A planilha vem com duas abas (1-EquipeTecnica &

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  • Participar da comunidade de gerenciamento de projetos aumenta suas chances de sucesso

    Comunidade de Gerenciamento de Projetos

    Se quer ter sucesso em seus projetos e quer ajudar e ser ajudado, venha participar da nossa comunidade.

    Somos mais de 4.000 e nesse artigo mostrarei as

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  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK® Quinta Edição.

    Com o guia,

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  • Negociação

    Negociacao

    Como em todos os projetos, os recursos são limitados, e a cada dia mais escassos, e a negociação torna-se ferramenta indispensável para montar a equipe do projeto, principalmente, para conseguir a liberação dos integrantes da equipe que está sendo composta por outras áreas da empresa ou até de fornecedores.

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  • Teoria Organizacional

    Teoria Organizacional

    A Teoria organizacional estuda as organizações e suas relações em diferentes níveis de análise:

    • Macro: Estudo das populações de organizações e o ambiente das organizações;
    • Organizacional: Análise da organização em si mesma como objeto;
    • Micro: O indivíduo ou o grupo em organizações como objeto de
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  • Rede de relacionamentos

    A rede de relacionamentos, mas, conhecida pelo termo inglês, Networking, é essencial para ter sucesso em seus projetos.
    Os projetos dependem das pessoas, e o networking permitirá que você se aproxime das pessoas criando uma rede sólida de amigos que poderão lhe ajudar em seus projetos.
    O networking mais efetivo e duradouro é aquele

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  • Equipes virtuais

    Devido ao aperfeiçoamento da tecnologia de áudio e vídeo conferência e com o trânsito cada dia pior, ter parte da equipe fora está cada dia mais fácil para a empresa e mais motivador para a equipe.
    Porém, trabalhar com equipes virtuais aumenta a complexidade do projeto tornando fundamental planejar bem as comunicações.

    Veja

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  • Contratação

    Com equipes cada vez mais enxuta, contratar parte da equipe do projeto é quase uma premissa para os projetos.
    Por esse motivo é sempre importante ter bons fornecedores selecionados que possuam bons recursos.

    Para definir quem contratar, use a Análise de Fazer ou Comprar

     

  • Avaliações de desempenho do projeto

    As avaliações de desempenho do projeto são necessárias para antecipar problemas futuros, identificar causas de baixo desempenho e solucioná-las, rever previsões e metas, e principalmente, aprender com os erros e acertos para termos mais sucesso em nossos projetos.

    Sua periocidade e formato varia dependendo das características e da

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  • Ferramentas de recursos humanos

    Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento dos recursos humanos do projeto.

  • O trabalho em grupo

    O trabalho em grupo

    Cada vez mais as atividades estão interligadas, as soluções estão mais complexas pelo número de componentes e pessoas que se conectam numa atividade ou trabalho. O trabalho em

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  • Como divulgar sua vaga

    1. Crie um usuário no site - Saiba como cadastrar-se em...
    2. Edite seu perfil, clique na Aba Vagas e inclua sua vaga preenchendo os campos solicitados
    3. Pressione o botão Atualizar no final do formulário
    4. Pronto, sua vaga está criada e
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  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia

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  • Mundo cão

    Peço desculpas de forma antecipada pelo tom de tristeza e pessimismo que inicio. É que acabo de perder dois amigos por o motivo mais insano possível. Eles eram pessoas do bem que lutavam por um mundo melhor. E quero fazer aqui minha homenagem a eles (Fábio Rubim e Miriam Baida).

    Nesse momento de dor, convido você para refletirmos e

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  • Premissas e Exclusões do Escopo: Quando e como usar?

    Às vezes a equipe de gerenciamento de projetos declara como exclusões do escopo produtos ou serviços que a equipe do projeto não fornecerá, mas que é necessária para o projeto e que o Patrocinador ou alguma outra parte interessada precisa prover.
    Dentre as saídas do processo "Definir o escopo" encontra-se:
    "Exclusões do

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  • PMI disponibiliza Guia de Práticas para Gerenciamento de Mudança nas Organizações.

    Atualmente este guia está disponível gratuitamente para download, apenas por um período de tempo limitado.

     

    http://www.pmi.org/Knowledge-Center/Change-Management.aspx#!

  • Qual o componente chave na gestão de mudanças?

    Mudança é uma certeza cada vez mais constante no dia-dia das organizações.

    Elas estão presentes em todas as partes: Tecnologia, administração, ciência, medicina, sociedade, filosofia e até mesmo na religião.

    Independente do tamanho ou setor, qualquer organização que deseja manter-se "viva" (quem dirá competitiva) deve

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  • Motivadores de mudanças

    Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem

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  • Projetos, Infraestrutura e Copa do Mundo.

    A nossa falta de capacidade em entregar a infraestrutura adequada para sediar a Copa do Mundo deixa evidente, sobretudo um apagão de mão de obra especializada que tornou publica nossas mazelas perante o mundo todo.

    Eventos esportivos da magnitude da Copa do Mundo costumam trazer grandes benefícios para os países que se propõem a

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  • Comunicação Interpessoal: Ouvir, Entender e Falar

    Quantas vezes estamos em uma reunião com várias pessoas, cada uma falando de um assunto, cada uma falando de um tema.  Maria pergunta uma coisa, João responde de um jeito, Pedro responde de outro.

    ...
  • País em desenvolvimento contrata urgente: Administradores

    Atualmente, repetidas vezes, seja em noticiários ou rodas de conversa, um assunto teima insistentemente em não sair da pauta: O apagão de mão de obra.

    Faltam engenheiros, médicos e administradores entre

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  • Gerenciar

    Costumo dizer que gerenciar cabe em uma mão:

    1. Organizar;
    2. Planejar;
    3. Monitorar;
    4. Controlar e
    5. Entregar.

    Vamos analisar o que vem a ser cada uma dessas ações.

  • Erros comuns que levam a demissão em TI e Projetos

    As demissões hoje, devido ao cenário político e econômico existente no país, tanto nas áreas de projetos como nas áreas operacionais, estão proporcionalmente maiores do que no período do ano passado. Os parâmetros internos das empresas mudam conforme o cenário.

    O profissional acredita que ser proativo, entregar o que foi pedido e

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  • Currículos & Vagas de Gerente de Projetos, PMOs e Professores de Gerenciamento de Projetos

    Currículos de Gerente de Projetos

    Essa seção foi criada para:

    • Empresas recrutando gerentes de projetos, PMOs ou professores de Gerenciamento de Projetos: para divulgar suas vagas e para selecionar os gerentes de projetos, PMOs e professores cadastrados.
    • Equipes Remotas

      O gerenciamento de projetos é, por sua própria natureza, um desafio constante. Lidamos com pessoas, suas emoções, suas distintas personalidades, seus desejos e muitas outras complexidades...

      Esse desafio é multiplicado algumas vezes quando essas pessoas, que formam sua equipe,

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    • Equipes multiculturais

      Equipes Multiculturais

      Antes apenas esporadicamente, hoje boa parte dos Gerentes de Projeto cedo ou tarde irá trabalhar com equipes multiculturais, sejam elas presenciais ou remotas (caso mais comum).

      O desafio é entender o background cultural de uma equipe de um país (ou até

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    • Ferramentas de avaliação dos funcionários

      A avaliação individual por funcionário deve ocorrer sempre que o desempenho da equipe for avaliado de modo a ajudar a entender de como cada membro da equipe atua de forma individual e em equipe.
      Existem várias ferramentas para avaliar os funcionários de forma individual, entre elas podemos citar, a

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    • Reconhecimento e recompensas

      Reconhecer e recompensar é a base para motivar qualquer membro da equipe.
      O GP deve estar sempre atento ao desempenho da equipe e saber reconhecer e recompensar individualmente e em grupo.

    • Agrupamento

      O agrupamento consiste em unir a equipe do projeto em um local físico com o intuito de tornar as decisões mais ágeis e as atividades mais produtivas.
      Em determinadas situações, ele pode ser prejudicial ao projeto, principalmente, quando existem conflitos evidentes entre membros da

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    • Atividades de construção da equipe

      O principal objetivo das atividades de construção da equipe é fazer que os membros da equipe trabalhem juntos com maior eficiência.
      Elas aperfeiçoam o trabalho em equipe, fazendo que os resultados do grupo sejam cada dia melhores, e seus integrantes estejam em melhor sintonia e mais conectados.

    • Treinamento

      O treinamento é essencial para que as pessoas sejam produtivas e que os prazos sejam cumpridos.
      O gerente de projeto deve sempre avaliar as necessidades de capacitação de sua equipe e providenciar os treinamentos sempre que necessário.
      Ele deve avaliar as causas de atraso no projeto e, principalmente,

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    • Gerenciamento de conflitos

      Tecnicas de gerenciamento de conflitos

      Atualmente, os ambientes estão cada dia mais competitivos e com maior pressão, acarretando em mais conflitos.
      O gerente de projeto deve mapear rapidamente as partes interessadas e seus principais interesses no projeto, principalmente, as pessoas mais resistentes ao projeto e mais melindrosas, e criar estratégias para

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    • Observação e conversas

      As conversas são fundamentais para gerenciar a equipe do projeto.
      Através delas e suas observações, as equipes se aproximam, resolvem seus problemas, dão feedback, identificam causas de baixo desempenho, e encontram soluções.

    • Pré-designação

      Pré-designação consiste em designar parte da equipe antes de iniciar o projeto.

      Muito útil, principalmente, para os membros da equipe críticos para o sucesso do projeto e difíceis de serem encontrados.

    • Organogramas e descrições de cargos

      Organograma é a forma gráfica de apresentar a estrutura da organização, no nosso caso, a estrutura organizacional do projeto.
      A forma mais comum de representar a estrutura organizacional do projeto é através de um gráfico apresentando a hierarquia do projeto.
      Complementar ao

      ...

 

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