Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Escopo

O escopo é o que será feito no projeto, descrição detalhada dos produtos e serviços a serem gerados para atender os objetivos do projeto.

Escopo é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O grupo de interesse é feito por você e para você. Você pode:

  • Conhecer abaixo todo o conteúdo sobre Escopo;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no forum exclusivo sobre escopo;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • A EAP, estrutura analítica do projeto, ou WBS, work breakdown structure, define as entregas do projeto e sua decomposição em Pacotes de trabalho.

    O sistema de numeração da EAP identifica o nível no qual cada elemento da EAP se encontra. Por exemplo: Código da EAP=1.1.1  está no terceiro nível.

    A

    ...
  • Coletar os requisitosé o processo de definir e documentar as necessidades das partes interessadas para atingir os objetivos dos projetos.

    Os requisitos devem ser obtidos, analisados e registrados em detalhes suficientes para serem medidos durante a

    ...
  • Decomposição é a divisão de um componente maior em componentes menores.

    No processo Criar a EAP, divide-se as entregas do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis, até que as entregas do trabalho estejam definidas no nível de pacotes de trabalho (último nível da EAP).

    Para

    ...
  • Validar o escopo (ou Verificar o Escopo como era chamado na quarta edição do Guia PMBOK®) é o processo de formalizar a aceitação das entregas do projeto.

    Ele ocorre sempre que uma entrega for concluída de modo a verificar e documentar o nível e grau de conclusão da entrega em relação aos seus requisitos.

    Entradas, Ferramentas e

    ...
  • Requisito é algo que foi requerido, uma condição a ser atendida para satisfazer uma necessidade.

    A condição (o requisito) deve ser atendida pelo projeto ou por alguma de suas entregas (produtos; serviços ou resultados gerados pelo projeto).
    Você pode ter requisitos obrigatórios e requisitos desejados e portanto, nem sempre todos

    ...
  • O Guia PMBOK® define em seu glossário:

    "Requisito / Requirement. Uma condição ou capacidade que deve ser atendida ou possuída por um sistema, produto, serviço, resultado ou componente para satisfazer um contrato, uma norma, uma especificação ou outro documento impostos formalmente. Os requisitos incluem necessidades, desejos e

    ...
  • Segundo o Guia PMBOK®, a matriz de rastreabilidade dos requisitos associa os requisitos às suas origens e os rastreia durante todo o ciclo de vida do projeto.

    Seu uso ajuda a garantir que cada requisito adiciona valor de negócio através da sua ligação aos objetivos de negócio e aos objetivos do projeto, além de fornecer um meio de

    ...
  • Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.

    A EAP é fundamental para o projeto, pois, fornece uma visão estruturada do que será entregue facilitando o entendimento das partes interessadas em relação ao que deve ser feito (escopo) no projeto, além, de

    ...
  • O dicionário da EAP traz todo detalhe necessário para cada elemento da EAP de modo a orientar a equipe do projeto. Contém informações sobre como o trabalho será realizado, questões técnicas,...

    Ele pode servir como parte de um sistema de autorização de trabalho descrevendo para os integrantes da equipe cada componente da estrutura

    ...
  • O pacote de trabalho como o próprio nome diz é um pacote que contém atividades que são agrupadas conforme necessidade do projeto.

    Ele é o nível mais baixo da EAP e possui custo, duração, critérios de aceitação e atividades que devem ser documentadas no

    Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.1 Planejar o gerenciamento do escopo (Guia PMBOK® 6a Edição)

    ...
  • Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e somente o necessário, para terminar o projeto com sucesso.

    Preocupa-se principalmente em definir e controlar o que está incluso no projeto e o que não está.

     

  • WBS em Visio baseado na metodologia PMO de gerenciamento de projetos.

  • Formalização ou Aceite da Entrega do Projeto. Pode ser usada tanto para entregas parciais ou a entrega final do projeto.

  • O plano de gerenciamento dos requisitos é desenvolvido e aprovado durante a fase de planejamento do projeto e é um plano auxiliar do Plano de Gerenciamento de Projetos.

    Tem como objetivo documentar como os requisitos serão analisados, documentados e gerenciados do início ao fim do projeto.

  • Descreve como o escopo do projeto será definido, desenvolvido e verificado e como a estrutura analítica do projeto será criada e definida, fornecendo orientação sobre como o escopo do projeto será gerenciado e controlado pela equipe de gerenciamento de projetos. Ele faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto.

  • A Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos é uma tabela que liga o requisito do produto ou serviço a ser entregue desde a sua origens até a entrega que o satisfaz.

    O uso de uma matriz de rastreabilidade ajuda a garantir que cada requisito adiciona valor de negócio através da sua ligação

    ...
  • EAP - Estrutura Analítica do Projeto ou

    em inglês,

    WBS - Work Breakdown Structure

    baseada nas principais saídas do Guia PMBOK® Quinta edição.

    Veja o cronograma gerado com base nessa EAP:

    Nova versão em Excel do nosso Dicionario da EAP.docx.

    Incluído Capa com Histórico de Alterações e Aprovações.

  • Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de conhecimento, temos uma seção para explicar o que é a área de conhecimento, seus fundamentos e todos os seus processos definidos no Guia

    ...
  • O dicionário da EAP serve como parte de um sistema de autorização de trabalho descrevendo para os integrantes da equipe cada componente da estrutura analítica do projeto (EAP).
    Você pode usá-lo para controlar quando um trabalho específico é realizado, para evitar aumento do escopo e aumentar a compreensão das partes interessadas sobre o

    ...
  • Dicionário da EAP adaptada ao método 5W2H (What? Why? Who? When? Where? How? How much?)

  • Complementar ao Dicionario da EAP.xlsx que não é apropriado para escrever textos maiores, inserir imagens, muitas vezes necessários para descrever uma entrega ou pacote de trabalho.
    Uso a numeração do Estilo de Títulos (Heading 1,

    ...
  • Declaração do escopo do Projeto:

    Descreve detalhadamente as entregas do projeto e o trabalho necessário para criar as mesmas.
    Fornece também um entendimento comum do escopo do projeto entre as partes interessadas.

    Pode conter exclusões explícitas do escopo que podem auxiliar o gerenciamento das expectativas das

    ...
  • Controlar o Escopo é o processo de monitorar o status do escopo do projeto e do produto e gerenciar as alterações na linha de base de escopo.

     Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.6 Controlar o escopo (Guia PMBOK® 6a Edição)

    ...
  • Definir o Escopo é desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.3 Definir o escopo (Guia PMBOK® 6a Edição)

    Entradas

    Ferramentas

    Saídas

    ...
  • O escopo é o que será feito no projeto, descrição detalhada dos produtos e serviços a serem gerados para atender os objetivos do projeto.

    Diferença entre escopo do produto e do projeto:

    Escopo do Produto é a descrição de todas as características e funcionalidades do produto ou serviço e é verificado pelo seus requisitos;...

  • Fundamentos de gerenciamento de projetos compõe a base necessária para aprofundar nas áreas de conhecimento do Guia PMBOK® e seus processos. Conheça cada um dos fundamentos.

    Fundamentos de gerenciamento de projetos

    Como costumo dizer: "Não existe almoço grátis".

    Talvez essa seja uma boa forma de explicar a restrição tripla em projetos, também conhecida como triângulo das restrições ou tríplice restrição.

    Se alguém quer

    ...
  • A ferramenta chamada observação, mais conhecida pelo termo inglês, Job Shadowing, é muito usada na capacitação de pessoas e no desenvolvimento de carreiras.
    Ela consiste basicamente em alguém observar outra pessoa no seu trabalho, executando algum procedimento ou ainda usando algum produto.
    Em coleta de requisitos, é usada para

    ...
  • Saidas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento do escopo do projeto.

     

  • Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento do escopo do projeto.

     

  • O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK® Quinta Edição.

    Com o guia,

    ...
  • Questionários e/ou pesquisas são compostas por um conjunto de questões escritas em um documento ou formulário para coleta de informações.

    As questões podem ser:

    • Múltipla escolha: existem respostas fixas na qual a pessoa que está respondendo o questionário deve selecionar uma das respostas.
    • Abertas: não existem
    ...
  • Como podemos ter sucesso se não temos objetivos bem definidos?

    O Gerente de projeto deve evitar objetivos subjetivos que podem gerar dupla interpretação de como atendê-los resultando em conflitos, desgastes, retrabalho entre outros custos da não qualidade.

    Para criar objetivos com a clareza necessária de onde devemos chegar,

    ...
  • Diagrama de contexto é uma ferramenta para modelar o escopo através de um diagrama.
    Em desenvolvimento de sistemas, é considerado o diagrama de fluxo de dados de maior nível, isto é, um diagrama que representa todo o sistema.
    Ele demonstra como as partes interessadas e outras entidades interagem com o sistema indicando suas

    ...
  • Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava cinco meses atrasado.

    Era a primeira implantação no Brasil do Sistema de Crédito da empresa que me contratou, e a primeira grande implantação na baixa plataforma no Banco.

    Depois de onze meses de

    ...
  • O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia

    ...
  • O Guia PMBOK® diz que a EAP (Estrutura Analítica do Projeto, ou WBS - Working Breakdown Structure) termina em "pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser agendado, ter seu custo estimado, monitorado e controlado". Mais ainda: "No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o

    ...
  • O termo "mudança" tem um significado específico no Guia PMBOK®. Embora este significado não esteja explicitado no glossário da 4.a edição, podemos dizer, resumidamente, que "mudança" é uma mudança de algum dos "combinados" entre o gerente do projeto (GP) e o patrocinador. A mudança mais comum, ou, a que vem primeiro à lembrança de quem

    ...
  • O Guia PMBOK® define em seu glossário:

    "Análise de premissas / Assumptions Analysis [Técnica]. Uma técnica que explora a exatidão das premissas e identifica os riscos do projeto causados pelo caráter inexato, inconsistente ou incompleto das premissas." (PMI, p. 439).

    Na verdade, a análise de premissas é não só uma

    ...
  • Às vezes a equipe de gerenciamento de projetos declara como exclusões do escopo produtos ou serviços que a equipe do projeto não fornecerá, mas que é necessária para o projeto e que o Patrocinador ou alguma outra parte interessada precisa prover.
    Dentre as saídas do processo "Definir o escopo" encontra-se:
    "Exclusões do

    ...
  • Em Alice no País das Maravilhas, o Rei fala para Alice: - "Comece no começo e vá até você chegar ao final, e então pare".

    Podemos perfeitamente relacionar as palavras extraídas do texto literário - "Alice no País das Maravilhas de Charles Lutwidge Dodgson" - à elaboração e à descrição

    ...
  • Em um ambiente corporativo, cada vez mais desafiador. Temos de nos preparar cada vez mais para transpor os obstáculos técnicos, econômicos e políticos a nós apresentado.

    A todo instante surgem fatos novos e desafios diferentes. O domínio de práticas modernas de Gestão que permitem alcançar ou - por que não - superar os resultados

    ...
  • Existe uma máxima para gerentes de projetos que é conhecida como "Triangulo de Ferro" para uma nova abordagem de Gestão de Custos e Investimentos em projetos, na realidade é o que chamamos de Escopo, Custo e Tempo.

    Isso se dá pelo simples fato de que para realizar o Escopo, precisamos alinhar o Tempo e o

    ...
  • Registro das mudanças, ou Log das solicitações das mudanças, é o documento que registra cada mudança solicitada no decorrer do projeto e controla seu status.
    O Log das solicitações das mudanças é um dos documentos mais importantes do projeto, pois, documenta todas as

    ...
  • Existem várias técnicas de criatividade em grupo que podem nos ajudar em vários processos de gerenciamento de projetos.
    No Guia PMBOK® são citadas apenas no processo de Coleta de Requisitos.
    Segue abaixo link para algumas das técnicas de criatividade em grupo mais usadas:

    ...
  • As oficinas facilitadas, mas, conhecidas pelo termo em inglês, Workshop, são muito usadas para reunir as partes interessadas para alguma dinâmica ou sessão interativa para atingir determinado objetivo.

    Muito usadas em gerenciamento de escopo para determinar os requisitos do produto ou serviço sendo

    ...
  • Os Grupos de discussão servem para agrupar as partes interessadas para debater sobre determinado assunto.

    Importante que haja um moderador para conduzir o grupo para atender o objetivo para o qual o grupo foi criado.

    São muito usados para identificar e detalhar os principais requisitos do produto ou serviço

    ...
  • A geração de alternativas têm como objetivo gerar alternativas para se executar e desempenhar o trabalho do projeto.
    Algumas ferramentas podem ajudar na geração das alternativas como:

    ...
  • A Análise de produto tem como principal objetivo analisar um produto para obter respostas sobre ele.
    Ela pode ser feita por especialista ou até pelos próprios usuários do produto
    Pode envolver várias outras técnicas como:

    • Decomposição do
    ...
  • A análise dos documentos para a coleta de requisitos, é uma técnica na qual analisa-se a documentação existente para identificar os requisitos do projeto.
    É necessário fazer uma análise preliminar para selecionar os documentos mais relevantes para a coleta dos requisitos.

    ...
  • Protótipo é uma excelente ferramenta para dar uma boa noção ao seu cliente de como ficará o produto a ser criado através de um modelo funcional do produto.
    Em desenvolvimento de sistemas, é muito comum a prototipação das telas do sistema permitindo que o usuário possa

    ...

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Login

Saiba mais Gestão do Escopo

Fundamentos do escopo

Processos gerenciamento do escopo

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas de Escopo do Guia PMBOK®

Metodologia PMO
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Artigos de gerenciamento do escopo
Grupos de interesse em projetos
  • Junte-se ao Grupo de Escopo de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.