Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Gerente de Projetos TI PMO Professor Aluno Empreendedor

    • Fundador, PMO e responsável pela Escritório de Projetos, site com o melhor e mais completo conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil que apoia na capacitação de 70.000 usuários (visitas únicas do site/mês). Conheça nossos números...
    • Mais de 300 projetos entregues somando mais de R$19 bilhões em investimentos.
    • Benchmarking na capacidade de entregar projetos complexos.
    • Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos.
    • PMP certificado desde 2005 quando iniciou sua atuação como PMO e implantou e gerenciou vários Escritórios de Projetos. Conheça nossos Clientes...
    • Professor de gerenciamento de projetos em cursos de MBA desde 2005.
    • Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV.
    • MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill.
    • Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar.
    • Missão de vida: Capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Saiba mais...

     

    Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

     

    Para mais informações, visite meu perfil ou entre em contato comigo via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Linkedin ou Facebook ou deixe seu comentário aqui embaixo.

  • 1.1Introdução

    O Guia PMBOK® usa 49 processos para gerenciar seus projetos e nos orienta a adaptá-los conforme nossa necessidade. "Este Guia PMBOK® é diferente de uma metodologia. Uma metodologia é um sistema de práticas, técnicas, procedimentos e regras usadas por aqueles que trabalham numa disciplina. Este Guia PMBOK® é uma base sobre a qual as organizações podem criar metodologias, políticas, procedimentos, regras, ferramentas e técnicas e fases do ciclo de vida necessários para a prática do gerenciamento de projetos." (PMI®, 2017 p. 2).
    Portanto, criei uma metodologia baseada nas melhores práticas do Guia PMBOK® otimizando seus processos e detalhando passo a passo como usá-los. São dez passos essenciais explicados de forma sequencial e lógica através dos cinco grupos de processos do Guia PMBOK® e detalhados nos cinco capítulos do livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, do início ao encerramento do projeto, que se aplicados em seus projetos farão você transformar seus objetivos em realidade.

    1.2Escritório de Projetos

    O Escritório de Projetos, também conhecido como PMO (do inglês, Project Management Office), é a área da organização que centraliza e coordena o Gerenciamento de Projetos.

    O Escritório de Projetos tem como missão "Identificar, divulgar e apoiar o uso das melhores práticas de gerenciamento de projeto de modo a garantir a satisfação do cliente e a rentabilidade dos projetos".

    Os objetivos primários do Escritório de Projetos são:

    • Criação e coordenação de um pool de recursos.
    • Identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas, políticas, normas, procedimentos e templates de documentos de Gerenciamento de Projetos.
    • Repositório e Gerenciamento para riscos compartilhados entre os projetos.
    • Definição e gerenciamento das ferramentas de Gerenciamento de Projetos.
    • Coordenação central das comunicações entre projetos.
    • Treinamento para os Gerentes de Projetos.
    • Monitoramento dos projetos em andamento, suportando os Gerentes de Projetos em suas atividades.
    • Coordenação dos padrões de qualidade globais do projeto.
    • Garantir que o projeto e seus produtos atendam as necessidades implícitas e explícitas do Cliente (Escopo), sejam disponibilizados a tempo (Prazo) e com preço e custos compatíveis (Custo).
    • Gestão do Portfólio de projetos e do pipeline de projetos.

    Abaixo, as diretrizes do Escritório de Projetos:

    • Metodologia baseada no Guia PMBOK®.
    • Resposta ágil as necessidades do cliente.
    • Uso das melhores práticas e da melhoria contínua.

    1.3Objetivo

    O objetivo principal desses artigos é descrever a metodologia proposta e seus artefatos como, documentos, templates e políticas.

    1.4Definição de Termos

    Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

    Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.

    O Gerente de Projeto é a pessoa responsável pela realização dos objetivos do projeto.

    Um projeto é composto de fases. Cada fase possui entregas específicas.

    Entrega é qualquer produto ou serviço gerado pelo projeto e que seja verificável (critérios de aceitação).

    Estrutura analítica do projeto / Work Breakdown Structure (WBS) é a decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto.

    Programa é um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle.

    Portfólio é o conjunto de projetos ou programas agrupados a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos. É representado por um documento contendo todos os projetos da empresa, fase atual, gerente de projeto responsável, principais integrantes da equipe, prioridade, entre outras informações sobre o projeto.

    Pipeline é o conjunto de projetos solicitados por colaboradores ou clientes da empresa aguardando definição do comitê do Escritório de Projetos sobre data de início, responsável e equipe do projeto, também como, os projetos que foram suspensos pelo comitê do Escritório de Projetos (podem ser retomados futuramente). Os projetos cancelados pelo comitê do Escritório de Projetos e os projetos concluídos não fazem parte do pipeline.

    Escritório de Projetos / PMO-Project Management Office é área que centraliza e coordena o Gerenciamento de Projetos.

    Modelo / Template de gerenciamento de projetos: Um documento parcialmente completo em um formato predefinido, que fornece uma estrutura definida para coletar, organizar e apresentar informações e dados.

     

    1.5Grupos de Processos

    A metodologia está baseada na aplicação e integração dos grupos de processos de gerenciamento de projetos do PMBOK. Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto. Abaixo, os grupos de processos na qual é baseada a metodologia:

    • Iniciação: Estudo de viabilidade e autorização para inicio do projeto.
    • Planejamento: Refinamento dos objetivos e da estratégia de implementação, assim como programação das atividades, prazos, custos, riscos e formação da equipe.
    • Execução: Coordenação das pessoas e recursos para execução do plano de projeto.
    • Controle: Medição do progresso do projeto visando identificar desvios para programar ações corretivas.
    • Encerramento: Entrega do produto e formalização da aceitação do trabalho executado.

     

    1.6Templates

    Para gerenciar melhor as atividades desses processos são usados modelos de documento que são aperfeiçoados continuamente de acordo com as lições aprendidas e as melhores práticas identificadas pelo Escritório de Projetos.

    1.7Organização do documento

    Para facilitar a pesquisa e recuperação de informações, as próximas seções seguirão os grupos de processos de Gerenciamento de Projetos descritos no tópico anterior.

    Cada seção está organizada nos seguintes tópicos:

    • Visão Geral
    • Pré-requisitos
    • Fatores críticos de sucesso
    • Passos

    1.8Escopo do Escritório de Projetos

    O Escritório de Projetos é responsável por atender todos os objetivos descritos no tópico Visão Geral em relação aos projetos incluídos no Portfólio de Projetos.

    1.8.1Tipos de Projeto

    Os projetos são categorizados de acordo com as necessidades de cada empresa, sendo que, a metodologia pode variar de acordo com o tipo de projeto e suas características específicas.

    1.8.2Acompanhamento do Escritório de Projetos

    Toda solicitação de projeto será mantido no Pipeline até que o comitê do Escritório de Projetos defina sua data de início, responsável ou Gerenciamento de Projetos e equipe do projeto.

    A partir daí, o Escritório de Projetos auxilia o Gerente de Projetos de modo a garantir o sucesso do projeto (critérios definidos na Declaração de Escopo).

    Abaixo, um sumário dos documentos (Templates) e atividades considerados fundamentais para um gerenciamento de projetos efetivo.

    1.8.3Artefatos para Gerenciar um Projeto...

    Click para ver os artefatos na seção templates...

    1.8.4Passos para Gerenciar um Projeto

    Os 10 passos estão detalhados nos capítulos (Cap.) do Livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos e resumidos nos links abaixo para nossos usuários registrados.

    1.9Fora do Escopo

    As atividades não relacionadas com gerenciamento dos projetos e seu portfólio estão fora do escopo do Escritório de Projetos.

    Sobre o Autor

     

  • Neste exemplo de projeto você encontrará os artefatos de gerenciamento de projetos de um Plano de Carreira de um Gerente de Projetos para servir de exemplo para sua carreira de GP.
    Os artefatos foram gerados inicialmente pelo Daniel Lustoza e está sendo revisado e adaptado pela Paula Mendes com o apoio do PMO Eduardo Montes, PMP.

    O plano de carreira é feito sob medida para as necessidades da Gerente de Projetos Paula Mendes, que além de GP do projeto de sua própria carreira, é o principal cliente e executora do projeto.
    Nós solicitamos seu feedback para garantir o aperfeiçoamento contínuo dos artefatos e ajudar na capacitação dos alunos e da nossa comunidade de GPs. 

    Agradecemos qualquer crítica e sugestão em relação aos documentos e ao projeto em si.

    Seu feedback é fundamental para aumentar o nível de maturidade da nossa comunidade.

    Cordialmente,
    Paula Mendes
    Eduardo Montes, PMP

    IMPORTANTE: Os artefatos estão em construção e são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu termo de abertura:
    O dinamismo dos mercados baseados no conhecimento demanda uma abordagem mais dinâmica e flexível para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Tendo em vista a forte ascensão do mercado e, a necessidade das organizações de gerente de projetos qualificados, o projeto tem-se como principal motivação, a transição da carreira de Paula Mendes que atualmente atua como Analista de Suporte, para tornar-se uma Gerente de Projetos.
    Como objetivo secundário do projeto, iremos disponibilizar todos os artefatos do Plano de Carreira para servir de exemplo para outras pessoas que desejam fazer a transição para a carreira de Gerente de Projetos.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.
    E faça suas críticas e sugestões abaixo na seção comentários.

  • Essa seção foi criada para:

    • Empresas recrutando gerentes de projetos, PMOs ou professores de Gerenciamento de Projetos: para divulgar suas vagas e para selecionar os gerentes de projetos, PMOs e professores cadastrados.
    • Gerente de projetos, PMOs ou professores avaliando empresas: para divulgar seu currículos mostrando para as empresas o seu potencial e como você pode ajudá-las.

    Esse é mais um serviço gratuito para ajudar a comunidade de GP. Não temos qualquer vínculo com os gerentes de projetos cadastrados e com as empresas que divulgam suas vagas.
    Esperamos dessa forma ajudar os GPs da comunidade encontrarem novos desafios e ajudar as empresas encontrarem gerentes de projetos que farão a diferença.

    Interessou?

    Se você é gerente de projetos, PMO ou professor de gerenciamento de projetos, Saiba como:

    Se você é um recrutador ou quer divulgar uma vaga, Saiba como:

    Esperarmos ajudar você, GP, PMO ou professor na sua recolocação profissional. Conte também com nossos serviços gratuitos do site para ajudar na sua evolução profissional.

    Esperamos ajudar você, Recrutador de GPs, PMOs ou professores, a encontrar rapidamente o profissional que está procurando. Conte conosco para ajudar na divulgação das suas vagas.

  • É sabido que a maturidade de um GP é medida através da forma com que o mesmo conduz as integrações de um projeto. Esta área do conhecimento é com certeza uma das mais sensíveis dentro das boas práticas do PMI. O entendimento inicial do projeto por parte do GP é fundamental para que o projeto seja finalizado com o mínimo de desvios possíveis, para tal a identificação do tipo de projeto é fundamental. Os motivos para iniciar um novo projeto são bem simples:

  • Indice do Guia 

  • A Escritório de Projetos uniu-se a TI Exames para ajudá-lo em sua capacitação via e-learning com uma oferta diferenciada.

    Alavanque sua carreira fazendo um curso de qualidade e baixo investimento.

    Escolha o curso desejado no site www.tiexames.com.br e informe o código do parceiro (cupom) PMO para obter 12% de desconto no curso escolhido.

     

  • A Escritório de Projetos capacita as pessoas a terem sucesso em seus projetos através de soluções e serviços de gerenciamento de projetos,24 horas/dia, 7 dias/semana.

    De forma complementar, disponibilizo serviços entregues através de conferências via Skype que são adquiridos por hora do PMO conforme sua necessidade:

    Avaliamos qualquer outra necessidade que julgar necessária e possa contribuir com o sucesso dos seus projetos.

    O associado ganha as horas em dobro. Cada hora adquirida, dá direito a duas horas de conferência.

    Os serviços são entregues através de conferências via Skype ou outros meios eletrônicos conforme sua preferência e complementados através dos fóruns e das soluções gratuitas de gerenciamento de projetos.

    REGISTRE-SE ou faça o login antes de comprar

  • Abaixo a relação de possíveis entregas de um PMO ordenados conforme nossa proposta de implantação:

    • Gestão do Portfólio de Projetos e ferramentas
      • Portfolio de projetos
      • Gestão de Recursos (Resource Pool)
      • Espaço de Trabalho por Projeto
      • Templates básicos da Metodologia:
        • 01-Iniciação: Termo de abertura, Registro das partes interessadas,...
        • 02-Planejamento: Plano de Projeto, Cronograma, Gestão de Riscos, ..
        • 03-Execução: Todos documentos associados a construção do projeto
        • 04-Controle: Status Report, Issues Log, Atas de reunião,...
        • 05-Encerramento: Aceitação de Entrega, Lições Aprendidas,...
      • Exemplos (EAP, Cronograma e riscos por tipo de projeto, SLA,...)
      • Ferramentas Complementares
        • Base de conhecimento com Lições aprendidas / Issues Log
        • Glossário Geral e por projeto
        • Gestão de atividades com tratamento de base histórica
    • Metodologia de Gerenciamento de Projetos
      • Documento detalhando a metodologia, seus macro-processos, processos, artefatos e procedimentos
      • Apresentações e artigos por área de conhecimento
      • Exemplos: Exemplos de como preencher os templates
    • Capacitação dos Gerentes dos projetos
      • Reunião Semanais com Gerentes de Projetos
      • Treinamentos de Prazo, Custo, Escopo, Qualidade, Risco, Comunicação,...
    • Comunicação
      • Status Report Períodicos
      • Informação na hora certa para as pessoas certas com o conteúdo adequado

     

  • Quero ajudá-lo a otimizar os seus resultados e a ter sucesso em seus projetos.

    Venha ser nosso associado e desfrute de vários benefícios:

    • Customização de templates
    • SLA de 24 horas para responder as questões dos fóruns
    • Conteúdo premium
      • Acesso a base exclusiva de modelos de projetos
      • Meus projetos pessoais (Atuais e Histórico);
      • Conteúdo exclusivo para o PMO: como gerenciar seu portfólio de projetos (todos os seus projetos) passo a passo conforme metodologia otimizada de gerenciamento de projetos
      • E tudo aquilo que for necessário para aumentar a chance de sucesso do seu projeto.
      • Se você já é associado, acesse já o conteúdo premium.
    • E meu apoio via conferência ou através dos fóruns.

     

    Full

    Acesso total ao site

    • Hora do PMO em dobro
    • Conteúdo premium
    • Customização de templates
    • Modelos de projetos
    • Projeto no Portfólio do Edu
    • Prioridade nos pedidos
    • SLA para respostas
    • 1 conferência via Skype
    • Curso Project Together
    • Renovação não automática
    • $9.99/mês

    PMO

    PMO multi-tarefa

    • Hora do PMO em dobro
    • Conteúdo premium
    • Customização de templates
    • Modelos de projetos
    • Projeto no Portfólio do Edu
    • Prioridade nos pedidos
    • SLA para respostas
    • 1 conferência via Skype
    • Curso Project Together
    • $99.99/mês

    Project Together

    Seu projeto juntos

    • Hora do PMO em dobro
    • Conteúdo premium
    • Customização de templates
    • Modelos de projetos
    • Projeto no Portfólio do Edu
    • Prioridade nos pedidos
    • SLA para respostas
    • 4 conferência via Skype
    • Curso Project Together
    • $399.99/mês

     

    Mentoring do PMO

    Mentor: Guia, Mestre, alguém com vasta experiência onde você precisa de ajuda.

    • Meu mentoring em seus projetos, na sua carreira de gerente de projetos, e o que mais desejar endereçar.
    • Apoio na gestão do seu portfólio de projetos, orientando desde a seleção dos melhores projetos; e no planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento dos projetos selecionados;
    • Suporte para elaborar plano de negócios, divulgar seus produtos e serviços, validar estratégias,...

    Saiba mais sobre os outros serviços atendidos via Mentoring do PMO...

    Os serviços são entregues através de conferência via Skype e compõe algumas das possibilidades para o Associado usar na sua conferência.

    Caso necessário, horas adicionais serão adquiridas via Hora do PMO. Horas adicionais só serão contabilizadas com autorização prévia do associado.

     

    Avaliarei qualquer outra necessidade que julgar necessária e possa contribuir com o seu sucesso.

    Associe-se já e comece a usufruir de vários benefícios.

    Conheça também as ofertas exclusivas dos nossos parceiros.

    Consulte-nos também caso queira oferecer os serviços da sua empresa para nossos associados.

     

    Eduardo Montes, PMP
    Sócio Fundador e PMO da Escritório de Projetos

  • Acreditamos que pessoas unidas em busca de objetivos comuns podem fazer a diferença.
    Nosso objetivo comum: "Compartilhar e Aperfeiçoar conhecimento, metodologia, boas práticas, lições aprendidas, templates, ferramentas e exemplos de projetos para ter mais sucesso em nossos projetos".

    Por isso, convidamos, você, GP, PMO ou interessado em ter sucesso em seus projetos, a juntar-se a nós com o intuito de formarmos um grupo de pessoas mais fortes e capazes em gerenciar seus projetos com sucesso.


    Não existe nenhum custo para participar, basta cadastrar-see usufruir de vantagens exclusivas:

    Faça como a Adriana Avila, o Adriano Di Battista, o Alexandre Abreu, a Ana Paula Carvalhal, o André Beserra e muitos outros e entenda porque participar da comunidade aumenta suas chances de sucesso.

  • Para colaborar para nossa comunidade é importante acreditar nessa afirmação: "Quero ter sucesso em meus projetos e quero ajudar e ser ajudado."
    Em cada contribuição, sua ou dos demais, todos ganham.

    Para colaborar, você pode:

    Toda contribuição será creditada a você, no seu perfil.

    Cada contribuição sua lhe dá direito a uma UCC (Unidade de contribuição na comunidade).

    Veja os benefícios...

     

    O cálculo de UCC é feito de forma automática baseado em sua contribuição para a comunidade.

    A maioria das formas de contribuição são calculadas de forma automática. Veja abaixo a tabela de formas de contribuição e sua respectiva pontuação.

    Contribuição Tipo Ponto
    Artigo publicado Automático 2
    Questão ou Resposta no fórum Automático 1
    Amizades Automático 1
    Avalie-me com 5 estrelas Automático 1
    Sugestão ou crítica com atualização de conteúdo Manual 1
    Sugestão com nova seção criada Manual 2

    (*) Os critérios podem ser revistos por sugestão dos membros da comunidade.

    Ex: Você tem 2 artigos publicados, 5 questões e 3 respostas no fórum, 10 amizades e 5 participantes te avaliaram com nota máxima.

    UCC: (2*2)+5+3+10+5=27

    As contribuições do tipo manual são incluídas na aba comunidade do seu perfil.

    Nesse caso, o administrador incluí sua contribuição no campo Realizações e adiciona mais pontos por suas realizações.

    Algumas das outras formas que você pode contribuir:

    • Identificar qualquer tipo de erro no site (ortográfico, técnico, layout,...);
    • Sugerir novas seções (Caso sua sugestão seja aprovada, a seção inclui agradecimento especial a você);
    • Sugestões de melhoria nos templates, soluções, artigos.
    • Publicar nas nossas páginas das redes sociais;
    • E qualquer tipo de contribuição que de forma direta ou indireta aumente as chances de sucesso de algum projeto de algum membro da comunidade.

    UCC: Nro de artigos publicados+Nro de questões ou respostas no fórum+Nro de amizades+Nro de avaliações máximas+Pontos obtidos de forma manual.

    Você pode checar a quantidade de UCCs acumuladas no seu perfil e a quantidade de pontos obtidos por outras contribuições na aba comunidade do seu perfil.

     

    Agradecimento especial pelas suas críticas e sugestões em relação ao artigo

     

    Sobre o Autor

     

  • Esta seção foi criada para você que está estudando gerenciamento de projetos e quer ajuda para criar seu TCC. Como podemos ajudar:

    • Respondendo suas dúvidas (Você publica suas dúvidas no Fórum e respondemos pra você);
    • Criação de pesquisas sobre o tema (Muitas vezes, um grande problema pra o estudante devido aos poucos contatos. Você publica sua pesquisa, divulgamos em nossa audiência e disponibilizamos os resultados para o seu TCC)
    • Ajudamos na sua divulgação e do seu TCC.

    Venha fazer parte dessa relação ganha-ganha, onde você aprende, divulga seu trabalho e ainda aperfeiçoa seu TCC através da ajuda dos Gerentes de Projetos da comunidade.

    Veja Como publicar seu TCC sobre gerenciamento de projetos e publicar sua pesquisa

    Veja como tornar-se um Gerente de Projetos da comunidade

    Veja os últimos TCCs publicados:

     

  • Certificar-se como PMP não é tarefa fácil e envolve várias etapas, iniciando por convencer-se da necessidade da certificação, obtendo os pré-requisitos necessários, preparando-se para o exame e enfim, passando no exame e recebendo a certificação PMP.

    Nesse artigo agrupei minha experiência pessoal como certificado PMP e links e ferramentas muito úteis para ajudá-lo. Destaque especial para o Guia de Gerenciamento de Projetos, o Forum de discussão da Certificação PMP, a Planilha Certificacao PMP, e o Modelo de Projeto Certificação PMP.

  • Pré-requisitos

    • Cronograma do projeto criado conforme as regras usadas para geração do Status Report:
      • Usar o template Cronograma do Projeto.mpp.
      • Definido todos os elementos da EAP. Todo elemento da EAP deve ser marcado como milestone (marco).
      • Uma forma simples para revisar os elemento da WBS é filtrar no cronograma usando Outline Level 2 (View - Outline - Level 2)
      • Use a view PMO-Acompanhamento (View - Other views - PMO-Acompanhamento) e marque na coluna Milestone com Yes todos elementos da WBS.

     

    Passo a Passo

    • Abrir o Cronograma do projeto (.MPP - Documento do Microsoft Project) no diretório 02-Planejamento do diretório do projeto
    • Usar View - Filter - Late Tasks para identificar atividades que estão atrasadas e verificar se elas já foram concluídas
    • Atualizar o % de conclusão de todas as atividades
      • Selecionar as atividades que estão no prazo e clicar "Mark on Track" conforme figura abaixo
      • Para as atividades que não estão no prazo, atualizar o status usando os ícones de 25% 50% 75% mostrados na figura acima.
      • Quando necessário, fazer os ajustes de duração da atividade ou da data de início.

    Atenção: Não mudar a data de término para não incluir dependência de término de atividade

  • O mundo do gestão de projetos é cheio de temas de interesse que geram ampla discussão. Mas tem um tema não tão comum que faz parte do dia a dia dos projetos e as pessoas sequer percebem isso. Me refiro à crenças limitantes. Esse é um tema fora dos tradicionais manuais de gestão de projetos que merece uma devida reflexão. Neste artigo irei explorar este aspecto.

  •  

    Aprenda o passo-a-passo para criar um mapa mental com informações organizadas do seu projeto.

     

     

  • Estrutura organizacional é a forma como a empresa se organiza para atingir seus objetivos.

    A estrutura organizacional interfere diretamente na autoridade e no poder do gerente de projeto (GP) em seu projeto e na sua organização.

    Existem 3 tipos de estruturas mais comuns nas organizações:

    Estrutura Organizacional Funcional

    Onde a empresa é organizada por funções e cada colaborador tem um chefe imediato, seja ele um coordenador, supervisor, gerente, etc. dependendo do nível hierárquico. Na Funcional, o GP terá mais dificuldade em engajar a equipe do projeto porque cada membro da equipe reporta diretamente para um gerente funcional. Por esse motivo, o GP deve buscar o engajamento dos gerentes funcionais no seu projeto, principalmente, aqueles que possuem parte da sua equipe trabalhando no projeto.

    Essa ainda é a estrutura mais adotada pelas organizações e também a mais antiga estabelecida.

    Empresas que fabricam e vendem produtos, principalmente, matérias primas ou produtos com poucas variações, normalmente, possuem menor necessidade de projetos, e portanto, mais provável selecionarem a estrutura funcional.

     

    Estrutura Organizacional Projetizada

    Onde a empresa é organizada por projetos, muito comum em empresas como consultorias e empresas de engenharia que tem como o negócio principal, os projetos (Quanto maior a necessidade de projetos, mais provável a estrutura projetizada). Nesse tipo de organização, cada colaborador está alocado em um ou mais projetos e respondem ao próprio gerente do projeto. Na projetizada, o GP tem autoridade, o que facilita o engajamento da sua equipe.

    Estrutura Organizacional Matricial

    Onde a empresa é organizada tanto por funções quanto por projetos, e onde cada colaborador pode responder tanto para um chefe funcional, quanto para um ou mais gerentes de projetos. Apesar de ser um tipo de estrutura mais recente, várias organizações funcionais tem migrado para esse tipo de estrutura.

    Ela pode ser classificada em:

    • Fraca;
    • Moderada;
    • Ou forte.

    dependendo da força que o gerente de projetos tem na organização.

     

    Estruturas Organizacionais e Poder do Gerente de Projetos

    Boa parte das organizações, optam pela estrutura funcional ou ainda pela estrutura matricial fraca, onde o gerente de projeto tem pouco influência em relação aos colaboradores e quem determina as promoções, desligamentos, e qualquer tipo de benefício ou punição ainda é o gerente funcional.

     

    A tabela abaixo adaptada da tabela 2-1 do Guia PMBOK® Quinta Edição mostra a influência de cada tipo de estrutura das organizações nos projetos:

     

    Estrutura Organizacional

    Funcional

     

    Matricial

    Projetizada

    Característica dos projetos

     

    Fraca

    Balanceada

    Forte

     

    Autoridade do GP

    Pouca ou Nenhuma

    Limitada

    Baixa / Moderada

    Alta

    Alta / Total

    Disponibilidade de recursos

    Pouca ou Nenhuma

    Limitada

    Baixa / Moderada

    Alta

    Alta

    Função do GP

    Tempo Parcial

    Tempo Parcial

    Tempo integral

    Integral

    Integral

    Quem controla o orçamento

    Gerente funcional

    Gerente funcional

    Misto

    GP

    GP

    Equipe administrativa do GP

    Tempo Parcial

    Tempo Parcial

    Tempo Parcial

    Integral

    Integral

    GP: Gerente de Projeto

    Além dessas estrutura, o Guia PMBOK® 6a Edição incluiu novas estruturas organizacionais:

    • Orgânica ou simples: mais comuns em empresas de pequeno e médio porte, onde quem lidera o projeto normalmente é o proprietário da empresa.
    • Multidivisional: mais comuns em corporações com várias divisões onde as funções são replicadas de forma integral ou parcial para cada divisão.
    • Virtual: estrutura onde as pessoas não trabalham fisicamente no mesmo espaço sendo comum o uso de reuniões virtuais.
    • Híbrido: composta por variações das demais estruturas.
    • EGP: Escritório ou organização com objetivo de gerenciar portfólio de projetos.

    Agradecimento especial ao Rodrigo Lopes que contribuiu com a atualização do artigo.

     

     

    Sobre o Autor

     

  • O Kit Projeto Qualidade de Vida foi feito de forma exclusiva para os leitores do meu livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos.

    Para obtê-lo, adquira meu livrocrie seu usuário no site e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando a data e horário que adquiriu o livro.

    O KIT contém todos os artefatos necessários para o seu Projeto Qualidade de Vida.

  • A Escritório de Projetos capacita as pessoas e suas empresas a terem sucesso em seus projetos através de soluções e serviços de gerenciamento de projetos,24 horas/dia, 7 dias/semana, de forma gratuita ou customizada.

    Somos um PMO online e/ou presencial que oferece o melhor e maior conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil.

    Minha missão e compromisso diário

    Minha visão e compromisso de longo prazo

    • Unir gerentes de projetos, PMOs e empreendedores de modo a torna-los mais fortes e capazes de gerar melhores resultados em seus projetos.
      • Criar soluções de colaboração que permitam unir GPs, PMOs e empreendedores através de objetivos comuns de modo a:
        • Permitir a troca de informações de modo a agregar valor;
        • Apresentar problemas e discutir soluções;
        • Identificar novas soluções ou meios de compartilhamento de recursos para gerar redução de custos ou aumento de produtividade;
        • Criar e Aperfeiçoar soluções para uso exclusivo do grupo;...
      • Saiba mais...

       

    Eduardo Montes, PMP
    Sócio Fundador e PMO da Escritório de Projetos

  • O por que do especialista em gerenciamento de projetos

    • Com o intuito de garantir o aperfeiçoamento contínuo do conteúdo oferecido sobre gerenciamento de projetos, convidei um time de especialistas e autores para atuar na nossa comunidade de gerenciamento de projetos.
    • O autor pode ser especialista de uma área de conhecimento ou generalista e tem como objetivo divulgar informações relevantes como: artigos de sua autoria, matérias, eventos, livros, links, etc...
    • O generalista tem como objetivo principal divulgar informações sobre gerenciamento de projetos independente de uma área de conhecimento.
      O especialista tem como objetivo principal complementar as informações em relação a uma área de conhecimento específica.
    • De forma complementar, a Escritório de Projetos publica Templates, Exemplos de Projetos, Ferramentas, Metodologia, Processos e o que julgar consistente com a especialidade.

     

  • Abaixo, relação de todos documentos com link para seus templates usados na Metodologia PMO ordenados por grupo de processos.

    Documento

    Pr.

    Descrição

    Termo de Abertura do Projeto v5W2H

    I

    Processo de autorização formal do projeto. Termo de notificação de conhecimento de projeto para a empresa.

    Registro das partes interessadas

    I

    Registro das partes interessadas e Estratégia para gerenciamento das partes interessadas

    Plano de Gerenciamento do Projeto

    P

    O plano de projeto guia a execução, controle e encerramento do projeto. É complementado por vários planos auxiliares.

    Declaração do escopo do projeto

    P

    Determina qual trabalho será realizado e quais entregas produzidas.

    Dicionário da EAP com requisitos

    P

    Informações consolidadas no formato de tabela de cada elemento da EAP de modo a orientar a equipe do projeto (Planilha). Informações mais detalhadas devem ser incluídas no Word abaixo.

    Dicionário da EAP - Complementar a Planilha

    P

    Detalha cada elemento da EAP de modo a orientar a equipe do projeto (Word). Informações mais detalhadas como histórico, imagens auxiliares, etc...

    Cronograma do Projeto

    P

    Determina as datas de início e término das atividades do projeto.

    Registro dos pontos de atencao

    P

     

    C

    Identifica os riscos associados ao projeto e descreve como serão tratados. Plano auxiliar do plano de projeto. (Planejamento)

    Usado também para descrever problemas / situações não previstas enfrentados no projeto e como foram solucionadas (Controle).

    Registro das solicitacoes de mudancas

    C

    Registra cada mudança solicitada e controla seu status.

    Status Report Exemplo

    C

    Divulga informações pertinentes ao projeto.

    Ata de Reunião

    C

    Descreve as decisões importantes tomadas durante a reunião.

    Solicitacao de mudanca

    C

    Documentar as mudanças solicitadas e aprova-las conforme workflow definido no Plano de Gerenciamento do Projeto

    Termo de Aceite

    E

    Documento de aceitação formal de entrega pelo cliente. A entrega pode ser qualquer produto gerado pelo projeto.

    Lições aprendidas

    E

    Descreve de forma sintética os principais problemas enfrentados como foram solucionados de modo a evitar ocorrências em futuros projetos.

    Processos: I-Iniciação; P-Planejamento; C-Controle; E-Encerramento

  • 2.1Visão Geral

    O principal objetivo do processo de iniciação é aprovar o projeto ou não de modo a auxiliar as partes interessadas a avaliar a viabilidade do projeto proposto.

    O Escritório de Projetos deve zelar pela seleção dos projetos de maior retorno e pelo uso dos melhores recursos em cada projeto.

    Esta fase é concluída com o projeto aprovado e o gerente de projeto atribuído.

    2.2Fatores Críticos de Sucesso

    • Definir com clareza o objetivo e a abrangência do projeto;
    • Alinhamento com o plano estratégico da empresa;
    • Identificação de um patrocinador;
    • Identificar partes interessadas no projeto e definir estratégias para ganhar suporte ou reduzir obstáculos;
    • Aceitação formal pelo patrocinador do custo do projeto;
    • Identificação do gerente de projeto;
    • Identificação da data de início e das dependências do projeto;
    • Reconhecer no ambiente externo, oportunidades e ameaças;
    • Aprovação do termo de abertura pelo patrocinador e principais envolvidos (Custos; Prazo; Escopo;...).

    2.3Passos

    1-Desenvolver o termo de abertura do projeto

    Guia: Desenvolver o termo de abertura do projeto

    Responsável: Gerente de Projeto

    O Gerente de projeto será notificado pelo Escritório de Projetos, ou pelo seu comitê que irá assumir o projeto e também qual será a equipe do projeto.

    Com essa informação, o Gerente de Projetos elabora o termo de abertura indicando:

    • Gerente de Projeto;
    • Data de início do projeto e suas dependências;
    • Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente;
    • Justificativa do projeto;
    • WBS.
    • Orçamento resumido.

    E envia um e-mail com o termo de abertura formalizando o início do projeto e convocando a equipe do projeto para a reunião do Kick-off Meeting.

    Finalidade: descrever o projeto com informações de alto nível, porém, com detalhe suficiente para aprovação do projeto.

    Entrada: Solicitação do Projeto

    Saída: Termo de abertura

     

     

     

    Sobre o Autor

     

     

     

     

     

  • O gerente do projeto deve:

     

     

  • Comunidade de GPs,

    Compartilhando alguns dos marcos alcançados que podem ajudá-lo em seus projetos:

    Segue abaixo mais detalhes sobre as nossas soluções gratuitas de gerenciamento de projetos:

    Nosso Guia baseado no Guia PMBOK® já revisado para a quinta edição:

    Nossa metodologia otimizada

    • com seus 19 processos documentados e seus 11 templates disponibilizados agrupados em 5 grupos de processos;

    E mais...

    Para mantermos essas informações atualizadas, controlarmos as versões e agilizar seu acesso aos nossos produtos gratuitos, criamos uma planilha com todos Produtos gratuitos da Escritorio de Projetos que atualizaremos mensalmente.

    Critique, dê sua sugestão, solicite novos serviços, templates, venha fazer parte da nossa comunidade, ajude-nos divulgando o site e conheça também nossa lista Aqui, o Gerente de Projetos...

    Temos consciência que temos muito a evoluir, mas, sabemos que estamos nos aperfeiçoando constantemente e com sua ajuda e feedback, seremos muito melhores.

    Saiba mais

    Gerenciamento de projetos eficiente
    Soluções em gerenciamento de projetos
    Soluções para gestão de portfólio
    Soluções em capacitação de gerenciamento de projetos
    Ferramentas do Guia PMBOK
    O Guia do GP
    Metodologia PMO
    Aqui, o Gerente de Projetos...
    Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
    Números das nossas soluções
    Projetos Exemplo

     

  • Business Plan ou Plano de negócios: Descreve em detalhes toda a estratégia para a implantação do seu negócio dividido nas seguintes seções:

    • Sumário Executivo
    • Análise da Situação Atual
    • Análise SWOT (Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças)
    • Objetivos SMART
    • Estratégia de Marketing
    • Cronograma
    • Fluxo de Caixa
    • Monitoramento & Indicadores de Desempenho

     

  • Business Case: Determina a viabilidade econômica do projeto e dá subsídios para classifica-lo no portfólio de projetos.

    Saiba mais em Business Case...

  • Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento de projetos de uma loja virtual para servir de exemplo para os seus projetos.
    Esses artefatos foram gerados em um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelos alunos:

    Agradecimento especial aos mesmos pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu plano de projeto:
    O empresário Sr. Silva, proprietário de uma loja de produtos de limpeza no varejo e no atacado em São Paulo, deseja aumentar seu faturamento através da criação de uma loja virtual para atender apenas empresas.
    Ele notou que havia um volume crescente de vendas para empresas da região e que, com frequência, era convidado a participar de processos de cotação de preços para atender pedidos em áreas mais distantes da capital Paulista.
    Após a realização de um estudo de mercado ele decidiu desenvolver um projeto voltado para o modelo business to business, envolvendo a construção de parcerias entre empresas e seus fornecedores, de forma a se comunicarem com mais eficiência e atenderem melhor a seus clientes.
    Para esse modelo de negócio, o Sr. Silva pretende manter o quadro atual de fornecedores e não aumentar a quantidade de funcionários considerando-se que há ociosidade no modelo atual.
    A meta é dobrar o faturamento no primeiro ano de funcionamento do site sem aumentar o portfólio de produtos valendo-se apenas do aumento gerado no valor do ticket médio de compras e aumento no número de clientes
    .

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.
    Para mais informações, entre em contato com os gerentes do projeto:

     

  • Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento de projetos de uma viagem para servir de exemplo para sua viagem ou para os seus projetos.
    Esses artefatos foram gerados em um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelos alunos:
    Gisele VendraminiVanderlei Correia Marcelino, Eloisa Maria dos Santos, Adriana Avila.

    Agradecimento especial aos mesmos pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu termo de abertura:
    Promover uma viagem de férias a Las Vegas com duração de 15 dias, que deverá ocorrer no mês de Julho de 2013 com roteiro bem definido, pesquisando previamente as condições climáticas da região a ser visitada, usufruindo de acomodações em hotéis com padrão 4 estrelas e traslados já acordados para acomodar todos os participantes. O Roteiro envolverá visitas a Cassinos e outros Pontos turísticos estarão incluídos, tais como: Capela Graceland Wedding Chapel; Legends in Concert; Red Rock Canyon; Bellagio Fountains.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.
    Para mais informações, entre em contato com os gerentes do projeto:
    Gisele Vendramini, Vanderlei Correia Marcelino, Eloisa Maria dos Santos, Adriana Avila.

  • Aprenda através das lições aprendidas dos gerentes de projeto da nossa comunidade.

    Abaixo as lições aprendidas por Gerente de Projeto:

    • Eduardo Montes, PMP
      • Suporte da alta administração
      • Definição de Requisitos Minimos / A importância de saber ouvir
      • Como montar do zero um Escritório de Projetos e Metodologia de Gerenciamento em Projetos em menos de 90 dias
      • Caso queira ter maiores informações, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
    • Fabio Luiz Braggio, MBA, PMP
      • Equipes Multiculturais
      • Equipes Remotas
      • Caso queira ter maiores informações, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
    • Rogério Maciel
      • Administrando a Pedalada
      • Caso queira ter maiores informações, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

     

  • Respondendo a pergunta da Fernanda Rodrigues
    Hoje trabalho como assistente de PMO e gostaria de orientações de quais as competências técnicas e não técnicas que um PMO deve ter e o devo estudar.

    É recomendado ao PMO ter as mesmas competências que um gerente de projetos (já que ele é responsável pela capacitação do GP) e algumas adicionais mais direcionadas a otimização de processos, metodologia e habilidade para capacitar o GP.

    Sugiro que você veja nosso guia sobre Gerenciamento de Projetos e avalie as áreas de conhecimento que você precisa mais desenvolver.

    Depois, avalie nossa metodologia otimizada que você terá uma boa noção de como padronizar os processos de GP e aperfeiçoa-los continuamente.

    Outra sugestão é que você veja as três apresentações disponíveis em nossa seção de downloads

    Adicionalmente, sugiro que você use as referências adicionais incluídas no guia para as áreas de conhecimento. Se precisar de mais referências, entre em contato para eu adicioná-las.

    Espero ter ajudado e caso você precise de mais informações, não hesite em entrar em contato.

    Conheça melhor Eduardo Montes, PMP e veja seus outros artigos e contribuições para nossa Comunidade de GPs.

    Saiba mais

    Tem alguma dúvida sobre gerenciamentos de projetos? Pergunte ao PMO
    Blog de gerenciamento de projetos
    Gestão eficiente de projetos
    O Guia do GP
    Metodologia PMO
    Processos de gerenciamento de projetos
    Entradas, Ferramentas e técnicas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
    Exemplos de Projetos
    Aqui, o Gerente de Projetos...
    Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
    Fórum de Discussão sobre os templates

     

  • Importante: Obedecer os padrões

    Pode-se também criar o novo projeto em paralelo com a Inclusão do projeto no portfolio (Responsabilidade do PMO)

    Passo a Passo

    • Criar o diretório igual o nome do projeto debaixo da estrutura do Portfólio de Projetos
    • Copiar a estrutura da pasta templates ou modelos debaixo do diretório criado (Vide Referências).
    • Na pasta 02-Planejamento, renomeie o cronograma com o mesmo nome do projeto que deve ser também o mesmo nome do diretório criado.
    • À medida que os documentos forem atualizados, altere o nome do projeto de cada um dos documentos.
    • Para alterar o nome do projeto:
      • Clique no menu File - Show All properties - Altere o campo Subject incluindo o nome do projeto.
      • Volte para o documento, abra o cabeçalho, marque o campo com o nome do projeto e pressione a tecla F9.
  •  Índice com os Procedimentos do Gerente de Projetos

     

     

  • Boas práticas para atingir os objetivos da sua reunião e torná-la mais produtiva:

    Prepare-se - Planejamento-Pré: Use o template de pauta definido...

    • Definir pauta (objetivos e tópicos a serem discutidos)
    • Escolher participantes e convocá-los com a pauta
    • Preparar a reunião (Informações necessárias)

    Realização-Durante: Use o template de Ata definido...

    • Esclarecer quem conduz, quem faz a ata, e critérios de tomada de decisão
    • Registrar principais decisões, ações c/ responsável e prazo
    • Determinar data da próxima reunião quando necessário

    Acompanhamento-Pós Use o template de Ata definido...

    • Distribuir ata rapidamente
    • Monitorar as ações e comunicar correções de desvios, progressos,...

  • Todos os procedimentos foram feitos usando o pacote Office 2013 em Inglês e devem ser adaptados conforme a versão usada.

    Os parâmetros podem variar de acordo com a língua usada:

    • Português (Padrão);
    • Inglês (Vide coluna inglês).

    E de acordo com o nível de maturidade:

    • Padronizada;
    • Otimizada.

    Existem ainda alguns casos nos quais o Inglês é adotado parcialmente.

     

    Pastas usadas

    Inglês

    Local

    Projeto

    =

    Abaixo da estrutura Portfolio de Projetos e deve usar o mesmo nome registrado na planilha do Portfólio de Projetos

    01-Iniciação

    01-Initiating

    Todos os arquivos usados na Iniciação

    02-Planejamento

    02-Planning

    Todos os arquivos usados no planejamento

    04-Controle

    04-Controlling

    Todos arquivos usados no Controle e Monitoramento do Projeto

    05-Encerramento

    05-Closing

    Todos arquivos usados no encerramento do projeto

     

    Referência das Pastas usadas é sempre o nome em português. Para os que usam a língua inglesa, usar a pasta respectiva.

     

    Arquivos para Nível de Maturidade Padronizada

    Cód.

    Arquivos usados

    Inglês

    Pasta

    Comentário

    6.6.3.2

    Cronograma.mpp

    Schedule.mpp

    02-Planejamento

     

    13.3.3.1

    Registro dos riscos e problemas.xlsx

    Registro dos riscos e Issues.xlsx

    02-Planejamento

     

     

    Arquivos para Nível de Maturidade Otimizada

    Cód.

    Arquivos usados

    Inglês

    Pasta

    Comentário

    6.6.3.2

    Cronograma.mpp

    Schedule.mpp

    02-Planejamento

     

    13.3.3.1

    Registro das questões.xlsx

    IssuesLog.xlsx

    04-Controle

     

     

  • Dies irae, dies illa                                                                                             Dia da ira, dia terrível
    Solvet saeclum in favilla (...)                                                                           Em que o mundo se dissolverá em cinzas (...)

    Sequentia - Requiem                                                                                        Sequentia - Réquiem*

    * Missa dos mortos da liturgia católica.

     

    Alguns projetos podem apresentar riscos de destruição do mundo, mas a experiência que quero compartilhar com vocês é de um projeto que envolvia riscos que poderiam acabar com uma empresa.

    A frase-título do artigo foi retirada de um contexto real. Sim, essa infâmia foi dita pelo Diretor de TI da empresa Vortex Holdings [nome fictício] , quando soube que estavam sendo discutidos os riscos do projeto.

    Os grandes projetos de infraestrutura envolvem investimentos altos, e muitas vezes são aprovados quando a empresa chegou no limite de sua capacidade - "do or die".

    Nesse tipo de cenário, as decisões acabam sendo emergenciais e o tempo para planejamento desaparece.

    Na avaliação dos gestores da Vortex, o projeto não tinha riscos porque havia sido contratado um fornecedor renomado para executar os serviços, relação já com um histórico de sucesso.

    A Vortex era uma empresa com PMO constituído, que orientava os gerentes de projetos a fazer a gestão dos riscos, mas os gestores consideravam que analisar riscos era uma fraqueza, na medida em que os gerentes de projetos estariam na verdade criando empecilhos ao mesmo.

    A Vortex e seus acionistas , correram o risco de perder o negócio durante todo o período de 8 meses de duração do projeto.

    Uma empresa de 20 anos de existência, 34 mil funcionários e faturamento de R$ 10 bilhões ao ano, poderia deixar de existir.

    O projeto basicamente era a expansão da área do datacenter, que já não comportava mais o crescimento dos recursos necessários para suportar o negócio.

    Dentre os vários riscos de alto impacto que o projeto apresentava, um tinha a característica de ser extremo.

    O projeto tinha como premissa que o sistema automatizado de combate a incêndio por gás FM-200 seria desligado durante a sua duração.

    O datacenter ficaria parcialmente desmontado e aberto, ficando duplamente vulnerável a um incêndio que poderia ser iniciado tanto dentro como fora da sala.

    O caminho correto seria paralisar o projeto e criar um "backup site" para "disaster recovery" antes de fazer a expansão do datacenter atual.

    Mas isso seria um projeto de no mínimo um ano, com custo na casa das dezenas de milhões de dólares.

    Como havia uma ordem direta dos gestores da Vortex de realizar o projeto de qualquer forma, buscou-se mitigar esse risco.

    Sugeriu-se que fosse contratada uma empresa especializada em prevenção e combate a incêndios em regime de 24x7.

    Os gestores responderam que seriam colocados alguns extintores comuns no local dos trabalhos e que os porteiros e vigias da empresa ficariam incumbidos de agir no caso de incêndio.

    Como uma pessoa sem treinamento, sem perfil necessário e sem responsabilidade formal para uma situação como essa poderia ter um desempenho eficiente num cenário de catástrofe?

    É incrível como as empresas - de qualquer tamanho - são ameaçadas pela falta de visão dos seus gestores.

    O projeto foi concluído com sucesso, dentro do prazo e abaixo do custo da linha de base.

    O risco de incêndio era baixo, mas de impacto irreversível.

    Tecnicamente não houve mitigação.

    O risco foi aceito pelos gestores da Vortex de forma irresponsável.

    A gestão de riscos - e não apenas em projetos - vem ganhando destaque em empresas que tem a intenção de atingir níveis superiores de maturidade em governança corporativa. Iniciativas como SOX e GRC são sinais inequívocos dessa tendência.

    E como estamos falando de riscos, os acionistas e investidores que compram ações de empresas sem essa maturidade, na verdade correm um duplo risco: o risco do mercado e o risco da má gestão.

     

     

     

    Sobre o Autor

     

  • Não sou técnico da SABESP, mas, como uma boa prática de gerenciamento de projetos, vou pedir a Opinião dos Especialistas e de nossos leitores para complementar o artigo e debater o assunto.

    Em gerenciamento de projetos, você deve saber resolver as crises, os problemas e os conflitos de interesses entre as pessoas (partes interessadas) e gerenciar os riscos para termos sucesso em nossos projetos.

    Então vamos discutir um pouco a crise hídrica para identificarmos alternativas para resolvê-la e ainda aprendermos a gerenciar melhor nossos projetos abordando as perspectivas de Riscos, Resolução de Problemas e das Partes interessadas.

  • Categoria criada para explicar os fundamentos, processos pelo nosso novo especialista, Luiz Fernando Duarte Júnior, de métodos ágeis e Scrum.

     

  • Aqui você encontrará artefatos usados no gerenciamento de projetos de uma implantação de um Escritório de Projetos, mas, conhecido pelo termo inglês, PMO (Project Management Office) para servir de exemplo para os seus projetos.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.

    Caso queira obter maiores informações?, entre em contato com nosso PMO, especialista em implantação de Escritório de Projetos, Eduardo Montes, PMP

  • Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento de projetos de construção de um robô para servir de exemplo para os seus projetos.

    Esses artefatos foram gerados no TCC de um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelo aluno:

    • Uákiti Pires.

     

    Agradecimento especial pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu termo de abertura:
    Em meio a atividades cotidianas, trabalhos executados e projetos realizados, muitas áreas de conhecimento denotam a necessidade de uma evolução no modo de implantação e execução das práticas de gestão de projetos de formas mais conscientes e otimizadas. Os limiares das pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos juntos convergem para essa realidade, sendo a primeira já utilizada amplamente no meio acadêmico e que oferece suporte à geração de conhecimento e transposição do estado da arte.
    Contudo certos trabalhos com enfoque em inovação tecnológica na área de engenharia e afins acabam por demandar mais do que uma pesquisa embasada apenas no método científico, haja vista que tais trabalhos abrangem características bem definidas de projetos, como início e fim definidos através de um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
    Sendo assim este projeto tem como propósito dar suporte a construção de um robô interativo de entretenimento para exposição ao público jovem na faixa etária de 15 a 35 anos com interesse em tecnologia e robótica, de forma a otimizar as fases de pesquisa, desenvolvimento e construção, além de reduz as chances de insucesso e aumentar a qualidade do projeto.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.

    Para mais informações, entre em contato com o Uákiti Pires.

  • Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento de projetos de implantação de um sistema GED para servir de exemplo para os seus projetos.
    Esses artefatos foram gerados em um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelos alunos:

    Agradecimento especial aos mesmos pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu termo de abertura:
    Com o objetivo de organizar e manter a integridade dos documentos e/ou informações, este projeto tem por finalidade o uso da tecnologia como ferramenta de apoio na implantação de uma Gestão Eletrônica de Documentos (GED), que possibilita uma melhor eficiência no recebimento, encaminhamento, localização das informações.
    Fatores Críticos de Sucesso

    1. Apoio dos executivos da instituição.
    2. Comunicação e colaboração de todos os membros do projeto.
    3. Conscientização dos usuários finais sobre a importância do sistema.
    4. Servidor e hardware compatíveis para o funcionamento do sistema GED.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.
    Para mais informações, entre em contato com os gerentes do projeto:

  • Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento do projeto de instalações hidráulicas de um hotel para servir de exemplo para os seus projetos.
    Esses artefatos foram gerados em um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelos alunos:
    Guilherme Teodoro Alves, Rafael Koritiake da Carreira e Thiago Teixeira.

    Agradecimento especial aos mesmos pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo descrição do projeto disponível em seu plano de gerenciamento de projeto:
    A Instaladora foi contratada para executar as instalações hidráulicas de um hotel que está sendo construído.
    O Hotel deverá ser entregue até no máximo 10/06/2013 para começar a receber hóspedes da Copa das Confederações.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.
    Para mais informações, entre em contato com os gerentes do projeto:
    Guilherme Teodoro Alves
    Rafael Koritiake da Carreira
    Thiago Teixeira.

     

  • Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento de projetos de um treinamento para servir de exemplo para seu treinamento ou curso ou ainda para os seus projetos.
    Esses artefatos foram gerados em um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelos alunos:
    Renata Silva, Vanessa Franco e Yves Mariano.

    Agradecimento especial aos mesmos pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu termo de abertura:
    O projeto consiste em elaborar e efetuar um treinamento teórico / pratico de 16 horas, a 20 funcionários da empresa XPTO, que atuam nos departamentos financeiro e contábil, sendo estes divididos em 04 turmas de 05 pessoas.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.

     

  • Patrocine nossas soluções gratuitas!!!

    Gosta do meu trabalho, usa ou já usou nossas soluções gratuitas, como nossos templates, ferramentas, e quer contribuir para que eu possa tornar nosso conteúdo ainda mais relevante para o sucesso dos seus projetos.

    Você pode nos patrocinar de várias formas:

    Adquirindo um dos meus Livros 

     

    Acompanhando-nos nas redes sociais e curtindo tudo que gostar

    Criticando tudo que não estiver no nível de excelência esperado

    Financiando nosso trabalho através de ganhos com publicidade

    • Comissão via anúncios, basta clicar nos anúncios em que interessar;
    • Comissão da TI Exames, use nosso cupom "PMO" para ganhar 12% de desconto nos cursos.

    Deixando aqui seu depoimento sobre nosso trabalho

    Aumentando essa lista. Deixe aqui sua sugestão que providenciaremos prontamente

    E por último e mais importante, convidando também seus amigos, gerentes de projetos ou interessados, a fazer o mesmo.

    Aqui, você...

    tarefas do gerente de projetos

  • Meus amigos,

    Estava sumido trabalhando muito para entregar mais um projeto feito especialmente para vocês, um novo portal de gerenciamento de projetos totalmente reformulado para atender vocês no nível de excelência que tanto merecem.

    Novo portal com novas soluções para capacitar você a ter sucesso em seus projetos.

  • A sexta edição do Guia PMBOK® chegou e o membro do PMI já pode baixá-lo de forma gratuita aqui.

    O Guia PMBOK Sexta Edição também pode ser adquirido pelo mesmo link no site do PMI ou
    pela Amazon.

  • Aprenda atalhos para aumentar o sucesso em seus projetos com casos de sucesso e Lições Aprendidas em Projetos de gerentes de projetos.

    Abaixo os Casos de Sucesso / Lições Aprendidas por Gerente de Projeto:

    -Eduardo Montes, PMP

    -Fabio Luiz Braggio, MBA, PMP

    -Rogério Maciel

    Caso você tenha um caso de sucesso ou lição aprendida e queira divulgar no nosso site, entre em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  • Se você tem um projeto complexo que não pode fracassar, pode contar comigo para ajudá-lo.

    Já entreguei mais de 300 projetos e nunca deixo um projeto por terminar.

    Você tem meu compromisso em contrato que não lhe abandonarei até a conclusão do seu projeto.

    Todas as empresas que passei sempre fui considerado benchmarking nas entregas e adoro engajar as pessoas para alcançar grandes realizações.

    Conheça algumas das minhas Lições aprendidas em projetose entre em contato comigo para discutirmos sua necessidade.

     

    Eduardo Montes, PMP
    Sócio Fundador e PMO da Escritório de Projetos

  • Amigos,

    Gostaria de convidar vocês para refletir sobre uma das nossas principais funções dentro de um projeto.

    Li um artigo que foi amplamente divulgado na Internet sobre fatores que motivam pessoas mais que dinheiro (1) e infelizmente, não me surpreendi quando me deparei com o item 2 que é "não usar gerentes nos projetos", o que, claro, sou totalmente contra essa afirmação.

    Parece que esqueceram que uma das nossas principais funções no projeto é conectar as diversas partes interessadas apesar de diferentes interesses e culturas para atender os objetivos do projeto e para isso precisamos motivar as pessoas e não o contrário.

    O que ocorre é que houve uma deturpação sobre o que o GP deve fazer e que em muitos casos, viramos autênticos "cobradores de cronograma", o sujeito que fica chicoteando e pressionando a equipe do projeto até tirar "sangue" do time, custe o que custar.

    Existem vários executivos que acreditam que o PMO foi feito principalmente para cobrar datas, não interessando o preço a ser pago pela equipe do projeto.

    Você como GP, pode até ser efetivo no curto prazo, com uma postura de cobrança de datas e pressão, mas, o desgaste com a equipe vai aumentando e a situação fica insustentável ao longo prazo.

    Para ser efetivo no longo prazo, você deve seguir algumas das melhores práticas identificadas no PMBOK, principalmente, os processos de gerenciamento de recursos humanos, e os processos de  gerenciamento das comunicações descritos abaixo.

    9.1 Desenvolver o plano de recursos humanos

    No planejamento do projeto, o GP identifica e documenta as funções, responsabilidades e habilidades necessárias , além de criar um plano de gerenciamento do pessoal onde será descrito as necessidades de treinamento e as formas de reconhecimento e recompensas da equipe.

    Dessa forma, o GP já inicia ganhando a confiança do time, deixando claro como seu esforço será recompensado e como suas deficiências serão tratadas através dos treinamentos.

    9.3 Desenvolver a equipe do projeto

    O trabalho em equipe é um fator essencial para o êxito do projeto, e desenvolver equipes de projetos eficazes é uma das responsabilidades primárias do gerente de projetos.

    O GP deve criar um ambiente que facilite o trabalho em equipe.

    O GP deve motivar a equipe continuamente fornecendo desafios e oportunidades, oferecendo feedback e apoio conforme necessário e reconhecendo e recompensando o bom desempenho.

    Uma equipe de alto desempenho pode ser alcançada usando comunicações abertas e eficazes, desenvolvendo a confiança entre os membros da equipe, administrando conflitos de forma construtiva e estimulando soluções de problemas e tomadas de decisão de forma colaborativa.

    O GP deve solicitar o apoio da administração e/ou influenciar as partes interessadas apropriadas para mobilizar os recursos necessários para desenvolver equipes de projeto eficazes.(2 )

    9.4 Gerenciar a equipe do projeto

    Gerenciar a equipe do projeto requer diversas habilidades de gerenciamento para estimular o trabalho em equipe e integrar os esforços dos membros da equipe para criar equipes de alto desempenho. O gerenciamento da equipe envolve uma combinação de habilidades, com ênfase especial em comunicação, gerenciamento de conflitos, negociação e liderança. Os gerentes de projetos devem fornecer tarefas desafiadoras para os membros da equipe e reconhecimento pelo alto desempenho.(3)

    (4) Templates das Saídas dos processos de Gerenciamento das Comunicações

    10.1 Identificar as partes interessadas

    No início do projeto, o GP deve identificar quais são os principais fatores motivacionais das partes interessadas, seus principais interesses e o grau de impacto no projeto.

    A partir daí, ele desenvolve uma estratégia para lidar com os conflitos de interesse existentes e principalmente, para conectar as partes interessadas maximizando as influências positivas, mitigando os potenciais impactos negativos e motivando a equipe do projeto.

    10.4 Gerenciar as expectativas das partes interessadas

    Na execução do projeto, o GP baseia-se na estratégia criada sempre adaptando as mudanças de expectativas e interesses das partes interessadas, agiliza a solução das questões através da identificação de alternativas , minimizando os conflitos de interesses e novamente motivando a equipe para alcançar os resultados do projeto.

    O GP funciona como o maestro e as partes interessadas como os integrantes da sinfônica, o maestro deve estar em total sinergia com os integrantes, e o sucesso só ocorrerá se todos estiverem em sintonia.

    Isso só é possível, quando os integrantes estão motivados a atingirem o sucesso de todo grupo.

    E você só tem cobrado sua equipe ou ainda lembra que motivá-los pode fazer a diferença?
    Gostaria de ter sua opinião.

     

    (1)http://www.inc.com/ilya-pozin/9-things-that-motivate-employees-more-than-money.html

    (2) Pagina 229 - Ultimo paragrafo - UM GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK®) Quarta Edição

    (3) Pagina 236 - Ultimo paragrafo - UM GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK®) Quarta Edição

    (4) Registro e Estratégia para gerenciamento das partes interessadas

    Principal Referência:

    UM GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK®) Quarta Edição

  • O PMI prometeu o lançamento da sexta edição no terceiro trimestre e cumpriu sua promessa.

    A sexta edição do Guia PMBOK® chegou e o membro do PMI já pode baixá-lo de forma gratuita aqui.

    O Guia PMBOK Sexta Edição também pode ser adquirido pelo mesmo link no site do PMI ou através de pré-venda na Amazon.

    Veja as previsões de entrega da Amazon.

     

  •  

    Todo grupo de interesse disponibiliza recursos de forma exclusiva para seus participantes:

    • Eventos presenciais ou virtuais (participe e convide os participantes para seu evento);
    • Galeria de arquivos, fotos e vídeos (compartilhe seu material e aperfeiçoe o material disponibilizado pelos demais participantes);
    • Mural para publicação de informações relevantes sobre o tema (compartilhe o que julgar relevante);
    • Fórum privado (esclareça suas dúvidas, opine e interaja com especialistas da área);
    • Usuários (relacione com os outros usuários do grupo);
    • Convites (convide seus amigos para participar do grupo).

    Junte-se aos Grupos de interesse em projetos para receber informações conforme sua necessidade, para relacionar com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses que o seu, e também para participar de eventos e fóruns privados.

    Cada grupo de interesse tem uma tag (marcador) associado e vários conteúdos distribuídos em várias seções do site (artigos, templates, ferramentas,...).

    Os grupos de interesse foram agrupados por Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de ProjetosProfissão; Tipos de Projetos e Soluções em Projetos.

    Abaixo tabela com todos os grupos de interesses agrupados com sua respectiva tag e o grupo para você se inscrever:

    Agrupamento e posteriormente Grupo de interesse com sua tag (ou o Saiba Mais que inclui a marcação)

    Grupo de interesse

    Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

     

    Gerenciamento da integração

    Integração

    Gerenciamento do escopo

    Escopo

    Gerenciamento do tempo

    Tempo

    Gerenciamento dos custos

    Custos

    Gerenciamento da qualidade

    Qualidade

    Gerenciamento dos recursos humanos

    Recursos Humanos

    Gerenciamento das comunicações

    Comunicações

    Gerenciamento dos riscos

    Riscos

    Gerenciamento das partes interessadas

    Partes interessadas

    Gerenciamento das aquisições

    Aquisições

    Profissões

     

    Gerente de Projetos

    Gerente de Projetos

    PMO

    PMO

    Professor de Gerenciamento de Projetos

    Professor de Gerenciamento de Projetos

    Profissional de TI

    Profissional de TI

    Empreendedor

    Empreendedor

    Aluno 

    Aluno de Gestão de Projetos

    Tipos de Projetos

     

    Projetos Pessoais

    Projetos Pessoais

    Projetos para empresas

    Projetos Empresariais

    Projetos Sociais

    Projetos Sociais

    Junte-se aos grupos de seu interesse para conhecer outras pessoas que compartilham o mesmo interesse, aumentar seu conhecimento, esclareça suas dúvidas com especialistas e outros profissionais experientes, você aumenta sua chance de aplicar seu conhecimento de forma mais efetiva.

    juntar-se aos seus colegas de profissão, e selecionar as áreas de conhecimento e soluções que você tenha interesse.

    Basta clicar no botão “Join” nos grupo de seu interesse em grupos-de-interesse-em-projetos

     

  • Se não lembrar sua senha e lembrar-se do seu e-mail, pode recuperá-la em cb-forgot-login onde será apresentada as seguintes informações:

     

    Perdeu seu Nome de usuário ou sua senha ?

     

     

    Caso não lembre o nome do seu usuário, você terá que fazer duas solicitações:

    Caso lembre, vá direto para a solicitação 2.

    Solicitação 1: Nome de Usuário perdido

    • Marque a opção Nome de usuário perdido abaixo do título Perdeu seu Nome de usuário ou sua senha ?
    • Será solicitado seu e-mail que usou para cadastrar-se
    • Informe seu e-mail, e pressione o botão "Enviar nome do Usuário"
    • O nome do usuário será enviado para o e-mail informado
    • Se não achar na sua caixa de entrada, verifique seu lixo eletrônico (seu servidor de e-mail pode considerar o e-mail como um SPAM).

     

    Solicitação 2: Senha perdida.

    •  Marque a opção Senha perdida abaixo do título Perdeu seu Nome de usuário ou sua senha ?
    • Será solicitado o Nome do Usuário [Caso você não se lembre, solicite conforme explicado na Solicitação 1 acima] e seu e-mail de cadastro
    • Inclua as duas informações:Nome do Usuário & Endereço de e-mail
    • E pressione o botão: Enviar senha.
    • Depois receberá uma nova senha no e-mail informado.
    • Se não achar na sua caixa de entrada, verifique seu lixo eletrônico (seu servidor de e-mail pode considerar o e-mail como um SPAM).

     

    Pronto!!! Agora faça o login com o usuário e senha recuperado.

  • Planilha para seleção de Equipe com Análise de decisão envolvendo critérios múltiplos configurada para você customizar conforme sua necessidade.

    A planilha vem com duas abas (1-EquipeTecnica & 2-EquipeProjetos) pré-configuradas para fazer dois tipos diferentes de seleção de Candidatos.

  • Busco sempre privilegiar a infraestrutura atual e adaptar a metodologia de gerenciamento de projetos às soluções já adquiridas. De forma resumida, integro o Microsoft Project, o Excel e o PowerPoint para gerar os Status Report de forma automática, além de distribuir as informações e atualizar as atividades de cada membro da equipe através da integração com o e-mail e o calendário do Google (Gmail) e da Microsoft (Outlook).

    Pré-requisito mínimo:

    • Uma licença de Microsoft Project Professional e uma do Microsoft Excel;

    A solução consiste do uso de um Master Project que consolida todos os cronogramas de todos os projetos que compartilham um Pool de Recursos.Através de macros é extraído as informações e gerado o Status Report dos projetos de forma agil e com qualidade.

    Essa solução permite controlar todo o pool de recursos da empresa ou de uma área específica e gerenciar todo o portfólio de projetos de forma integrada.

    Entre em contato e solicite uma cotação.

    Veja abaixo com mais detalhes as necessidades essenciais com algumas das alternativas já testadas e validadas na nossa solução de gestão de portfólio de projetos:

     

    Necessidade

    Alternativa

    Vantagens & Desvantagens & Comentários

    Armazenamento e Estruturação dos documentos por projeto de acordo com o padrão da metodologia

    Solução de armazenamento nas nuvens (Já trabalhei com o Google drive e o Dropbox. Tive menos problemas de conflito com o Dropbox.)

    Vantagens

    Flexibilidade de atualizar a documentação dentro e fora da organização

    Desvantagens

    Conflitos na atualização de documentos quando mais de uma pessoa atualiza o documento ao mesmo tempo. Isso pode ocorrer também quando a atualização é feita sem conexão e no momento da sincronização alguém já havia atualizado o mesmo documento.

     

    Servidor de arquivos

    Vantagens

    Não existe conflito de arquivos

    Desvantagens

    São necessárias soluções de infra complementares para acessar o documento fora da organização.

    Também não é possível atualizar o documento sem uma conexão de rede.

    Criação e atualização dos documentos (templates) adotados pela metodologia

    Microsoft Word, Microsoft Excel (obrigatórios) e Microsoft PowerPoint

     
     

    Ainda não testei outras soluções

     

    Atualização do cronograma

    Microsoft Project

    Desvantagem

    Custo de aquisição

     

    Ainda não testei outras soluções, porém, quero adaptar a solução para integrar com soluções Open Source ou com soluções pagas com versões gratuitas.

    Algumas das alternativas existentes com seus links para sua avaliação:

    Referência:

    https://project-management.zone/ranking/category/planning

    Soluções Open Source

    GanttProject

    http://www.ganttproject.biz/

    Alexa: 109.154

    Versão 2.8.5 publicada em 19/05/2017

    Versão 2.8.4 publicada em 24/03/2017

    PMZONE: 45 - Estável: 45 /46

    Project Libre

    https://sourceforge.net/projects/projectlibre/

    Alexa: 171.144

    Versão 1.7 atualizada em 16/01/2017

    http://www.projectlibre.com/

    PMZONE: 62 - Caindo: 58 / 53

    Soluções pagas com versões gratuitas

    Wrike: http://www.wrike.com

    Trello: https://trello.com

    Gestão do Portfólio e Geração dos Status Report

    Microsoft Project e Microsoft Excel

    Uso macros feita em VBA para a geração do Status Report de todos os projetos.

    Abaixo os principais passos para a geração:

    • Gerente de Projetos atualiza o cronograma do seu projeto em Microsoft Project e o registro das questões em Microsoft Excel.
    • PMO entra no cronograma consolidado (MasterProject) no Microsoft Project e envia as atividades atualizadas para o Planilha do Portfólio de Projetos (via VBA);
    • PMO configura a Planilha para gerar SR no novo período (via VBA);
    • PMO gera SR de cada projeto (via VBA)

    Envio de e-mails e Notificações para responsáveis das atividades

    GMAIL, Outlook

     

     

  • Se quer ter sucesso em seus projetos e quer ajudar e ser ajudado, venha participar da nossa comunidade.

    Somos mais de 4.000 e nesse artigo mostrarei as novidades da Comunidade 2.0 e como participar aumenta suas chances de sucesso.

  • É com muita alegria que compartilho como já obtive 70,9% de redução nas despesas priorizadas e já obtive novas receitas. Mais importante, depois de um mês do lançamento do portfólio, já consegui equilibrar minhas finanças novamente e atingir minha meta SMART prevista para 10/2016.

    Nesse artigo, detalho o planejamento e a execução do programa de redução de custos onde cortei gastos e consegui melhorar minha qualidade de vida.

  • Se você é o PMO da sua empresa e está com dificuldades para entregas os projetos do seu portfólio no prazo, escopo e custos definidos, conte com o apoio do PMO da Comunidade de Projetos que trabalha 24x7 identificando meios para garantir o sucesso dos projetos.

    "Atualmente gerencio o portfólio de projetos de 3 grandes empresas e trabalho com Escritório de Projetos buscando meios de capacitar o gerente de projetos a ter sucesso em seus projetos desde 2005.
    Se você é PMO e está com algum tipo de dificuldade, provavelmente eu já passei por ela e aprendi como superá-la."

     

    Eduardo Montes, PMP, PMO da Comunidade de Projetos.

  • Poucas pessoas conhecem o guia do PMI criado para tratar especificamente do desenvolvimento de competências de gerentes de projetos. Chama-se Project Management Competence Development Framework, conhecido também por PMCDF, que está na sua 3ª edição, tendo sido a 1ª edição publicada em 2002 e a 2ª edição em 2007. Esta última de 2017 incorporou as competências para gerentes de portfólio e de programas. Neste artigo vou discorrer sobre alguns aspectos abordados no guia, como por exemplo, a crença de que é possível desenvolver as competências requeridas.

  • Modelo de Projeto é um conjunto de artefatos criados (templates pré-definidos) baseado em um projeto genérico que acelerará o planejamento do seu projeto.

    Você baixa os artefatos e adapta cada um deles conforme sua necessidade.

    Para adaptar o documento de forma mais ágil, procure o símbolo # e altere conforme a situação do seu projeto. Importante também fazer uma revisão geral de todo o documento.

    Retire também os comentários e versões anteriores.

    O modelo de projetos contém um conjunto mínimo de artefatos de planejamento compostos por:

    Documento

    Descrição

    Termo de Abertura do Projeto

    Processo de autorização formal do projeto. Termo de notificação de conhecimento de projeto para a empresa.

    Registro das partes interessadas

    Registro das partes interessadas e Estratégia para gerenciamento das partes interessadas

    Plano de Gerenciamento do Projeto

    O plano de projeto guia a execução, controle e encerramento do projeto. É complementado por vários planos auxiliares.

    Declaração do escopo do projeto

    Determina qual trabalho será realizado e quais entregas produzidas.

    Dicionário da EAP - Planilha

    Informações consolidadas no formato de tabela de cada elemento da EAP de modo a orientar a equipe do projeto (Planilha). Informações mais detalhadas devem ser incluídas no Word abaixo.

    Dicionário da EAP - Complementar a Planilha

    Detalha cada elemento da EAP de modo a orientar a equipe do projeto (Word). Informações mais detalhadas como histórico, imagens auxiliares, etc...

    Cronograma do Projeto

    Determina as datas de início e término das atividades do projeto.

    Registro dos riscos

    Identifica os riscos associados ao projeto e descreve como serão tratados. Plano auxiliar do plano de projeto.

     

    Para agilizar o download dos documentos priorizando seu precioso tempo, foi criado o Kit Acelerador de Projetos [Todos Templates de Gerenciamento de Projetos + 1 Exemplo de projeto: Reforma de casa+ 1 Modelo de Projetos: Modelo de Plano de Negócios].

  • Se você é aluno de um curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, ou faz algum curso com matéria de gerenciamento de projetos, sou professor de gerenciamento de projetos e quero ajudá-lo a tirar o melhor proveito do seu curso e ensinar a você como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida.

    Minha primeira dica é unir-se aos seus colegas no grupo de Alunos de Gerenciamento de Projetos e também aos outros grupos de interesses da sua preferência; Cada membro recebe informação selecionada, cria ou participa de eventos exclusivos, esclarece dúvidas no fórum privado, relaciona com outras pessoas com interesses comuns, troca arquivos, fotos, vídeos, etc.

    Nossas soluções gratuitas tambem podem lhe ajudar:

    Confira também:

  • Se você é um empreendedor e quer criar o seu negócio, saiba que queremos ajudá-lo a ter sucesso no seu empreendimento (projeto).

    Em primeiro lugar, participe do grupo de Empreendedores e também dos outros grupos de seu interesse. Cada membro recebe informação selecionada, cria ou participa de eventos exclusivos, esclarece dúvidas no fórum privado, relaciona com outras pessoas com interesses comuns, troca arquivos, fotos, vídeos, etc.

    Além disso, você terá prioridade na criação e no aperfeiçoamento das soluções gratuitas criadas para o empreendedor. Conheça abaixo algumas delas:

    Tudo disponibilizado de forma gratuita.

    Confira também a Seleção do empreendedor.

    E por último, não deixe de verificar como nossas Soluções para o Gerente de Projetos.podem ajudá-lo em seus projetos.

     

    Eduardo Montes, PMP
    Sócio Fundador e PMO da Escritório de Projetos

  • O curso que tem como objetivo capacitar, de forma gratuita, interessados na área de gestão de projetos "colocando a mão na massa" (hands-on).

    IMPORTANTE:

    Para iniciar seu projeto hands-on

    • Faça um projeto individualmente (Você será o gerente de projetos e fará a gestão das pessoas envolvidas);
    • Chame seus colegas ou familiares para fazer o curso e o projeto com você.

    Objetivos do curso:

    Orientação para os alunos

  • Meus amigos,

    Neste artigo explico como você pode montar um Portfólio de Projetos para “espantar a crise” e equilibrar suas finanças sejam elas pessoais ou da sua empresa.

    Mais do que escrever o artigo, disponibilizo os artefatos e as ferramentas usados nos projetos, aumentando assim sua chance de vencer essa batalha. Também será gerado periodicamente, o status report dos projetos que fazem parte do portfólio onde você poderá acompanhar a efetividade das ações adotadas e compartilhar suas iniciativas para que juntos possamos mandar essa crise para bem longe.

  •  

    Neset artigo explico como criei e implementei meu programa de aumento de receitas que faz parte do Portfolio de Projetos Espanta Crise onde já obtive excelentes resultados nos dois primeiros meses e tenho ótimas perspectivas para 2017 com os projetos que estão sendo implementados.

     

  • Para criar um usuário no site:

    • Clique no link Registre-se
    • Entre com as informações solicitadas [Usuário, Email, Senha,...]
    • Clique no botão Registre-se no fim do Formulário.
    • Você receberá um e-mail nosso confirmando seu cadastro e explicando como podemos lhe ajudar.
  • Quero convocar você para transformarmos 2017 em um ano promissor independente do cenário político e econômico.

    Se trabalharmos juntos podemos aumentar muito a chance de sucesso de nossos projetos.

    Estou bastante animado para esse ano e tenho vários motivos para celebrar as realizações de 2016 e as boas perspectivas para 2017. Conheça alguns desses motivos:

  • Como professor de Gerenciamento de Projetos há mais de 10 anos, criei várias Dinâmicas, Templates, Ferramentas e Exemplos de Projetos para usar com meus alunos de Gerenciamento de Projetos.

    Você, como professor, tem prioridade em qualquer solicitação e tem acesso completo ao site de forma gratuita incluindo nosso conteúdo premium, pois um grupo de professores unidos podem fazer uma grande diferença na comunidade de projetos.

    Abaixo principais destaques que recomendo usar com seus alunos:

    Conheça também a Seleção do professor de gerenciamento de projetos.

    Se você é professor e quer ter acesso ao conteúdo premium ou não encontrou algo que você precisa, entre em contato comigo  que agilizarei sua criação e disponibilização.
    Peço que use o site e sugira aos seus alunos usarem como complemento da sua aula, e principalmente, critique tudo que não estiver no nível de excelência esperado.
    Participe, peça novas seções, tire dúvidas, lhe prometo que irei escutá-lo e me empenharei ao máximo para atende-lo da forma que você merece.

     

    Eduardo Montes, PMP
    Sócio Fundador e PMO da Escritório de Projetos

  • Necessidade de uma área ou da Organização

    Um Escritório de Projetos, normalmente é criado para atender as necessidades de uma área da organização ou da organização como um todo.

    • Área da organização:
      • Uma área da organização (muitas vezes, Tecnologia da Informação), que possui muitos projetos necessita de uma gestão mais aprimorada de seu portfólio de projetos.
    • Corporativo:
      • Muitas vezes, o CEO da empresa, decide criar um PMO para gerenciar ou coordenar o portfólio de projetos da organização.
      • Um PMO corporativo poderá padronizar a metodologia de gerenciamento de projetos de toda organização e atuar de várias formas conforme os tipos de estrutura definidos abaixo.

     

    Abordagem para Implantar

     

    A forma na qual um PMO atua depende muito da abordagem adotada para sua implantação. Existem várias abordagens possíveis, mas, normalmente adoto uma das abordagens abaixo:

    • Piloto com um projeto ou um programa

    Uma das formas que tenho adotado em vários dos meus clientes, é iniciar pela gestão de um ou mais projetos relacionados ou até um programa. Dessa forma, é possível notar os benefícios da criação de um PMO com um menor esforço e com uma menor resistência pelas partes interessadas.

    • Diagnóstico e Implantação gradual priorizando as formas de atuação ou tipos de estruturas

    Outra maneira de implantar o PMO é fazendo um diagnóstico das principais formas que um PMO pode atuar e priorizando-as conforme as necessidades da organização.

    Para explicar os diferentes tipos de estrutura e formas de atuação, usarei os tipos de estrutura apresentado no Guia PMBOK® 5a Edição.

     

    Tipos de Estrutura

    Segundo o Guia PMBOK® 5a Edição, existem várias estruturas possíveis que variam conforme o grau de controle e de influência da organização.

    • Suporte: papel consultivo em projetos fornecendo modelos e treinamento;
    • Controle: fornecem suporte e exigem conformidade com a metodologia de gerenciamento de projetos;
    • Diretivo: assumem o gerenciamento direto de projetos.

    O poder exercido pelo PMO é menor na estrutura de Suporte e vai aumentando até chegar a gestão do portfólio de projetos da organização (Diretivo).

     

    Explorando um pouco mais a implantação gradual por tipo de estrutura. A organização pode contratar um PMO ou empresa especializada como a nossa para ser responsável pela seguinte estrutura:

    • Suporte: Treinar os gerentes de projetos e habilitá-los a terem mais sucesso em seus projetos através das melhores práticas de gerenciamento de projetos;
    • Controle: Definir, criar e implantar uma metodologia de gerenciamento de projetos e fornecer suporte e exigir conformidade com a metodologia;
    • Diretivo: Gerenciar o portfólio de projetos e assumir responsabilidade direta pelos resultados de cada projeto. Nessa estrutura, muitas vezes, o PMO será responsável também para criar e coordenar comitês relacionados aos projetos de modo a garantir que as principais partes interessadas estejam bem informadas em relação aos projetos e que possam deliberar em relação as questões dos projetos e seu portfólio.
  • Aqui você encontra todas as informações relacionadas a gestão do portfólio de projetos da Comunidade dirigido pelo PMO da Comunidade.

    A gestão do portfólio de projetos tem como principais objetivos:

    • Priorizar as demandas de forma transparente garantindo que os membros da nossa comunidade sejam ouvidos;
    • Comunicar o progresso de cada projeto e garantir que os problemas e as questões sejam rapidamente resolvidos;
    • Gerenciar o portfólio dos projetos garantindo que cada projeto atenda seus objetivos;
    • Aumentar a satisfação dos nossos usuários e da nossa comunidade de projetos.

    Para atender esses objetivos, determinamos as seguintes metas:

    • Publicação Mensal de Status Report de todos projetos;
    • Publicação Mensal das demandas priorizadas;
    • 100% dos projetos da comunidade tenham métricas com pelo menos uma meta bem definida;
    • Atingir pelo menos 90% das metas definidas de cada projeto (Avaliar situações nos quais existem um intervalo de tolerância aceito);
    • Outros a definir com a comunidade de projetos (Você, nossos principal cliente)

    Queremos ouvir você, deixe abaixo a meta ou objetivo que você deseja e nos planejaremos para atendê-lo.

  • Um comitê é composto por pessoas com poder de decisão.

    Criar um comitê de projetos é fundamental para o sucesso dos projetos porque:

    • Projetos de uma área afetam outras áreas
    • Recursos que trabalham em projetos são compartilhados com outras atividades do dia-a-dia - concorrência pelos recursos
    • Falta de transparência sobre o andamento dos projetos.

    Os principais objetivos das reuniões de comitê de projetos podem ser agrupados em:

    • Informativo (Transparência)
      • Informar ao comitê as ações realizadas pelo PMO e impacto destas ações para o cliente e para as áreas
      • Informação sobre status geral dos principais projetos
    • Deliberativo
      • Definir quais projetos deverão ou não ser iniciados
      • Decidir pelo cancelamento de Projetos
      • Priorizar projetos
      • Autorizar ou não investimentos

    Algumas das boas práticas para a criação e condução do comitê de projetos:

    • O comitê de projetos deve ser composto por pessoas com poder de decisão e que representem as áreas afetadas pelos projetos.Normalmente, os diretores dessas áreas.
    • As reuniões de comitê de projetos devem ser periódicas atreladas, com a periodicidade dos Status Report dos projetos.
      • Por exemplo: Fazer as reuniões com do PMO com os GPs para gerar o Status Report na sexta-feira e a reunião de comitê na segunda-feira.
      • Dessa forma, as questões dos projetos serão discutidas e identificadas alternativas para solucioná-las na sexta-feira e na segunda-feira serão decididas as melhores alternativas para solucionar as questões dos projetos.
    • O comitê de projetos ser coordenado pelo PMO ou por alguém capaz de coordenar e registrar as decisões e os próximos passos definidos no comitê.
    • Conheça as boas práticas das reuniões que devem ser respeitadas nos comitês.

     

  • Para garantir o sucesso dos projetos, o PMO deve atuar de modo a obter os seguintes requisitos:

    • Equipe de Projetos Eficiente;
    • Gerente de Projetos integrador;
    • Metodologia otimizada de gerenciamento de projetos;
    • Resposta ágil as questões dos projetos.
  • A melhor forma de alcançar os Requisitos essenciais de um PMO de sucesso é evoluindo de forma gradual a capacidade da organização de gerenciar projetos demonstrando o valor das mudanças implantadas em cada fase.

    Abaixo algumas das abordagens que adotamos nas nossas implantações de PMO:

    • Projeto Piloto: escolher de um a três projetos, ou até um programa para usar como piloto para adotar uma metodologia de gerenciamento de projetos é uma forma muito efetiva de demonstrar o valor que um PMO pode agregar na organização;
    • Modelo de Maturidade: fazer um diagnóstico da situação atual para gerar um plano de ação de modo a evoluir a maturidade por fases com entregas muito bem definidas conforme a necessidade da empresa.
      • Fase 1: PMO - versão padronizada;
      • Fase 2: PMO - versão melhoria contínua.

    Podem ser adotadas as duas abordagens de forma complementar.

    Para organizações em estágios iniciais de gerenciamento de projetos, pode-se adotar com algumas variações as seguintes fases e as seguintes entregas para a implantação de um Escritório de Projetos:

  • Segundo o Guia PMBOK® 5a Edição, o Escritório de Projetos ou em inglês, PMO (Project Management Office) é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas  e técnicas.
    O Escritório de projetos é responsável por capacitar o gerente de projetos e obter o melhor resultado do portfólio de projetos.
    Nossa empresa (Escritório de Projetos) oferece essa estrutura para você ou para sua empresa.Saiba mais...

    O termo PMO, também é muito usado, para a pessoa responsável pelo Escritório de Projetos, oriundo do termo inglês, Project Management Officer. Por isso, é comum você ouvir PMO, para o Escritório de Projetos, ou pelo responsável pelo Escritório de Projetos.

    Por esse motivo, me auto denomino comoPMO da Comunidade de Projetos...

  • Se quer ser voluntário como gerente de projetos, quero ajuda-lo de forma gratuita.

    Essa é minha contribuição e meu incentivo para que você faça a diferença na sociedade.

    Tenho certeza que se você ajudar a sociedade, estará me ajudando também.

    Veja quais situações abaixo você se enquadra e como eu posso ajudar.

     

    Currículo p/ ONGs

     

    Seu projeto social

    • Você mesmo encontra uma ONG e/ou tem uma ideia de projeto social.
    • Eu lhe ajudo como PMO voluntário a transformar sua ideia em realidade.
    • Além de contar comigo como PMO, você pode usufruir da Metodologia PMO e de todas nossas soluções. 
    • Tudo concedido de forma gratuita.
    • Saiba mais em Gestão compartilhada do seu projeto

     

    Comunidade

     

    Se você se enquadra em alguma das situações acima, cadastre-se já e vamos fazer a diferença juntos.

    Se tiver alguma outra sugestão ou dúvida, entre em contato comigo.

     

     

    Eduardo Montes, PMP
    Sócio Fundador e PMO da Escritório de Projetos

  • Exemplos de Projetos: Projetos reais com seus artefatos de gerenciamento de projetos para ajudar seus projetos e seu aprendizadoExemplo de Projeto

    Para agilizar o download dos documentos priorizando seu precioso tempo, foi criado o Kit Acelerador de Projetos [Todos Templates de Gerenciamento de Projetos + 1 Exemplo de projeto: Reforma de casa+ 1 Modelo de Projetos: Modelo de Plano de Negócios].

  • Plano de Negocios

    Projeto genérico para montar seu negócio inspirado nas pessoas que tem boas ideias, mas, tem dificuldade de implementá-las.

    Use o modelo para agilizar seu planejamento e analisar a viabilidade da sua ideia.

    Veja a justificativa do projeto:

    Tenho a felicidade de estar rodeado por pessoas incríveis e já escutei várias vezes a seguinte frase:

    - Mais uma ideia que tive sendo implementada com sucesso por outra pessoa.

    Esse projeto tem como objetivo tirar sua ideia da cabeça e transformá-la em realidade.

  • Depois de implantar o PMO do Deutsche Bank e da CRK, fui convidado pelo CIO do DASA para implantar seu PMO como ferramenta estratégica para aumentar a maturidade da TI.

    Ele havia acabado de assumir uma TI com vários problemas e com uma equipe pouco experiente e precisávamos de resultados rápidos. Como alcançá-los?

    Segue a fórmula usada:

    • Pessoas qualificadas e motivadas + Forte Patrocinador + Metodologia Otimizada = SUCESSO DO PROJETO

    Na primeira semana, já comecei as reuniões com os analistas de sistemas, responsáveis pelos projetos, e em menos de 2 semanas já tínhamos todos os 111 projetos catalogados em um portfólio em Excel.

    Para minha sorte, eles tinham o Lotus Notes, ferramenta que eu havia usado há 7 anos atrás e de fácil customização.

    +2 semanas, e eu havia especificado o fluxo e os processos de um Sistema de gestão de projetos e demandas de TI.

    Além disso, é claro, cuidava do portfólio dos 111 projetos fazendo Status Report Semanal para o CIO e demais diretores.

    +1 semana, eu com a ajuda do Ricardo Hirata, também, outro excelente profissional, liberamos a primeira versão do Sistema de Gestão de Projetos e Demandas de TI para homologação.

    +1 semana, homologamos o sistema, treinamos a equipe de TI e implantamos o sistema em produção.

    A equipe de TI estava bastante motivada porque estava vendo os resultados aparecerem rapidamente. Estávamos saindo de uma situação bastante caótica para um nível de governança de TI bastante razoável.

    Existiam vários projetos no Portfólio para automatizar os processos de TI e padronizar os processos de Infra e Sistemas, como a implantação do ITIL, padronizar a infraestrutura nas unidades, projetos de diagnóstico e plano de ação para os servidores Windows e Linux, Monitoração, Reestruturação do Acesso a Internet, Reestruturação da Rede DASA, só para citar alguns.

    Nunca tinha se visto no DASA, tantos projetos em paralelo, evoluindo e com pequenos atrasos em relação ao planejado.

    Para não encompridar tanto a história, relaciono abaixo as principais entregas feitas em relação à implantação do Escritório de Projetos, e do sistema e da metodologia para fazer a gestão de projetos e demandas da TI.

    A pressão era intensa por resultado e o CIO deixava boa parte do time assustados e com receio de ser desligado a qualquer momento. Houveram algumas demissões no período. Entretanto, boa parte do time estava bem motivada e a outra parte mais apavorada do que motivada.

    O CIO sempre ajudou muito, me dando carta branca nas decisões e disponibilizando os recursos necessários.

    Mas, a maior ajuda, veio dos gerentes de projetos formada por ótimos profissionais que viraram excelentes amigos, como: João Ricardo Peçanha Mendes; Ricardo Hirata; Jefferson Domingos; Alberto Souza; Cristian Deangelis Diniz; Simone Alves e o Murilo de Oliveira Rodrigues.

    Foi um período curto com ótimos resultados. e posso afirmar que os principais fatores que levaram ao sucesso do escritório de projetos foram:

    É claro, importante ressaltar que essa equipe motivada trabalhava e produzia muito (eu era um dos que mais trabalhava, diariamente das 8:00 as 22:00, mas, a maioria da equipe trabalhava mais de 10 horas/dia);

    Conheça a metodologia e entenda melhor como foi possível essa implantação em tempo tão curto.
    Conheça um pouco mais sobre Eduardo Montes, PMP, suas publicações e seus casos de sucesso.

    Caso queira ter maiores informações, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    Veja abaixo o cronograma da implantação do Escritório de Projetos, metodologia, portfólio de projetos e todos artefatos necessários.

    Atividade

    Início

    Fim

    Sistema de Gestão de Projetos e Demandas de TI

    15/01/07

    04/04/07

       Especificação

    15/01/07

    01/02/07

       Desenvolvimento

    02/02/07

    06/02/07

          Fluxo Notes de Aprovação

    02/02/07

    06/02/07

          Fluxo de Monitoramento

    02/02/07

    06/02/07

          Desenvolvimento concluído

    06/02/07

    06/02/07

       Validação

    07/02/07

    07/02/07

       Apresentação e Validação Gerentes

    07/02/07

    09/02/07

       Página na Intranet

    09/02/07

    27/02/07

       Homologação

    09/02/07

    15/02/07

       Treinamento TI - Sistemas e Parte da Infra

    16/02/07

    16/02/07

       Homologação na TI

    16/02/07

    05/03/07

       Apresentação Diretores

    26/02/07

    26/02/07

       Validar o portfólio de projetos e os líderes

    27/02/07

    27/02/07

       Atualização de todos os planos de projetos por líder

    27/02/07

    06/03/07

       Atualização dos planos de projeto restantes

    27/02/07

    21/03/07

       Homologação e Treinamento solicitantes e gestores

    05/03/07

    30/03/07

       Ajustes solicitados

    27/03/07

    04/04/07

          Tratamento de projetos e subprojetos e dependências de projetos

    27/03/07

    27/03/07

          Visões Executivas

    27/03/07

    27/03/07

             Atividades em atraso por responsável

    27/03/07

    27/03/07

             Visões por vendor

    27/03/07

    27/03/07

          Ajustes no formulário de solicitação

    28/03/07

    28/03/07

          Criar documento de especificação de demandas

    02/04/07

    02/04/07

          Tratamento de atividades não relacionadas a projetos

    03/04/07

    03/04/07

          Criar artefato para validar e incluir atividades pela equipe do projeto

    04/04/07

    04/04/07

       Conclusão do Projeto

    04/04/07

    04/04/07

     

     

  • O acelerador de projetos é composto de várias soluções que aceleram o planejamento do seu projeto.

    As lições aprendidas acumuladas durante mais de 10 anos trabalhando com Escritório de Projetos transformaram os aprendizados em soluções para agilizar o planejamento dos projetos.

    Seguem abaixo algumas das nossas soluções gratuitas que aceleram seus projetos:

    Agrupei todas as soluções e criei um Kit Acelerador de Projetos para facilitar seu download. Saiba mais...

     

  • Templates de Gerenciamento de Projetos

  • Um dos principais objetivos de todas as organizações é ter sucesso em seus projetos.

    A única forma de conseguir isso de forma consistente é aumentando seu nível de maturidade em gestão de projetos que passa impreterivelmente pela criação de um Escritório de projetos de acordo que a maturidade vai aumentando.

    Por esse motivo, criamos esse Saiba Mais sobre Maturidade em Gestão de Projetos junto com a seção sobre Escritório de Projetos.

    Abaixo apresentaremos por tema relacionado, as melhores referências que identificamos sobre o assunto.

    Caso tenha uma referência melhor sobre o tema, peço que inclua na seção comentários e teremos prazer em compartilhá-la com nossa comunidade de gerentes de projetos.

     

    Pesquisas recorrentes divulgadas sobre maturidade de projetos nas empresas:

    Artigo em Inglês sobre modelos de maturidade do Darci Prado. Leia os artigos...

    Artigos sobre Estudo de Caso de avaliação de maturidade em empresas:

    Artigos sobre comparações entre modelos de maturidade:

    Dissertação sobre avaliação de maturidade em uma empresa:

  • Pré-requisitos

    • Usuário criado. Caso não tenha um usuário, veja como cadastrar-se.
    • Estar logado no site com seu usuário.

     

    Passo a Passo

    • Faça o login no site 
    • Clique no link Edite Perfil do User Menu
    • Selecione a Aba Currículo
    • Informe os campos solicitados
    • Copie e Cole seu currículo no campo Currículo e faça os ajustes necessários.
      • !!! Sugestão
      • Antes de colar diretamente no campo. Abra um novo documento no MS Word, e use o Colar - Mesclar Formatação para retirar toda formatação desnecessária e prejudicial para a busca do seu CV.
      • Copie novamente todo o texto pós mesclar a formatação e cole no campo Currículo
    • Use o campo MiniCV para fazer um breve resumo das suas principais qualificações. Esse é o campo apresentado na pesquisa e também o campo apresentado para os autores de artigos.
    • Seu Mini CV será apresentado na seção de currículos conforme objetivo profissional selecionado
  • A PJ Contabilidade é responsável pela contabilidade da Escritório de Projetos e estamos muito satisfeitos com seus trabalhos. Ela quer ajudá-lo a otimizar os resultados da sua empresa e preparou uma oferta especial para os usuários da Escritório de Projetos. Se sua empresa é de São Paulo, ligue para o o Celso [(11) 3101-4650], contador da PJ Contabilidade, e informe que é usuário da Escritório de Projetos para usufruir dessa oferta:

    • Para quem já tem empresa: Primeira mensalidade grátis;
    • Para abrir a empresa: Abertura da Empresa sem honorários (Pague somente as taxas dos órgãos).
  • Somos um PMO online e/ou presencial que oferece as melhores soluções para aumentar os resultados dos seus projetos.
    Nossas soluções fazem parte do nosso programa de melhoria contínua e são testadas, validadas e aperfeiçoadas em projetos ao longo de mais de 10 anos, 24 horas/dia e 7 dias/semana por mim, pelos nossos clientes e associados, e por mais de 70.000 usuários que visitam nosso site todo mês. Já são mais de 300 projetos entregues no qual usamos suas lições aprendidas para agregar valor as nossas soluções.
    Veja abaixo nossas principais soluções oferecidas agrupadas pelos nossos principais grupos de clientes:

    Se você não encontrou a solução que está procurando, entre em contato, pois, minha missão é ajudá-lo em seus projetos.

  • Como já existem inúmeras publicações sobre o assunto, me preocupei em passar minha experiência pessoal sobre como se preparar para obter a Certificação PMP e também disponibilizar links para você encontrar as informações agilmente, privilegiando informações em português dos sites oficiais das instituições.

    Existem algumas opções de certificação em gerenciamento de projetos menos conhecidas no Brasil que você pode obter mais informações nos links abaixo:

    • Prince2: mais conhecida na Europa, principalmente, no Reino Unido.
    • IPMA: International Project Management Association, instituição Suiça criada em 1965, também mais conhecida na Europa.

    Entre as certificações, a mais conhecida e procurada pelas empresas e gerentes de projetos é a certificação PMP fornecida pelo PMI.

     

    Saiba mais sobre Como se preparar para obter a Certificação PMP

     

    PMI

    Contato do PMI em Português: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Certificações oferecidas pelo PMI

    Descubra qual certificação é certa para você.

     

    Simulados PMP

    Simulados em Português:

    Simulado em Inglês:

  • Notícias sobre gerenciamento de projetos

  • Se você gerencia um ou mais projetos, saiba que você é a inspiração do site e que minha missão é garantir o sucesso dos seus projetos. E para ajudar você a ter sucesso em seu projeto, não medirei esforços.

    Já entreguei mais de 300 projetos somando mais de R$19 bilhões em investimentos e continuo com a mesma paixão a cada entrega feita. Pequena, grande, simples ou complexa, para mim, cada entrega é uma grande conquista.
    Por isso, posso garantir que gerenciar um projeto de forma eficaz faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

    Já construí várias soluções e estou pronto para escutá-lo e criar novas soluções para entregar seu projeto com sucesso.

    Sugiro que inicie pela seleção do Gerente de Projetos e depois conheça abaixo o que o Gerente de Projetos pode fazer no nosso site para ter mais sucesso em seus projetos.

     

    Eduardo Montes, PMP
    Sócio Fundador e PMO da Escritório de Projetos

  • Ter um bom PMO como mentoring aumentará muito sua chance de sucesso em seus projetos.

    Contar com alguém que já passou pelas dificuldades que você está enfrentando permitirá você ultrapassá-las e aprender com as lições aprendidas dos outros.

    O PMO pode ajudar você de modo a:

    • Avaliar a viabilidade do seu projeto;
    • Avaliar se seu projeto preenche os pré-requisitos de um projeto de sucesso;
    • Garantir as entregas dos projetos com qualidade de acordo com o prazo, custo e escopo definidos;
    • Revisar os documentos de gerenciamento de projetos;
    • Aumentar a satisfação do seu cliente e dos resultados do seu projeto;
    • Monitorar o prazo e o custo dos seus projetos em andamento e identificar as causas dos desvios e formas para solucioná-las;
    • Oferecer as melhores práticas de Gerenciamento de Projetos;
    • Orientá-lo fornecendo templates, ferramentas ou técnicas;
    • Discutir os problemas e pontos de atenção dos seus projetos e identificar alternativas para solucioná-los;
    • Validar se o retorno esperado foi alcançado.
  • Acreditamos que pessoas unidas em busca de objetivos comuns podem fazer a diferença.
    Nosso objetivo comum: "Compartilhar e Aperfeiçoar conhecimento, metodologia, boas práticas, lições aprendidas, templates, ferramentas e exemplos de projetos para ter mais sucesso em nossos projetos".

    Por isso, convidamos, você, GP, PMO ou interessado em ter sucesso em seus projetos, a juntar-se a nós com o intuito de formarmos um grupo de pessoas mais fortes e capazes em gerenciar seus projetos com sucesso.
    Vamos nos tornar um exemplo de como "A UNIÃO FAZ A FORÇA".

    Não existe nenhum custo para participar, basta cadastrar-see poderá usufruir de vantagens exclusivas:

    Veja Por que participar da comunidade aumenta suas chances de sucesso.

  • Queremos ajudar as pessoas terem mais sucesso em seus projetos e atendemos diferentes tipos de pessoas envolvidas na gestão dos projetos.

    Identificamos os perfis mais comuns e criamos seções especializadas indicando o que temos de melhor para você.

    Veja qual(is) perfil(s) melhor se encaixa e usufrua do que temos de melhor.

     

    Cadastre-se gratuitamentee usufrua das vantagens exclusivas do GP da comunidade.

  • A Escritório de Projetos agora só fala em projetos e está de cara nova para melhor atendê-lo, aumentando nossas ofertas para nossos clientes, tanto para as empresas, quanto para nossa comunidade de Gerentes de Projetos.

    Nossa proposta de valor para nossos clientes:

    Pessoas Capacitadas + Processos Otimizados + Ferramentas Customizadas = Maior Sucesso em seus Projetos

    Criamos também uma lista para ajudar o Gerente de Projetos ou interessado em gerenciamento de projetos a aprender e evoluir sua maturidade em gerenciamento de projetos.

    Nossa lista, aqui, o Gerente de Projetos aprende, tira suas dúvidas, otimiza seus processos, baixa ferramentas, gerencia seus projetos, usa nossos modelos, usa nossos exemplos, aprende com casos de sucesso, se atualiza, faz parte da comunidade, contribui, evolui e nos ajuda a aumentar essa lista.

    Estamos felizes em completar um ano de site com tanta evolução e tanto retorno da comunidade de GPs, no próximo blog compartilharemos alguns números sobre nosso sucesso.

     

  • Estamos felizes em completar um ano de site com tanta evolução e tanto retorno da comunidade de Gerentes de Projetos.

    Como havia prometido, segue alguns números sobre nosso sucesso e nossos principais produtos disponibilizados gratuitamente.

    Já somos a empresa que oferece gratuitamente o maior número de artefatos de gerenciamento de projetos em português da internet;

    Documentos para download:

    Já são 62.423 downloads de 123 documentos disponibilizados, divididos entre 48 Templates; 10 ferramentas; 3 apresentações e 62 artefatos usados em projetos-exemplo;

    Nosso Guia baseado no Guia PMBOK:
    Nossa metodologia otimizada
    • com seus 19 processos documentados e seus 11 templates disponibilizados agrupados em 5 grupos de processos;

    E mais...

    Para mantermos essas informações atualizadas, controlarmos as versões e agilizar seu acesso aos nossos produtos gratuitos, criamos uma planilha com todos Produtos gratuitos da Escritorio de Projetos que atualizaremos mensalmente.

    Além disso, criamos uma página para mantermos os números atualizados: Números das nossas soluções

    Critique, dê sua sugestão, solicite novos serviços, templates, venha fazer parte da nossa comunidade, ajude-nos divulgando o site e conheça também nossa lista Aqui, o Gerente de Projetos...

    Temos consciência que temos muito a evoluir, mas, sabemos que estamos nos aperfeiçoando constantemente e com sua ajuda e feedback, seremos muito melhores. Para isso adotamos um programa de qualidade que iremos detalhar na próxima publicação. Após a publicação sobre nosso programa de qualidade, iremos divulgar com mais detalhes os destaques de cada um dos produtos e serviços oferecidos pela Escritório de Projetos.

 

Login