Escritório de Projetos

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Gerente de Projetos TI PMO Professor Aluno Empreendedor

  • Business Case.docx

    Business Case: Determina a viabilidade econômica do projeto e dá subsídios para classifica-lo no portfólio de projetos.

    Saiba mais em Business Case...

  • Exemplo de Projeto Loja Virtual

    Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento de projetos de uma loja virtual para servir de exemplo para os seus projetos.
    Esses artefatos foram gerados em um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelos alunos:

    Agradecimento especial aos mesmos pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu plano de projeto:
    O empresário Sr. Silva, proprietário de uma loja de produtos de limpeza no varejo e no atacado em São Paulo, deseja aumentar seu faturamento através da criação de uma loja virtual para atender apenas empresas.
    Ele notou que havia um volume crescente de vendas para empresas da região e que, com frequência, era convidado a participar de processos de cotação de preços para atender pedidos em áreas mais distantes da capital Paulista.
    Após a realização de um estudo de mercado ele decidiu desenvolver um projeto voltado para o modelo business to business, envolvendo a construção de parcerias entre empresas e seus fornecedores, de forma a se comunicarem com mais eficiência e atenderem melhor a seus clientes.
    Para esse modelo de negócio, o Sr. Silva pretende manter o quadro atual de fornecedores e não aumentar a quantidade de funcionários considerando-se que há ociosidade no modelo atual.
    A meta é dobrar o faturamento no primeiro ano de funcionamento do site sem aumentar o portfólio de produtos valendo-se apenas do aumento gerado no valor do ticket médio de compras e aumento no número de clientes
    .

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.
    Para mais informações, entre em contato com os gerentes do projeto:

     

  • Exemplo de Projeto Viagem

    Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento de projetos de uma viagem para servir de exemplo para sua viagem ou para os seus projetos.
    Esses artefatos foram gerados em um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelos alunos:
    Gisele VendraminiVanderlei Correia Marcelino, Eloisa Maria dos Santos, Adriana Avila.

    Agradecimento especial aos mesmos pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu termo de abertura:
    Promover uma viagem de férias a Las Vegas com duração de 15 dias, que deverá ocorrer no mês de Julho de 2013 com roteiro bem definido, pesquisando previamente as condições climáticas da região a ser visitada, usufruindo de acomodações em hotéis com padrão 4 estrelas e traslados já acordados para acomodar todos os participantes. O Roteiro envolverá visitas a Cassinos e outros Pontos turísticos estarão incluídos, tais como: Capela Graceland Wedding Chapel; Legends in Concert; Red Rock Canyon; Bellagio Fountains.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.
    Para mais informações, entre em contato com os gerentes do projeto:
    Gisele Vendramini, Vanderlei Correia Marcelino, Eloisa Maria dos Santos, Adriana Avila.

  • Lições aprendidas em projetos

    Aprenda através das lições aprendidas dos gerentes de projeto da nossa comunidade.

    Abaixo as lições aprendidas por Gerente de Projeto:

    • Eduardo Montes, PMP
      • Suporte da alta administração
      • Definição de Requisitos Minimos / A importância de saber ouvir
      • Como montar do zero um Escritório de Projetos e Metodologia de Gerenciamento em Projetos em menos de 90 dias
      • Caso queira ter maiores informações, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
    • Fabio Luiz Braggio, MBA, PMP
      • Equipes Multiculturais
      • Equipes Remotas
      • Caso queira ter maiores informações, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
    • Rogério Maciel
      • Administrando a Pedalada
      • Caso queira ter maiores informações, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

     

  • Competências de um PMO e plano de aprendizado

    Respondendo a pergunta da Fernanda Rodrigues
    Hoje trabalho como assistente de PMO e gostaria de orientações de quais as competências técnicas e não técnicas que um PMO deve ter e o devo estudar.

    É recomendado ao PMO ter as mesmas competências que um gerente de projetos (já que ele é responsável pela capacitação do GP) e algumas adicionais mais direcionadas a otimização de processos, metodologia e habilidade para capacitar o GP.

    Sugiro que você veja nosso guia sobre Gerenciamento de Projetos e avalie as áreas de conhecimento que você precisa mais desenvolver.

    Depois, avalie nossa metodologia otimizada que você terá uma boa noção de como padronizar os processos de GP e aperfeiçoa-los continuamente.

    Outra sugestão é que você veja as três apresentações disponíveis em nossa seção de downloads

    Adicionalmente, sugiro que você use as referências adicionais incluídas no guia para as áreas de conhecimento. Se precisar de mais referências, entre em contato para eu adicioná-las.

    Espero ter ajudado e caso você precise de mais informações, não hesite em entrar em contato.

    Conheça melhor Eduardo Montes, PMP e veja seus outros artigos e contribuições para nossa Comunidade de GPs.

    Saiba mais

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    Entradas, Ferramentas e técnicas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
    Exemplos de Projetos
    Aqui, o Gerente de Projetos...
    Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
    Fórum de Discussão sobre os templates

     

  • Criar novo projeto

    Importante: Obedecer os padrões

    Pode-se também criar o novo projeto em paralelo com a Inclusão do projeto no portfolio (Responsabilidade do PMO)

    Passo a Passo

    • Criar o diretório igual o nome do projeto debaixo da estrutura do Portfólio de Projetos
    • Copiar a estrutura da pasta templates ou modelos debaixo do diretório criado (Vide Referências).
    • Na pasta 02-Planejamento, renomeie o cronograma com o mesmo nome do projeto que deve ser também o mesmo nome do diretório criado.
    • À medida que os documentos forem atualizados, altere o nome do projeto de cada um dos documentos.
    • Para alterar o nome do projeto:
      • Clique no menu File - Show All properties - Altere o campo Subject incluindo o nome do projeto.
      • Volte para o documento, abra o cabeçalho, marque o campo com o nome do projeto e pressione a tecla F9.
  • Procedimentos do Gerente de Projetos

     Índice com os Procedimentos do Gerente de Projetos

     

     

  • Reunião - Preparação, Realização, Acompanhamento

    Boas práticas para atingir os objetivos da sua reunião e torná-la mais produtiva:

    Prepare-se - Planejamento-Pré: Use o template de pauta definido...

    • Definir pauta (objetivos e tópicos a serem discutidos)
    • Escolher participantes e convocá-los com a pauta
    • Preparar a reunião (Informações necessárias)

    Realização-Durante: Use o template de Ata definido...

    • Esclarecer quem conduz, quem faz a ata, e critérios de tomada de decisão
    • Registrar principais decisões, ações c/ responsável e prazo
    • Determinar data da próxima reunião quando necessário

    Acompanhamento-Pós Use o template de Ata definido...

    • Distribuir ata rapidamente
    • Monitorar as ações e comunicar correções de desvios, progressos,...

  • Como gerar o Status Report

    Gerente de Projeto deve atualizar:

    • Cronograma;
    • Pontos de atenção (principalmente aqueles a serem resolvidos no Status Report);
    • Sumário Executivo.
  • Parâmetros

    Todos os procedimentos foram feitos usando o pacote Office 2013 em Inglês e devem ser adaptados conforme a versão usada.

    Os parâmetros podem variar de acordo com a língua usada:

    • Português (Padrão);
    • Inglês (Vide coluna inglês).

    E de acordo com o nível de maturidade:

    • Padronizada;
    • Otimizada.

    Existem ainda alguns casos nos quais o Inglês é adotado parcialmente.

     

    Pastas usadas

    Inglês

    Local

    Projeto

    =

    Abaixo da estrutura Portfolio de Projetos e deve usar o mesmo nome registrado na planilha do Portfólio de Projetos

    01-Iniciação

    01-Initiating

    Todos os arquivos usados na Iniciação

    02-Planejamento

    02-Planning

    Todos os arquivos usados no planejamento

    04-Controle

    04-Controlling

    Todos arquivos usados no Controle e Monitoramento do Projeto

    05-Encerramento

    05-Closing

    Todos arquivos usados no encerramento do projeto

     

    Referência das Pastas usadas é sempre o nome em português. Para os que usam a língua inglesa, usar a pasta respectiva.

     

    Arquivos para Nível de Maturidade Padronizada

    Cód.

    Arquivos usados

    Inglês

    Pasta

    Comentário

    6.6.3.2

    Cronograma.mpp

    Schedule.mpp

    02-Planejamento

     

    13.3.3.1

    Registro dos riscos e problemas.xlsx

    Registro dos riscos e Issues.xlsx

    02-Planejamento

     

     

    Arquivos para Nível de Maturidade Otimizada

    Cód.

    Arquivos usados

    Inglês

    Pasta

    Comentário

    6.6.3.2

    Cronograma.mpp

    Schedule.mpp

    02-Planejamento

     

    13.3.3.1

    Registro das questões.xlsx

    IssuesLog.xlsx

    04-Controle

     

     

  • RISCOS !? QUE RISCOS ????

    Dies irae, dies illa                                                                                             Dia da ira, dia terrível
    Solvet saeclum in favilla (...)                                                                           Em que o mundo se dissolverá em cinzas (...)

    Sequentia - Requiem                                                                                        Sequentia - Réquiem*

    * Missa dos mortos da liturgia católica.

     

    Alguns projetos podem apresentar riscos de destruição do mundo, mas a experiência que quero compartilhar com vocês é de um projeto que envolvia riscos que poderiam acabar com uma empresa.

    A frase-título do artigo foi retirada de um contexto real. Sim, essa infâmia foi dita pelo Diretor de TI da empresa Vortex Holdings [nome fictício] , quando soube que estavam sendo discutidos os riscos do projeto.

    Os grandes projetos de infraestrutura envolvem investimentos altos, e muitas vezes são aprovados quando a empresa chegou no limite de sua capacidade - "do or die".

    Nesse tipo de cenário, as decisões acabam sendo emergenciais e o tempo para planejamento desaparece.

    Na avaliação dos gestores da Vortex, o projeto não tinha riscos porque havia sido contratado um fornecedor renomado para executar os serviços, relação já com um histórico de sucesso.

    A Vortex era uma empresa com PMO constituído, que orientava os gerentes de projetos a fazer a gestão dos riscos, mas os gestores consideravam que analisar riscos era uma fraqueza, na medida em que os gerentes de projetos estariam na verdade criando empecilhos ao mesmo.

    A Vortex e seus acionistas , correram o risco de perder o negócio durante todo o período de 8 meses de duração do projeto.

    Uma empresa de 20 anos de existência, 34 mil funcionários e faturamento de R$ 10 bilhões ao ano, poderia deixar de existir.

    O projeto basicamente era a expansão da área do datacenter, que já não comportava mais o crescimento dos recursos necessários para suportar o negócio.

    Dentre os vários riscos de alto impacto que o projeto apresentava, um tinha a característica de ser extremo.

    O projeto tinha como premissa que o sistema automatizado de combate a incêndio por gás FM-200 seria desligado durante a sua duração.

    O datacenter ficaria parcialmente desmontado e aberto, ficando duplamente vulnerável a um incêndio que poderia ser iniciado tanto dentro como fora da sala.

    O caminho correto seria paralisar o projeto e criar um "backup site" para "disaster recovery" antes de fazer a expansão do datacenter atual.

    Mas isso seria um projeto de no mínimo um ano, com custo na casa das dezenas de milhões de dólares.

    Como havia uma ordem direta dos gestores da Vortex de realizar o projeto de qualquer forma, buscou-se mitigar esse risco.

    Sugeriu-se que fosse contratada uma empresa especializada em prevenção e combate a incêndios em regime de 24x7.

    Os gestores responderam que seriam colocados alguns extintores comuns no local dos trabalhos e que os porteiros e vigias da empresa ficariam incumbidos de agir no caso de incêndio.

    Como uma pessoa sem treinamento, sem perfil necessário e sem responsabilidade formal para uma situação como essa poderia ter um desempenho eficiente num cenário de catástrofe?

    É incrível como as empresas - de qualquer tamanho - são ameaçadas pela falta de visão dos seus gestores.

    O projeto foi concluído com sucesso, dentro do prazo e abaixo do custo da linha de base.

    O risco de incêndio era baixo, mas de impacto irreversível.

    Tecnicamente não houve mitigação.

    O risco foi aceito pelos gestores da Vortex de forma irresponsável.

    A gestão de riscos - e não apenas em projetos - vem ganhando destaque em empresas que tem a intenção de atingir níveis superiores de maturidade em governança corporativa. Iniciativas como SOX e GRC são sinais inequívocos dessa tendência.

    E como estamos falando de riscos, os acionistas e investidores que compram ações de empresas sem essa maturidade, na verdade correm um duplo risco: o risco do mercado e o risco da má gestão.

     

     

     

    Sobre o Autor

     

  • Crise Hídrica, Gerenciamento de Projetos - Riscos

    Não sou técnico da SABESP, mas, como uma boa prática de gerenciamento de projetos, vou pedir a Opinião dos Especialistas e de nossos leitores para complementar o artigo e debater o assunto.

    Em gerenciamento de projetos, você deve saber resolver as crises, os problemas e os conflitos de interesses entre as pessoas (partes interessadas) e gerenciar os riscos para termos sucesso em nossos projetos.

    Então vamos discutir um pouco a crise hídrica para identificarmos alternativas para resolvê-la e ainda aprendermos a gerenciar melhor nossos projetos abordando as perspectivas de Riscos, Resolução de Problemas e das Partes interessadas.

  • Scrum e Métodos Ágeis

    Categoria criada para explicar os fundamentos, processos pelo nosso novo especialista, Luiz Fernando Duarte Júnior, de métodos ágeis e Scrum.

     

  • Exemplo de projeto Implantação Escritório de Projetos - PMO

    Aqui você encontrará artefatos usados no gerenciamento de projetos de uma implantação de um Escritório de Projetos, mas, conhecido pelo termo inglês, PMO (Project Management Office) para servir de exemplo para os seus projetos.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.

    Caso queira obter maiores informações?, entre em contato com nosso PMO, especialista em implantação de Escritório de Projetos, Eduardo Montes, PMP

  • Exemplo de Projeto de um Robo

    Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento de projetos de construção de um robô para servir de exemplo para os seus projetos.

    Esses artefatos foram gerados no TCC de um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelo aluno:

    • Uákiti Pires.

     

    Agradecimento especial pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu termo de abertura:
    Em meio a atividades cotidianas, trabalhos executados e projetos realizados, muitas áreas de conhecimento denotam a necessidade de uma evolução no modo de implantação e execução das práticas de gestão de projetos de formas mais conscientes e otimizadas. Os limiares das pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos juntos convergem para essa realidade, sendo a primeira já utilizada amplamente no meio acadêmico e que oferece suporte à geração de conhecimento e transposição do estado da arte.
    Contudo certos trabalhos com enfoque em inovação tecnológica na área de engenharia e afins acabam por demandar mais do que uma pesquisa embasada apenas no método científico, haja vista que tais trabalhos abrangem características bem definidas de projetos, como início e fim definidos através de um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
    Sendo assim este projeto tem como propósito dar suporte a construção de um robô interativo de entretenimento para exposição ao público jovem na faixa etária de 15 a 35 anos com interesse em tecnologia e robótica, de forma a otimizar as fases de pesquisa, desenvolvimento e construção, além de reduz as chances de insucesso e aumentar a qualidade do projeto.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.

    Para mais informações, entre em contato com o Uákiti Pires.

  • Exemplo de Projeto Sistema GED

    Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento de projetos de implantação de um sistema GED para servir de exemplo para os seus projetos.
    Esses artefatos foram gerados em um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelos alunos:

    Agradecimento especial aos mesmos pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu termo de abertura:
    Com o objetivo de organizar e manter a integridade dos documentos e/ou informações, este projeto tem por finalidade o uso da tecnologia como ferramenta de apoio na implantação de uma Gestão Eletrônica de Documentos (GED), que possibilita uma melhor eficiência no recebimento, encaminhamento, localização das informações.
    Fatores Críticos de Sucesso

    1. Apoio dos executivos da instituição.
    2. Comunicação e colaboração de todos os membros do projeto.
    3. Conscientização dos usuários finais sobre a importância do sistema.
    4. Servidor e hardware compatíveis para o funcionamento do sistema GED.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.
    Para mais informações, entre em contato com os gerentes do projeto:

  • Exemplo de Projeto Instalações hidráulicas de um hotel

    Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento do projeto de instalações hidráulicas de um hotel para servir de exemplo para os seus projetos.
    Esses artefatos foram gerados em um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelos alunos:
    Guilherme Teodoro Alves, Rafael Koritiake da Carreira e Thiago Teixeira.

    Agradecimento especial aos mesmos pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo descrição do projeto disponível em seu plano de gerenciamento de projeto:
    A Instaladora foi contratada para executar as instalações hidráulicas de um hotel que está sendo construído.
    O Hotel deverá ser entregue até no máximo 10/06/2013 para começar a receber hóspedes da Copa das Confederações.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.
    Para mais informações, entre em contato com os gerentes do projeto:
    Guilherme Teodoro Alves
    Rafael Koritiake da Carreira
    Thiago Teixeira.

     

  • Exemplo de Projeto Plano de Carreira de Gerente de Projetos

    Neste exemplo de projeto você encontrará os artefatos de gerenciamento de projetos de um Plano de Carreira de um Gerente de Projetos para servir de exemplo para sua carreira de GP.
    Os artefatos foram gerados inicialmente pelo Daniel Lustoza e está sendo revisado e adaptado pela Paula Mendes com o coaching do PMO Eduardo Montes, PMP.

    O plano de carreira é feito sob medida para as necessidades da Gerente de Projetos Paula Mendes, que além de GP do projeto de sua própria carreira, é o principal cliente e executora do projeto.
    Nós solicitamos seu feedback para garantir o aperfeiçoamento contínuo dos artefatos e ajudar na capacitação dos alunos e da nossa comunidade de GPs. 

    Agradecemos qualquer crítica e sugestão em relação aos documentos e ao projeto em si.

    Seu feedback é fundamental para aumentar o nível de maturidade da nossa comunidade.

    Cordialmente,
    Paula Mendes
    Eduardo Montes, PMP

    IMPORTANTE: Os artefatos estão em construção e são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu termo de abertura:
    O dinamismo dos mercados baseados no conhecimento demanda uma abordagem mais dinâmica e flexível para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Tendo em vista a forte ascensão do mercado e, a necessidade das organizações de gerente de projetos qualificados, o projeto tem-se como principal motivação, a transição da carreira de Paula Mendes que atualmente atua como Analista de Suporte, para tornar-se uma Gerente de Projetos.
    Como objetivo secundário do projeto, iremos disponibilizar todos os artefatos do Plano de Carreira para servir de exemplo para outras pessoas que desejam fazer a transição para a carreira de Gerente de Projetos.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.
    E faça suas críticas e sugestões abaixo na seção comentários.

  • Exemplo de Projeto Treinamento

    Aqui você encontrará todos os artefatos usados no gerenciamento de projetos de um treinamento para servir de exemplo para seu treinamento ou curso ou ainda para os seus projetos.
    Esses artefatos foram gerados em um curso de MBA em gerenciamento de projetos pelos alunos:
    Renata Silva, Vanessa Franco e Yves Mariano.

    Agradecimento especial aos mesmos pela sua dedicação ao curso, pelo empenho na criação dos artefatos de gerenciamento de projetos e ainda por disponibilizá-los para nossa comunidade de GPs.

    IMPORTANTE: Todos artefatos são revisados de acordo com nosso programa de melhoria contínua. Ajude-nos dando sua sugestão para melhorá-los.
    Abaixo a descrição do projeto disponível em seu termo de abertura:
    O projeto consiste em elaborar e efetuar um treinamento teórico / pratico de 16 horas, a 20 funcionários da empresa XPTO, que atuam nos departamentos financeiro e contábil, sendo estes divididos em 04 turmas de 05 pessoas.

    Conheça mais sobre o projeto baixando os artefatos de gerenciamento de projetos disponíveis na seção download.

     

  • Estrutura organizacional

    Estrutura organizacional é a forma como a empresa se organiza para atingir seus objetivos.

    A estrutura organizacional interfere diretamente na autoridade e no poder do gerente de projeto (GP) em seu projeto e na sua organização.

    Existem 3 tipos de estruturas nas organizações:

    Estrutura Organizacional Funcional

    Onde a empresa é organizada por funções e cada colaborador tem um chefe imediato, seja ele um coordenador, supervisor, gerente, etc. dependendo do nível hierárquico. Na Funcional, o GP terá mais dificuldade em engajar a equipe do projeto porque cada membro da equipe reporta diretamente para um gerente funcional. Por esse motivo, o GP deve buscar o engajamento dos gerentes funcionais no seu projeto, principalmente, aqueles que possuem parte da sua equipe trabalhando no projeto.

    Essa ainda é a estrutura mais adotada pelas organizações e também a mais antiga estabelecida.

    Empresas que fabricam e vendem produtos, principalmente, matérias primas ou produtos com poucas variações, normalmente, possuem menor necessidade de projetos, e portanto, mais provável selecionarem a estrutura funcional.

     

    Estrutura Organizacional Projetizada

    Onde a empresa é organizada por projetos, muito comum em empresas como consultorias e empresas de engenharia que tem como o negócio principal, os projetos (Quanto maior a necessidade de projetos, mais provável a estrutura projetizada). Nesse tipo de organização, cada colaborador está alocado em um ou mais projetos e respondem ao próprio gerente do projeto. Na projetizada, o GP tem autoridade, o que facilita o engajamento da sua equipe.

    Estrutura Organizacional Matricial

    Onde a empresa é organizada tanto por funções quanto por projetos, e onde cada colaborador pode responder tanto para um chefe funcional, quanto para um ou mais gerentes de projetos. Apesar de ser um tipo de estrutura mais recente, várias organizações funcionais tem migrado para esse tipo de estrutura.

    Ela pode ser classificada em:

    • Fraca;
    • Moderada;
    • Ou forte.

    dependendo da força que o gerente de projetos tem na organização.

     

    Estruturas Organizacionais e Poder do Gerente de Projetos

    Boa parte das organizações, optam pela estrutura funcional ou ainda pela estrutura matricial fraca, onde o gerente de projeto tem pouco influência em relação aos colaboradores e quem determina as promoções, desligamentos, e qualquer tipo de benefício ou punição ainda é o gerente funcional.

     

    A tabela abaixo adaptada da tabela 2-1 do Guia PMBOK® Quinta Edição mostra a influência de cada tipo de estrutura das organizações nos projetos:

     

    Estrutura Organizacional

    Funcional

     

    Matricial

    Projetizada

    Característica dos projetos

     

    Fraca

    Balanceada

    Forte

     

    Autoridade do GP

    Pouca ou Nenhuma

    Limitada

    Baixa / Moderada

    Alta

    Alta / Total

    Disponibilidade de recursos

    Pouca ou Nenhuma

    Limitada

    Baixa / Moderada

    Alta

    Alta

    Função do GP

    Tempo Parcial

    Tempo Parcial

    Tempo integral

    Integral

    Integral

    Quem controla o orçamento

    Gerente funcional

    Gerente funcional

    Misto

    GP

    GP

    Equipe administrativa do GP

    Tempo Parcial

    Tempo Parcial

    Tempo Parcial

    Integral

    Integral

    GP: Gerente de Projeto

     

     

     

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