Metodologias para projetos

Metodologia de gerenciamento de projetos

Metodologia de gerenciamento de projetos

Com o intuito de auxiliar a grande maioria dos gerentes de projetos, criamos uma metodologia otimizada para gerenciar os projetos baseada no Guia PMBOK® porém usando somente as saídas que consideramos essenciais (7 templates) e simplificamos os seus processos.
Dos 49 processos do Guia PMBOK® Sexta Edição, reduzimos para 10 passos através de simplificações e agrupamentos. Mais detalhes na tabela com os dez passos.

A metodologia já foi usada em diversas organizações e é aperfeiçoada continuamente de modo a garantir o sucesso dos projetos. Saiba mais em Metodologia 10 passos.

Para as organizações que tem um nível de maturidade de gerenciamento de projetos mais avançado e quer adotar o padrão do Guia PMBOK® com 100% de aderência, e também para aqueles que querem estudá-lo integralmente, documentamos todos os 49 processos propostos pelo Guia PMBOK® com todas as suas entradas, ferramentas e técnicas e saídas.
Saiba mais em Processos do Guia PMBOK®.

Solicite uma visita para customizarmos a metodologia conforme sua necessidade.

Gerenciamento de Projetos passo a passo

Nossa metodologia tem como principal referência o livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida e o Guia PMBOK® do PMI®. Ela está baseada na aplicação e na integração dos grupos de processos de gerenciamento de projetos e é revisada de acordo com no nosso programa de melhoria contínua.

Metodologia de gerenciamento de projetos

O Guia PMBOK® usa 49 processos para gerenciar seus projetos e nos orienta a adaptá-los conforme nossa necessidade. "Este Guia PMBOK® é diferente de uma metodologia. Uma metodologia é um sistema de práticas, técnicas, procedimentos e regras usadas por aqueles que trabalham numa disciplina. Este Guia PMBOK® é uma base sobre a qual as organizações podem criar metodologias, políticas, procedimentos, regras, ferramentas e técnicas e fases do ciclo de vida necessários para a prática do gerenciamento de projetos." (PMI®, 2017 p. 2).

Iniciacao de Projetos

2.1Visão Geral

O principal objetivo do processo de iniciação é aprovar o projeto ou não de modo a auxiliar as partes interessadas a avaliar a viabilidade do projeto proposto.

Planejamento de projetos

3.1Visão Geral

O planejamento do projeto refina os objetivos do projeto e planeja o trabalho necessário para alcançá-los.

Execucao, Monitoramento e Controle

4.1Visão Geral

O gerente de projeto deve coordenar os recursos para realizar o que foi planejado e controlar toda variação ocorrida. As variações são identificadas através da comparação do realizado com as linhas de base de prazo, custo e escopo salvas no planejamento.

Processos de Encerramento do Projeto

5.1Visão Geral

O processo de encerramento envolve fechar as contas do projeto, terminar a aceitação final das entregas do projeto, arquivar a documentação necessária, atribuir a equipe do projeto a novos projetos e definir e comunicar os responsáveis pela manutenção do sistema ou produto criado.

Metodologia de Gerenciamento de Projetos

 O apêndice contém informações sobre a alocação de recursos, como os arquivos dos projetos são armazenados e quais são os documentos que podem complementar a metodologia.

Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Abaixo, segue uma proposta de como um Escritório de Projetos e sua metodologia de gerenciamento de projetos pode atender boa parte das organizações com pequenos ajustes de acordo com as necessidades e características especificas de cada empresa.

Gerenciamento de Projetos passo a passo

O índice contém todos os hyperlinks para você ir direto ao assunto que lhe interessa sobre a metodologia de gerenciamento de projetos.