Search
Close this search box.

Gerente de Projetos

Soluções para Gerente de Projetos

Se você gerencia um ou mais projetos, saiba que você é a inspiração do site e que minha missão é garantir o sucesso dos seus projetos. E para ajudar você a ter sucesso em seu projeto, não medirei esforços.

Experiência como gerente de projetos

Já entreguei mais de 400 projetos e continuo com a mesma paixão a cada entrega feita. Pequena, grande, simples ou complexa, para mim, cada entrega é uma grande conquista.
Por isso, posso garantir que gerenciar um projeto de forma eficaz faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Já construí várias soluções e estou pronto para escutá-lo e criar novas soluções para entregar seu projeto com sucesso.

Para aqueles que estão iniciando, recomendo o artigo Para iniciar em gerenciamento de projetos onde dou várias dicas de como fazer a transição para o cargo de gerente de projetos.

 

Destaques para o gerente de projetos

Conheça alguns dos destaques do site voltados para o gerente de projetos:

Quer ter mais sucesso em seus projetos? Recomendo o curso gestão de projetos na prática onde serei seu professor, seu PMO e seu Agile Coach.

Gerente de Projetos é um dos nossos Grupos de interesse em projetos por ser uma das Profissões interessadas em projetos.

grupo de interesse é feito por você e para você.

Junte-se ao grupo de gerentes de projetos de forma gratuita para:

  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no fórum exclusivo.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

Quer aprender os atalhos para agilizar seus projetos? Veja como ter um PMO como mentor.

Principais desafios do gerente de projetos

Costumo dizer que os principais desafios do gerente de projetos podem ser agrupados em:

Lei de Murphy

“Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará”. [Gerenciamento dos riscos do projeto]

O gerente de projeto deve analisar os riscos do projeto (as ameaças e as oportunidades), priorizá-las através de uma análise qualitativa e determinar como elas devem ser tratadas considerando suas priorizações.

Lei de Parkinson

“O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído”, ou seja, as pessoas tendem a deixar tudo para o último minuto. [Gerenciamento do tempo do projeto]

O gerente de projeto deve garantir o comprometimento das pessoas para cumprirem suas atividades no tempo acordado e determinar meios para garantir esse cumprimento e monitorar para identificar desvios o mais cedo possível.

Lei dos interesses individuais

(Minha autoria) “Porque cada um olha pro seu próprio umbigo”. [Gerenciamento das partes interessadas do projeto]

O gerente de projetos deve avaliar as partes interessadas do projeto e priorizá-las de acordo com sua importância no projeto (poder, interesse, …) e determinar estratégias para quebrar as resistências e aumentar o apoio das partes interessadas conforme sua importância no projeto.

 

Processos para gerenciar projetos

Para enfrentar esses desafios é importante contar com atalhos e melhores práticas já validadas, eu desenvolvi ao longo das várias implementações de escritórios de projetos e centenas de projetos implantados, uma metodologia com os processos e atividades essenciais para você gerenciar seu projeto.

Você pode encontrar todo o detalhamento da metodologia no Indice completo da Metodologia.

Agrupei os processos em 10 passos que apresento abaixo com os artigos contendo todo o detalhe. Não deixe de conferir cada um deles.

1: Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

2:Definir o escopo

3:Analisar os riscos

4:Criar cronograma e orçamento

5:Revisar e aprovar o planejamento

6:Engajar as partes interessadas

7:Orientar e Executar o que foi planejado

8:Monitorar prazo e custo e Gerar Status Report

9:Controlar Mudanças no Escopo

10:Encerrar o projeto ou fase

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?