Passo 6-Engajar as partes interessadas

O passo 6-Engajar as partes interessadas busca a cumplicidade da equipe do projeto e dos demais envolvidos para atender os objetivos do projeto, executar suas atividades e para adaptar-se caso ocorra mudanças.

Checklist dos passos anteriores:

  • Equipe do projeto definida;
  • Diretório de projeto criado;
  • Termo de Abertura criado e aprovado pela equipe do projeto.
  • Fundamentos (Cap.1 a 4) entendidos e dúvidas esclarecidas no fórum.
  • Capítulos 5 e 6 lidos e dúvidas esclarecidas no fórum.
  • Escopo revisado com Declaração do Escopo, EAP e Dicionário da EAP criados.
  • Riscos revisados, priorizados, tratados e documentados no Registro dos pontos de atenção.
  • Cronograma e orçamento criado.
  • Plano de projeto aprovado.

 

Diferente dos passos anteriores onde você envolveu a equipe e existiram encontros para executá-los. Agora, você executará os passos sozinho, envolvendo sua equipe nas ações que determinar conforme as necessidades do projeto.

 

Preparação para você:

  • Garanta que o checklist acima está concluído.
  • Leia o capítulo 7 do Livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos até o passo 6 e inclua suas dúvidas no fórum do grupo do Livro.
  • Como já falei no passo anterior (Passo 5-Revisar e aprovar o planejamento), você deve envolver as partes interessadas na revisão e na aprovação do planejamento. Elas se sentiram respeitadas e privilegiadas, e esse é uma excelente estratégia para reduzir resistência e aumentar o suporte das pessoas. Uma parte significativa dos projetos esquecem de envolver os responsáveis pela execução no planejamento causando resistência no momento da execução. Uma reclamação comum e que provavelmente você já deve ter ouvido ou dito: “Quem estimou essas horas não conhece o meu trabalho, impossível eu executar essa atividade nesse prazo”.

 

Tempo a ser reservado:

Agora já estamos na execução do projeto e o tempo será de acordo com as necessidades do seu projeto.

 

Ferramentas e técnicas usadas:

Use as estratégias para engajar as partes interessadas, principalmente sua equipe e adapte-as conforme o desempenho individual e da equipe e do resultado do seu projeto.

Seguem as principais estratégias para engajar a equipe testadas e validadas por mim em meus projetos e de meus clientes detalhadas (Volte ao capítulo 7 do livro para ver os detalhes):

  • Lidere pelo exemplo e construa sua credibilidade;
  • Ofereça as condições necessárias e ressalte a importância do trabalho de cada um;
  • Quem executa deve ser o mesmo que estima;
  • Motive sua equipe com ações para integrá-los;
  • Mostre que você se importa com eles;
  • Conheça cada indivíduo da sua equipe;
  • A única estratégia viável pode ser a troca do membro da equipe;
  • Adapte, combine e crie suas próprias estratégias.

Clique para saber mais sobre as minhas estratégias e sobre a liderança situacional desenvolvida por Paul Hersey e Ken Blanchard

 

Lembre-se também dos erros comuns que se repetem em muitos projetos e evite as piores práticas (Volte ao capítulo 7 para ver os detalhes):

  • Achar que incluir mais recursos vai “necessariamente” reduzir o prazo;
  • Achar que o medo e a pressão resolvem;
  • Não procurar identificar as causas dos problemas;
  • Não importar com os interesses das partes interessadas.

 

Dicas importantes:

Algumas das estratégias usadas para engajar sua equipe podem ser usadas para as demais partes interessadas do projeto como seus clientes e patrocinadores. Avalie cada uma delas e defina qual será usada.

Importante também ressaltar que as estratégias podem ser mais efetivas com algumas pessoas do que com outras. Contudo, mais importante que adotá-las é monitorar o engajamento da sua equipe e das partes interessadas como um todo, ficar atento a qualquer sinal de resistência e adaptá-las sempre que for necessário.

  

 

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