O quarto passo 4-Criar cronograma e orçamento envolve decompor cada componente da EAP (criada no passo 2-Definir o escopo) em atividades.
Checklist dos passos anteriores:
- Equipe do projeto definida;
- Diretório de projeto criado;
- Termo de Abertura criado e aprovado pela equipe do projeto.
- Fundamentos (Cap.1 a 4) entendidos e dúvidas esclarecidas no fórum.
- Capítulo 5 lido e dúvidas esclarecidas no fórum.
- Escopo revisado com Declaração do Escopo, EAP e Dicionário da EAP criados.
- Riscos revisados, priorizados, tratados e documentados no Registro dos pontos de atenção.
Preparação para você:
- Garanta que o checklist acima está concluído.
Preparação para você e sua equipe:
- Leia o capítulo 6 do Livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos (do início até o final do passo 4) e inclua suas dúvidas no fórum do grupo do Livro.
- Separe da sua pesquisa feita, os Cronogramas dos projetos e os Dicionários da EAP similares da sua pesquisa inicial feita nos Exemplos de Projetos e/ou Modelos de Projetos do site.
- Eles já devem estar na pasta Referencias do seu projeto conforme explicado em e-mail anterior.
- Se achar que não tem bons exemplos, faça pesquisas adicionais.
- O Dicionário da EAP contém informações valiosas para gerar a lista de atividades de cada componente da EAP.
- Peça para a equipe se preparar para o encontro.
- Agende o encontro com a equipe.
Tempo a ser reservado:
Reserve pelo menos duas horas para decompor cada componente da EAP em suas atividades. Esse trabalho poderá dispender mais de uma reunião conforme a complexidade do seu projeto.
Ferramentas e técnicas usadas:
Da mesma forma que sugeri o uso do Planejamento em ondas sucessivas no passo 2-Definir o escopo, você deve usá-lo para os componentes da EAP que não tem detalhamento suficiente do que será feito, ou o nível de incerteza e de probabilidade de mudanças é elevado.
A Decomposição é a divisão de um componente maior em componentes menores, fundamental, para decompor cada componente da EAP em uma lista de atividades.
Para gerar meus cronogramas, uso o Microsoft Project. Entretanto, caso seu projeto não tenha tantas atividades, você pode fazer esse detalhamento através do Microsoft Excel ou ainda de outros softwares de gestão de atividades (Atualmente, estou avaliando o Todoist como ferramenta de gestão de atividades para uso no mobile e no computador).
Entradas: (Quais são os insumos importantes para cada passo?)
- Cronograma da reforma da casa
- Cronograma do Ciclo PDCA do Edu
- Cronograma do Projeto Qualidade de Vida
Dicas importantes:
Se pretende ser um gerente de vários projetos, recomendo que faça um curso de Microsoft Project ou de outro software de gerenciamento de cronogramas. Se você optou pela associação Project Together, contará com minhas orientações de como montar seu cronograma usando o Microsoft Project ou a ferramenta que selecionarmos.