5.1Visão Geral
O processo de encerramento envolve fechar as contas do projeto, terminar a aceitação final das entregas do projeto, arquivar a documentação necessária, atribuir a equipe do projeto a novos projetos e definir e comunicar os responsáveis pela manutenção do sistema ou produto criado.
5.2Pré-requisitos
- Critérios de aceitação pré-definidos;
- Processo de aceitação final pré-definido;
5.3Fatores críticos de sucesso:
- Aceitação do usuário final;
- Objetivos do negócio e benefícios antecipados são alcançados;
- Objetivos do projeto alcançados;
- Materiais do projeto são arquivados.
5.4Passos
10-Encerrar o projeto
Guia:
Quando o projeto é concluído, o gerente de projeto deve finalizar todos relatórios, documentar a experiência do projeto, fornecer informação sobre o produto do projeto e como atendeu seus requisitos do projeto, e então, documentar as lições aprendidas.
Quando a documentação do projeto for concluída, o gerente de projeto submeterá os relatórios finais às pessoas definidas no plano de projeto (seção de comunicação). Os relatórios finais incluirão informações sobre as variações, status report, e revisões do desempenho dos membros da equipe.
Os registros do projeto devem ser arquivados de modo que outros gerentes de projeto possam usá-los para futura referência em seus projetos.
Checklist
Avaliar o projeto;
Determinar se os objetivos do negócio e do projeto foram alcançados;
Documentar os sucessos e/ou fracassos do projeto dentro do template “lições aprendidas”;
Revisar processos e templates usados na metodologia baseados nas “lições aprendidas”;
Lições aprendidas são identificadas e divulgadas para aperfeiçoar processos para futuros projetos.
5.5Saída
5.5.1Aceitação da entrega
Tem como objetivo oficializar o aceite do cliente ou patrocinador do projeto indicando que todos os requisitos do cliente e especificações do produto, serviço ou resultado foram atendidos .
Requer a aprovação do cliente ou patrocinador do projeto.
5.5.2Lições aprendidas
Apresentar as lições aprendidas no projeto com o intuito de:
- Evitar que os erros e problemas encontrados não se repitam em futuros projetos.
- Servir de base para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de Gerenciamento de Projetos.
As lições aprendidas devem conter as seguintes informações:
Principais problemas enfrentados no projeto;
Recomendações para melhoria futura;
Análise das variações do projeto.
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.