Search
Close this search box.

Encerramento

Processos de Encerramento do Projeto

5.1Visão Geral

O processo de encerramento envolve fechar as contas do projeto, terminar a aceitação final das entregas do projeto, arquivar a documentação necessária, atribuir a equipe do projeto a novos projetos e definir e comunicar os responsáveis pela manutenção do sistema ou produto criado.

5.2Pré-requisitos

  • Critérios de aceitação pré-definidos;
  • Processo de aceitação final pré-definido;

5.3Fatores críticos de sucesso:

  • Aceitação do usuário final;
  • Objetivos do negócio e benefícios antecipados são alcançados;
  • Objetivos do projeto alcançados;
  • Materiais do projeto são arquivados.

5.4Passos

10-Encerrar o projeto

Guia:

Quando o projeto é concluído, o gerente de projeto deve finalizar todos relatórios, documentar a experiência do projeto, fornecer informação sobre o produto do projeto e como atendeu seus requisitos do projeto, e então, documentar as lições aprendidas.

Quando a documentação do projeto for concluída, o gerente de projeto submeterá os relatórios finais às pessoas definidas no plano de projeto (seção de comunicação). Os relatórios finais incluirão informações sobre as variações, status report, e revisões do desempenho dos membros da equipe.

Os registros do projeto devem ser arquivados de modo que outros gerentes de projeto possam usá-los para futura referência em seus projetos.

Checklist

Avaliar o projeto;

Determinar se os objetivos do negócio e do projeto foram alcançados;

Documentar os sucessos e/ou fracassos do projeto dentro do template “lições aprendidas”;

Revisar processos e templates usados na metodologia baseados nas “lições aprendidas”;

Lições aprendidas são identificadas e divulgadas para aperfeiçoar processos para futuros projetos.

5.5Saída

5.5.1Aceitação da entrega

Tem como objetivo oficializar o aceite do cliente ou patrocinador do projeto indicando que todos os requisitos do cliente e especificações do produto, serviço ou resultado foram atendidos .

Requer a aprovação do cliente ou patrocinador do projeto.

Template: Termo de Aceite

5.5.2Lições aprendidas

Apresentar as lições aprendidas no projeto com o intuito de:

  • Evitar que os erros e problemas encontrados não se repitam em futuros projetos.
  • Servir de base para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de Gerenciamento de Projetos.

As lições aprendidas devem conter as seguintes informações:

Principais problemas enfrentados no projeto;

Recomendações para melhoria futura;

Análise das variações do projeto.

Template: Lições Aprendidas

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?