Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

5.1Visão Geral

O processo de encerramento envolve fechar as contas do projeto, terminar a aceitação final das entregas do projeto, arquivar a documentação necessária, atribuir a equipe do projeto a novos projetos e definir e comunicar os responsáveis pela manutenção do sistema ou produto criado.

5.2Pré-requisitos

  • Critérios de aceitação pré-definidos;
  • Processo de aceitação final pré-definido;

5.3Fatores críticos de sucesso:

  • Aceitação do usuário final;
  • Objetivos do negócio e benefícios antecipados são alcançados;
  • Objetivos do projeto alcançados;
  • Materiais do projeto são arquivados.

5.4Passos

10-Encerrar o projeto

Guia:

Quando o projeto é concluído, o gerente de projeto deve finalizar todos relatórios, documentar a experiência do projeto, fornecer informação sobre o produto do projeto e como atendeu seus requisitos do projeto, e então, documentar as lições aprendidas.

Quando a documentação do projeto for concluída, o gerente de projeto submeterá os relatórios finais às pessoas definidas no plano de projeto (seção de comunicação). Os relatórios finais incluirão informações sobre as variações, status report, e revisões do desempenho dos membros da equipe.

Os registros do projeto devem ser arquivados de modo que outros gerentes de projeto possam usá-los para futura referência em seus projetos.

Checklist

Avaliar o projeto;

Determinar se os objetivos do negócio e do projeto foram alcançados;

Documentar os sucessos e/ou fracassos do projeto dentro do template "lições aprendidas";

Revisar processos e templates usados na metodologia baseados nas "lições aprendidas";

Lições aprendidas são identificadas e divulgadas para aperfeiçoar processos para futuros projetos.

5.5Saída

5.5.1Aceitação da entrega

Tem como objetivo oficializar o aceite do cliente ou patrocinador do projeto indicando que todos os requisitos do cliente e especificações do produto, serviço ou resultado foram atendidos .

Requer a aprovação do cliente ou patrocinador do projeto.

Template: Termo de Aceite

5.5.2Lições aprendidas

Apresentar as lições aprendidas no projeto com o intuito de:

  • Evitar que os erros e problemas encontrados não se repitam em futuros projetos.
  • Servir de base para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de Gerenciamento de Projetos.

As lições aprendidas devem conter as seguintes informações:

Principais problemas enfrentados no projeto;

Recomendações para melhoria futura;

Análise das variações do projeto.

Template: Lições Aprendidas

 

 

 

Sobre o Autor

 

eduardo

Eduardo Montes, PMP

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fundador e PMO da https://escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários

Mais de 300 projetos entregues somando R$19 bilhões em investimentos

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos

PMP certificado desde 2005 quando iniciou sua atuação como PMO e implantou e gerenciou vários Escritórios de Projetos

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar

Missão de vida: Capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Saiba mais...

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

 

Para mais informações, visite meu perfil e me envie uma mensagem  ou entre em contato comigo via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.),  Linkedin ou Facebook.

 

 

 

 

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Login