Os soft skills do gerente de projeto

Os soft skills são as chamadas habilidades “leves” que dizem respeito a capacidade de trato e relacionamento com as pessoas. Surgem em contraste aos hard skills que estão relacionados ao conhecimento. Neste artigo quero abordar alguns dos soft skills que percebi serem importantes nos meus anos atuando como gerente de projetos de software em multinacional de grande porte.

Qualquer carreira inicia se estudando muito e adquirindo conhecimento técnico. Geralmente por meio de um curso superior. Aí quando se entra no mercado e começa o trabalho no dia a dia começamos a aplicar esse conhecimento. Então, a medida que o tempo vai passando percebemos que o conhecimento técnico não é a única coisa necessária para vencer na carreira.

Cargos de liderança nas organizações, como é o caso do gerente de projetos, além do conhecimento requer soft skills. Os soft skills são as chamadas habilidades “leves” que dizem respeito a capacidade de trato e relacionamento com as pessoas. Surgem em contraste aos hard skills que estão relacionados ao conhecimento. Neste artigo quero abordar alguns dos soft skills que percebi serem importantes nos meus anos atuando como gerente de projetos de software em multinacional de grande porte.

– Liderança

Gerente de projetos é um cargo. Mas liderança é diferente de cargo. Liderança nesse contexto é conseguir unir a equipe para que trabalhem com vontade de entregar o projeto. É algo que você conquista com base no relacionamento que mantém com a equipe. O gerente de projetos precisa trabalhar constantemente para desenvolver sua habilidade de liderança e influência junto ao time sem a necessidade de usar o poder da sua autoridade.

– Gestão de conflitos

O ambiente de projeto é um ambiente de pressão por resultados. É preciso entregar o projeto com qualidade, atendendo os requisitos do cliente e dentro do prazo acordado. Fácil de falar, mas difícil de fazer. Essa pressão pode muitas vezes causar stress e gerar conflitos entre as pessoas. Colegas de equipe podem se desentender e o gerente de projetos precisa ser hábil em intervir para mediar a situação e colocar o time de volta nos eixos.

– Comunicação

Como pessoa responsável por conduzir o projeto, a habilidade de comunicação é fundamental para o gerente de projetos. Ele precisa se alinhar e criar uma boa relação não apenas com a sua equipe, mas também com outros stakeholders como os patrocinadores do projeto por exemplo.

– Negociação

Este é um soft skill exigido desde as fases mais iniciais do projeto até o seu final muitas vezes. Talvez tenha caído um pouco de moda a famosa tríade da gestão de projetos abordada nas primeiras versões do PMBOK, mas ela ainda é válida. Na essência, o projeto é escopo, data e qualidade. Se mexer num, mexe nos outros. Nas fases iniciais a ênfase do gerente de projetos está em negociar com o patrocinador escopo e data. A medida que o projeto se aproxima do final a tendência é mudar o foco para negociação de data e qualidade. E em alguns momentos essa negociação pode se tornar bastante difícil e requer grande habilidade do GP.

Gerir um projeto é uma atividade estimulante e ao mesmo tempo muito desafiadora de se fazer. Muitos são os problemas que acontecem ao longo do caminho e estar preparado para esses desafios exige mais do que conhecimento e aplicação das técnicas, exige domínio de soft skills. E estes você vai ganhar com a experiência e trabalho intencional para desenvolvê-los ao longo do tempo e oportunidades que se apresentarem.

 

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