Aprender A Aprender: Baseado na vivência da avaliação continuada e no incitamento da curiosidade amadurecidos durante os anos de ensino fundamental e ensino médio.
A avaliação continuada trata-se de um método utilizado onde o professor busca avaliar seus alunos além do desempenho em avaliações em final de semestre. O método, segundo a graduanda Daniella Miranda (MIRANDA, N/D), existe outras formas de avaliar o aluno como, por exemplo, manter fichamentos, fazer jogos e apresentações, projetos que unam o conhecimento teórico com o prático e vivenciado. Isso mantem o aluno em constante alerta a respeito da necessidade de buscar um conhecimento prévio, que, com o hábito, torna-se rotina de estudos.
Aprender a Aprender: ESCOPO
- Produto Final:
- Voluntários capacitados a estudar e organizar o tempo e projetos de maneira autônoma
- Problema:
- Pessoas não sabem ou não praticam a aprendizagem voluntário, tornam-se adaptadas a modelos de memorização de informações que não compreendem agravado pela fragilidade do ensino nas instituições públicas da cidade de Natal/RN.
- Posicionamento Estratégico:
- O projeto busca entrar no contexto de ensino das escolas da rede pública, uma vez que estes estudantes são os menos assistidos por equipes que possam orientar para uma melhor estrutura de estudos e compreensão do conhecimento.
- Subproduto
- Avaliando os objetivos, entendemos que um subproduto de aprender como explorar o conhecimento será a adaptabilidade em criar rotinas e metas a serem atingidas.
- Estimativa de Retorno:
- Embora o tempo de aplicação seja curto, esperamos ter um retorno já na segunda semana de interação com o cliente, uma vez que ele já poderá demostrar sinais da usabilidade ou não das ferramentas e conceitos compartilhados.
- Autoaprendizagem em desenvolvimento
- Habilidade de desenvolver rotinas focadas em metas e objetivos.