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O que é Management 3.0?

Management 3.0

Muitas organizações estão vivenciando um momento de transformação, apelidada pelo mercado de Transformação Digital. Porém acredito que a transformação vai muito além do que podemos classificar como digital no sentido restrito da palavra, trata-se de uma mudança de cultura, do modo de fazer e de se relacionar. Neste contexto, o papel da liderança é imprescindível para o sucesso. Neste cenário Management 3.0 surge como um movimento que busca inspirar líderes e liderados a repensarem o sistema de trabalho, tornando-o mais produtivo e mais feliz.

“A gestão não consiste em selecionar as melhores ideias; e sim criar um sistema que permita emergir as melhores ideias.” – J. Appelo

Management 3.0 surgiu a partir da publicação do livro do holandês Jurgen Appelo, escritor, palestrante, desenvolvedor, empreendedor, ilustrador, gerente e blogger. Foi recentemente CIO na ISM eCompany, uma das maiores organizações de soluções e-Business dos Países Baixos. O autor do best seller Management 3.0 (Gestão 3.0), diz que “devemos reinventar a gestão para que possamos endereçar os desafios que o mundo dos negócios nos oferece nos tempos atuais”. O autor que é uma referência no mundo ágil, descreve em seu livro o papel de um líder em organizações ágeis.

Há muita referência a respeito de métodos ágeis com foco no desenvolvimento e gestão de projetos, mas pouco sobre liderança e, neste contexto, e Management 3.0 veio para cobrir uma lacuna.
 

Jurgen propõe ferramentas e práticas organizadas em 6 perspectivas:

1.  Energizar as pessoas;
2.  Empoderar a equipe;
3.  Alinhar restrições;
4.  Desenvolver competências;
5.  Crescer estrutura;
6.  Melhorar tudo.

O foco do líder deixa de ser o de controlar a equipe e passa a ser o de apoiar e garantir que não existam bloqueios para que tudo flua garantindo um ambiente de confiança em que todos possam ser criativos e trabalhar efetivamente juntos.

Managament 3.0 não é apenas um livro, mas um movimento de transformação do estilo de gestão. Neste movimento, as pessoas são a parte mais importante do sistema, e o papel do líder é mantê-las motivadas e engajadas. Em ambientes complexos e que mudam constantemente, uma gestão que abraça a mudança e encoraja outros para que façam o mesmo é fator crítico de sucesso.

“Se as melhores memórias de sua vida são todas sobre suas férias, talvez não devesse voltar ao trabalho amanhã.” – J. Appelo

Ser feliz com que o está fazendo e produzindo, sentir-se reconhecido e valorizado é um dos objetivos deste novo modo de ver a gestão. E faz parte do papel do líder apoiar as pessoas para que encontrem o caminho.

E você? Acredita que estas ideias se aplicam somente às empresas dos sonhos?

Eu afirmo que não!!! Aguardo seus comentários abaixo.

Conheça mais clicando aqui

 

Referências bibliográficas

APPELO, Jurgen. Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders (Addison-Wesley Signature Series (Cohn)) (English Edition) 1st Edition; 2010.

 

Sobre a Autora

 

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