O sucesso em projetos WEB não difere em nada do sucesso em outros tipos de projeto.
Eu costumo concentrar os meus esforços rumo ao sucesso a partir de 3 abordagens: Objetiva, Subjetiva e Contingencial.
Aqueles que avaliam o sucesso de forma objetiva ficarão felizes se o site estiver cumprindo a missão crítica para a qual foi concebido. Se for um site focado em vendas e estiver convertendo isso os deixará satisfeitos; se for um site para prospecção de novos clientes e estiver capturando muitos endereços de e-mail isso estará bom para eles. Enfim, se estiver fazendo o que foi objetivamente proposto a fazer está bom.
Mas alguns outros julgarão sucesso de forma subjetiva e dar-se-ão por satisfeitos quando forem elogiados, promovidos, saírem em jornais e revistas ou forem recompensados ou reconhecidos pelos trabalhos feitos no seu projeto WEB. Você não vai encontrar esses requisitos em uma declaração de escopo ou contrato formal, precisará captar no ar esses desejos e entregá-los e, por mais paradoxal que isso possa lhe parecer, uma percepção de sucesso subjetiva não tem nada a ver com as entregas, com a qualidade ou com os resultados.
Um terceiro grupo ainda avaliará o sucesso desse projetos pelos critérios contingenciais, ou seja, te elogiarão pelo sucesso se você conseguir superar os obstáculos e crises não previstos.
Focando agora no que se aplica a WEB eu gostaria de destacar 2 fatores que considero serem os mais relevantes: Tráfego e Credibilidade.
Tráfego
De nada adianta ter um site lindo e magnífico com muito material de valor se ninguém o encontrar.
Dito isto tornam-se essenciais as atividades que objetivam um melhor rankeamento nos mecanismos de busca (SEO), a compra de palarvas-chave (Adwords), link building e viralização de conteúdo
Credibilidade
Conquistar a confiança é essencial para fechar negócios, espalhar ideias ou o que quer que seja o seu objetivo na WEB.
É pensando nisso que fazemos projetos de branding, utilizamos comunicação em multicanais e muita comunicação persuasiva.
Queremos que o seu target (cliente-alvo) em um primeiro momento o reconheça como algo além de um conjunto de bits soltos na internet e em um segundo momento o respeite como a empresa idônea que é.
Em resumo o tráfego vai aumentar a boca do seu funil e a credibilidade vai aumentar a sua taxa de conversão.
Outros FCS poderão aumentar os resultados mas não os considero tão essenciais quanto estes dois. Você precisa de tráfego e credibilidade para ter algum resultado. Se não tiver algum resultado não terá o que aumentar com outros fatores.
Se você é interessado em projetos WEB deixe o seu comentário, crítica, sugestão ou entre em contato comigo. Eu gostaria muito de ouvir o que você tem a dizer.
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