Empreender é uma atividade de extrema importância para a nossa sociedade e para a economia atual. As maiores empresas do mundo surgiram de ideias que colocadas em práticas se tornaram sustentáveis, e o mais importante, lucrativas.
Segundo Wildauer (2011) empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa possui de formular uma ideia sobre um determinado produto ou serviço em um mercado, seja essa ideia nova ou não.
Ajzental e Cecconello (2007) afirmam que em uma economia livre, a oportunidade para antigos e novos empreendedores está sempre aberta e é sempre bem-vinda. A competição induz desenvolvimento, novos conhecimentos, novas aplicações e benefícios à economia como um todo.
Para Dolabela (1999, p. 87) a “oportunidade é uma ideia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação”. Portanto não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso saber diferenciá-la de uma oportunidade.
No Brasil, segundo o SEBRAE/SP (2017) as micro e pequenas empresas assumem papel importante para as economias locais e regionais, contudo esses empreendimentos costumam encontrar dificuldades para sobreviver no mercado e alcançar um bom desempenho econômico.
Em estudo realizado em 2013, o SEBRAE/SP (2017) apontou que 24,4% delas fecham as portas com menos de dois anos de existência. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos.
Uma das principais causas da baixa expectativa de vida das Micro e Pequenas Empresas no Brasil é a falta de planejamento e falha gerencial na condução do negócio.
Diante desse cenário antes de colocar uma ideia em prática é recomendado planejamento prévio, afinal o empreendedor não pode só contar com a intuição e com a sorte, pois assim ele corre grande risco de insucesso. É necessário pesquisa e planejamento, e para auxiliar nessa preparação de uma nova empresa/empreendimento podemos contar o a ferramenta do plano de negócios onde é realizado um estudo detalhado, visando minimizar os riscos e verificar a viabilidade do negócio do futuro empreendedor.
O que é o Empreendedorismo?
As primeiras manifestações empreendedoras foram visualizadas desde as primitivas invenções e negociações. Dolabela (2006, p. 25), enfatiza que o “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo, existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza.”
Para Dornelas (2008) empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implantação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.
Já para Chiavenato (2006, p.4) :
os empreendedores fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Não são simplesmente provedores de mercadorias ou serviço, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em mudança, transformação e crescimento. Continuamente, milhares de empreendedores inauguram novos negócios por conta própria e agregam a liderança dinâmica que conduz ao desenvolvimento econômico e ao progresso das nações. É essa força vital que faz pulsar o coração da economia.
O Empreendedorismo pode ser vinculado ao que Schumpeter (1985) descreve como a maior contribuição do empreendedor para a formação da riqueza de um país, num processo que por ele é chamado de “destruição criativa”.
A partir deste conceito afirma que toda e qualquer evolução na sociedade capitalista, independentemente, tem seu cerne nas modificações que o empreendedor impõe ao lançar novos produtos e serviços.
A partir daí, o termo empreendedor adquiriu um novo significado, tendo assim a sua figura claramente ligada à inovação, criação e desenvolvimento de novos modelos de negócios. Ainda segundo o autor, os empreendedores são capazes de substituir um produto já consolidado, geralmente mais caro e não tão eficiente, por um outro de custo menor e de eficiência senão maior, superior, identificando assim novas oportunidades de negócio, gerando mais riquezas, não rompendo totalmente com a estrutura mercadológica anterior.
Quem é o Empreendedor?
O conceito “Empreendedorismo” foi popularizado pelo economistaJoseph Schumpeter (1985), como a base de sua teoria da Destruição Criativa. Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa.
Em uma definição básica, o empreendedor é aquele que cria e inicia algo novo, que sai na frente dos outros, que enxerga oportunidades onde ninguém vê; é determinado e não tem medo de correr riscos, conforme aponta Dolabela (2006).
O empreendedor, de acordo com Chiavenato (2006, p. 5),
é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal, transforma ideias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.
Silva (2013) menciona algumas características necessárias ao perfil de um empreendedor: Autoconfiança; Capacidade de trabalho; Independência; Capacidade de correr riscos controlados; Ser inovador; Capacidade de focalizar nos resultados; Ser lutador; Ser proativo; Capacidade de liderança; Humildade; Responsabilidade.
Complementando, Dolabela (2006) esclarece que estas características não nascem com o ser humano, a maioria se aprende e muitas são despertadas pela vontade de realizar o próprio sonho.
Partindo desse princípio, tendo o empreendedor o faro para o negócio alinhado com capacidade e desejo de empreender, é ideal envolver-se ativamente em todas as etapas desde o princípio.
Referências Bibliográficas
AJZENTAL Alberto; CECCONELLO, A. R.A Construção do Plano de Negócio. São Paulo. Saraiva, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2006.
DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor, Cultura Editores Associados, São Paulo 1999.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luíza. São Paulo: Cultura, 2006.
DORNELAS, José Carlos Assis.Empreendedorismo. Elsevier Brasil, 2008.
EMPREENDEDORISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019.
Entenda o motivo do sucesso e do fracasso das empresas.SEBRAE/SP, 2017.
SCHUMPETER, J.A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
SILVA, Eduardo Sá.Empreendedorismo e plano de negócios. Vida Econômica Editorial, 2013.
WILDAUER, Egon Walter. PLANO DE NEGÓCIOS: Elementos constitutivos e processo de elaboração. 2ª edição, 2011 – Editora IBPEX – Curitiba – Pr.