Dúvida para o tema do TCC

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Anônimo
    Convidado

Bom dia pessoal.
    Estou finalizando o MBA em GP esse ano e estou começando a desenvolver meu TCC.

Trabalho em uma provedora de telecomunicações e sou responsável pela instalação de circuitos (de internet) para os clientes .
    O processo já é pronto, não posso escolher outros fornecedores de serviço, apenas coordeno a instalação com:
    – as empresas de internet da região que entregam o circuito no cliente ,
    – a empresa que entrega o roteador (quando o roteador não é do próprio cliente)
    – o técnico que vai ao local realizar a instalação e testes
    – o técnico remoto que configura o equipamento
    – o próprio cliente

Sou novo na área (vim de outro time) , é meu primeiro mês nessa função.
    O ideal seria que eu conseguisse fazer esse TCC para algo prático (melhorar algo nessa nova área).

Verifiquei com o time e o maior problema que temos hoje é a falta de documentação de procedimento padrão e registro do que deu errado nas outras instalações , para evitar que ocorra o mesmo problema novamente.

Cada instalação de circuito é um projeto , e cada um é diferente (dependendo do tipo de circuito escolhido, local de instalação, etc , então na verdade eu deveria documentar o procedimento/o processo , colocando todas as alternativas.

Gostaria de uma ajuda para identificar qual seria a melhor abordagem para o TCC:
    – Gerenciamento de lições aprendidas (faria um levamentamento dos projetos que deram errado , porque , e criaria um formulario padrao no sharepoint para ser preenchido no final de cada projeto) , isso ajudaria a documentar apenas os projetos, mas não documentaria o processo/procedimento em si.

– outra opção seria documentar o processo/procedimento e colocando essa parte de lições aprendidas também. saberiam me dizer como eu conseguiria colocar isso dentro do contexto de utilização de alguma area do PMBOK (exemplo – gerenciamento de stakeholders ou mesmo de comunicação) já que estamos falando de um processo/procedimento , e não de um projeto ?

Desde já, muito obrigado

João,
    Boa tarde.
    Sempre é muito difícil dar sugestões em relação a tema de TCC, pois, sempre digo para meus alunos que você deve buscar um tema que tenha paixão por ele, aquilo que você realmente gosta, e que você terá grande motivação.

Ambas opções são temas válidos para um TCC. É claro que dependerá da forma que explicar para o seu orientador, do seu orientador e das regras da sua escola.
    Afinal de contas, Lições aprendidas é o que temos de mais precioso em nossos projetos. Ela é o instrumento para fazermos melhor a cada projeto.
    Errar faz parte do processo de aprendizado, de buscar formas mais inteligentes de gerenciar nosso projeto. Entretanto, não aprender com nossos erros e repeti-los em outros projetos não é nada inteligente.
    Respondendo a sua questão sobre como relacionar com o Guia PMBOK, a sexta edição valoriza ainda mais as Lições aprendidas e o conhecimento adquirido no projeto criando um novo processo chamado 4.4 Gerenciar o Conhecimento do Projeto com uma saída chamada Registro das lições aprendidas que fica dentro da área de conhecimento Gerenciamento da integração.
    Recomendo o livro do meu amigo Armando Terribili – Lessons Learned em gerenciamento de projetos
    Me diga se respondi a sua questão ou se precisa de mais informações.
    Boa sorte no seu TCC e volte sempre que precisar esclarecer algum ponto.

Saiba mais em
    https://escritoriodeprojetos.com.br/livros-de-gerenciamento-de-projetos
    https://escritoriodeprojetos.com.br/licoes-aprendidas

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?