Vantagens e desvantagens em seguir uma metodologia em gerenciamento de projetos

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #879
    Anônimo
    Convidado

    Quais as principais vantagens e desvantagens em usar uma metodologia para se gerir projetos?

    #892

    A metodologia de gerenciamento de projetos deve conter as melhores práticas de gerenciamento de projetos adequadas à realidade da sua empresa e seus Ativos de processos organizacionais.

    Somente adotar uma metodologia de gerenciamento de projetos pode ter resultados indesejados, como:

    • Aumento na burocracia;
    • Reclamação por parte dos envolvidos;
    • Resistência na sua adoção,
    • entre outros.

    A adoção de uma metodologia de gerenciamento de projetos quando feita da forma adequada pode gerar vários benefícios como:

    • Aumento da taxa de sucesso dos projetos;
      • Aumentar a satisfação dos clientes;
      • Aumentar os resultados do portfólio de projetos;
    • Aumento da produtividade dos GP:
      • Os GPs não perdem mais tempo para identificar as melhores práticas, na criação de ferramentas e templates
    • Redução de problemas de comunicação e de conflitos:
      • Através da metodologia, definem-se as informações necessárias para gerenciar o projeto de forma efetiva, como elas serão geradas, distribuídas, armazenadas, responsáveis, e assim, deixam as partes interessadas alinhadas. Veja a Matriz das Comunicacoes 5W2H.xlsx baseada na Metodologia PMO.
      • Orientar os GP, fornecendo ferramentas ou apresentando técnicas para a resolução de problemas;
    • Redução dos desvios entre planejado x realizado
      • Garantir as entregas dos projetos com qualidade de acordo com o prazo, custo e escopo definidos;
      • Controlar os projetos em andamento, suportando os GP em suas atividades e antecipando os desvios entre o planejado e o realizado;
    • Melhor uso dos recursos
      • Zelar pelo melhor uso dos recursos através de processos mais eficientes para seleção dos projetos e gestão do pool de recursos da empresa;
      • Validar se o retorno esperado foi alcançado e divulgar os resultados para a empresa;
      • Maior precisão nas estimativas via uso das melhores práticas para estimar e registrar o realizado criando uma base histórica para servir de base para futuras estimativas.
    • entre outros.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?