Gerenciamento do cliente x contrato de serviços

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Anônimo
    Convidado

Me cadastrei nesse site hoje, e estou escrevendo aqui pela primeira vez, não sei se esta é a seção correta para a pergunta que quero fazer.

Sou webdesigner e todo serviço/projeto que entrego passa por aprovação de um contrato de serviços.
    Como brasileiro tem “medo”/receio de contratos, pois nossa cultura prefere a informalidade de acertar tudo verbalmente, faço micro/mini-contratos que, ao final da aprovação, se tornam contratos, os mesmos mini-contratos, apenas mais detalhados.

Esses contratos não tem obrigatoriedade de assinatura, mas solicito aprovação por escrito (e-mail ou WhatsApp) antes de começar o trabalho.

Coloco regras simples, como serviço dividido em etapas; cada etapa com prazos (aprovação e entrega) previsto de entrega.
    P.ex. no caso do prazo de aprovação não ser cumprido pelo cliente, há algum tipo de compensação – o pagamento da etapa seguinte é antecipado; é cobrado % sobre o serviço entregue (normalmente 50% do que está sendo entregue no momento).

Faço isso pois tenho contas a pagar mensalmente e o cliente não percebe que ficar aprovando (sem aprovar de fato) indefinidamente algo, tem um custo.

Noto que alguns clientes aceitam esses termos, e outros ficam indignados com o fato.

Queria uma opinião sobre o que seria mais correto fazer: alertar o cliente de que ele está prestes a quebrar regras do contrato (e abrir espaço para ele burlar as regras, persistindo no erro) ou apenas seguir as regras, na certeza de que os assuntos já foram conversados?

Grato por qualquer opinião.

Parabéns, formalizar as negociações através de um contrato é uma prática muito boa para evitar problemas de comunicação depois de iniciado o
    serviço.
    Alguns pontos importantes em relação a sua questão.
    Antes da assinatura do contrato: