Segundo o Guia PMBOK®, os fatores ambientais da empresa se referem as condições fora do controle da equipe do projeto que influenciam, restringem ou direcionam o projeto.
Eles são fatores internos ou externos que podem influenciar o sucesso do projeto e restringir as opções de gerenciamento, tais como:
- Cultura e Estrutura organizacional;
- Padrões governamentais ou do setor;
- Infraestrutura;
- Condições do mercado;
- Produtos, serviços e resultados disponíveis no mercado;
- Fornecedores e sua reputação ou desempenho anterior;
- Termos e condições usuais para produtos, serviços e resultados ou para o setor específico.
Os fatores ambientais são entradas para praticamente todos os processos do Guia PMBOK®.
Alguns exemplos de fatores ambientais que podem influenciar seu projeto de forma positiva:
- Estrutura organizacional Projetizada: o gerente de projeto terá mais poder e consequentemente terá mais chance de influenciar o sucesso do projeto. Além disso, a Estrutura organizacional projetizada deve ter maior maturidade em gerenciamento de projetos;
- Cultura organizacional colaborativa: quanto maior o incentivo para colaborar dentro da organização, maior chance de você conseguir a colaboração da equipe do projeto;
Alguns exemplos de fatores ambientais que podem influenciar seu projeto de forma negativa:
- Estrutura organizacional Funcional: o gerente de projeto terá pouco poder e dependerá muito dos gerentes funcionais para obter qualquer resultado ou informação no projeto. Além disso, a Estrutura organizacional funcional provavelmente terá uma menor maturidade em gerenciamento de projetos;
- Cultura organizacional da culpa (onde são estimulados os conflitos e a desconfiança entre as pessoas): o gerente de projeto terá muita dificuldade em conseguir ajuda dentro da organização.