Guia PMBOK®

.

Guia PMBOK

O Guia PMBOK® sétima edição evoluiu de um padrão baseado em processos para um padrão baseado em princípios. Foram também incluídos os domínios de desempenho e modelos métodos e artefatos. 

Domínios de Desempenho

Segundo o Guia PMBOK® (PMI, 2021, p. 7), um domínio de desempenho do projeto é um grupo de atividades relacionadas, que são críticas para entrega eficaz dos resultados do projeto. Eles são áreas de foco interativas, inter-relacionadas e interdependentes que trabalham em uníssono para alcançar os resultados do projeto.

Princípios de gerenciamento de projetos

Os 12 princípios de gerenciamento de projetos orientam a equipe para gerar os resultados esperados por cada domínio de desempenho.

Modelos, Métodos e Artefatos

O Guia PMBOK® apresenta vários modelos, métodos e artefatos que podem ser usados nas atividades dos domínios de desempenho de modo a gerar resultados específicos.

Uso das melhores práticas

Normalmente existem várias alternativas para alcançar um determinado resultado. A melhor prática é entre as alternativas disponíveis, a forma mais eficaz de alcançá-lo.

A melhor prática pode ser um processo, procedimento ou técnica geralmente reconhecida como superior as demais disponíveis, por gerar um melhor resultado com um menor esforço.

Guia PMBOK®

O maior exemplo de melhor prática na área de gerenciamento de projetos é o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), do Inglês, Project Management Body of Knowledge.

Importante, ressaltar a importância do Guia PMBOK e sua contribuição na maturidade de gerenciamento de projetos. 

Além disso, o Guia PMBOK® já está na sua sétima edição e é revisado de forma contínua com uma nova edição de quatro em quatro anos aproximadamente, aperfeiçoando essas melhores práticas de gerenciamento de projetos.

Abaixo todas as edições com seu ano de lançamento:

  • 1ª. Edição em 1996
  • 2ª. Edição em 2000
  • 3ª. Edição em 2004
  • 4ª. Edição em 2008
  • 5ª. Edição em 2013
  • 6ª. Edição em 2017
  • 7ª. Edição em 2021

O Guia PMBOK tem 12 princípios e 8 domínios de desempenho para gerenciar seus projetos e nos orienta a adaptá-los conforme nossa necessidade. “Este Guia PMBOK® é diferente de uma metodologia. (…) Ele é uma base sobre a qual as organizações podem criar metodologias, políticas, procedimentos, regras, ferramentas e técnicas e fases do ciclo de vida necessários para a prática do gerenciamento de projetos.” (PMI®, 2017, p. 2).

Portanto, criei nossa metodologia baseada nas melhores práticas do Guia PMBOK® que otimiza os processos e detalha como usá-los que apresentarei para vocês na série de livros.

Saiba mais em Metodologia 10 passos.

Saiba mais e adquira sua cópia no site do PMI

 

Referências Bibliográficas

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021. 

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.

MONTES, Eduardo. Modelos, métodos e artefatos de projetos, 1ª Ed., Editora Senac São Paulo, 2022.

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?