Motivar e Liderar a equipe!

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Anônimo
    Convidado

Pessoal,

Como alguns já sabem estou iniciando minha carreira na área de projetos e tenho lido em muitas publicações inclusive no livro do Eduardo que motivar e liderar uma equipe é uma das importantes qualidade que devemos desenvolver, isso me preocupa, pois tenho visto muitos gerentes de projetos cobradores de cronograma, exigindo trabalho, sem muita instrução, obviamente não desejo ser assim, mais entendo que no momento da pressão e necessidade de entrega fica difícil manter a calma e fazer a coisa correta, principalmente quando não se tem muita autonomia. Por exemplo não podemos prometer para a equipe melhor salario se precisamos da aprovação de um diretor. O vocês tem feito para conseguir realmente motivar, engajar com liderança uma equipe?

Tati,
    Excelente questão, saber motivar e liderar a equipe é a habilidade mais importante de todo gestor, seja ele gerente de projeto, gerente funcional, diretor, ….

No capítulo 6 do meu Livro “Introdução ao Gerenciamento de Projetos”, falo de forma mais detalhada o que escrevo abaixo de forma resumida. Sugiro a leitura do capítulo para aqueles que queiram se aprofundar.

Vivemos em um mundo onde as pessoas tendem a achar que você está sempre pronto para prejudicá-las, e não será fácil conquistar a confiança de ninguém da sua equipe.
    Essa situação pode ser facilmente agravada no caso do gerente de projetos, que é responsável pela “cobrança” do cumprimento das atividades dos envolvidos no projeto.
    E se você obter a fama de “cobrador” na sua empresa, dificilmente, você conseguirá o engajamento das pessoas, e perder essa fama é uma missão quase impossível.
    Entretanto, a boa notícia é que existem algumas estratégias que quando usadas de forma consistente lhe trarão a “fama” do líder que faz a diferença para a empresa e para sua equipe.

Então vamos aos ingredientes necessários para o líder que faz a diferença e as estratégias descritas em detalhes no livro:

Atributo Estratégias
    Credibilidade Lidere pelo exemplo e construa sua credibilidade
    Formador de equipes vencedoras Ofereça as condições necessárias e ressalte a importância do trabalho de cada um
    Amigo Mostre que você se importa com eles
    Conheça cada indivíduo da sua equipe
    Motivador Motive sua equipe com ações para integrá-los
    Respeito pela opinião das pessoas Quem executa deve ser o mesmo que estima
    Justo A única estratégia viável pode ser a troca do membro da equipe

(*) Todas as estratégias influenciam em mais de um atributo, o agrupamento acima é para reforçar os atributos necessários.

E lembre-se que algumas estratégias podem ser mais efetivas com algumas pessoas do que com outras e é fundalmentar adaptar, combinar e criar suas próprias estratégias de acordo com sua realidade.

E finalmente, mais importante que adotá-las é monitorar o engajamento da sua equipe e das partes interessadas como um todo, e ficar atento a qualquer sinal de resistência e revisando suas estratégias sempre que for necessário.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?